A Heurística, pode ser uma muleta astuta do Conhecimento

Tema – Ciência

Define-se de forma generalista a questão da heurística, uma vez que, há indubitavelmente um verdadeiro ínterim de especulação e teorizações a respeito dela (heurística). Mas ater-nos-emos a um aspecto especulador até certo ponto simplista e objetivo, sem delongas e “perfumarias” desnecessárias para o ensejo. Mas retornando para não sermos anacrônicos, conceituar-se-á claramente a heurística. Portanto heurística é a intuição humana, constitui-se na roupagem pertinaz a uma forma de conhecimento de cunho direto, na qual a solução de um problema dado, seja ela conceitual e propriamente prático, é encontrada imediatamente, na velocidade da luz, na forma inconsciente e desprovida de dados em suficiência.

A heurística é um lampejo de intuição pura, situada além da fronteira do pensamento abstrato lógico.

Entretanto o cérebro humano recorre ao poder da intuição heurística, quando o conhecimento empírico e lógico/abstrato não podem fornecer a solução para uma problemática colocada. O aparecimento de uma solução de caráter heurístico para toda e qualquer equação desafiadora e insolúvel, poderá aparecer sob um aspecto de suposição, pressentimento, adivinhação, levando inclusive a hipóteses científicas especulativas; fomentando a previsões no campo da ciência, invenções, novas obras e arte e literárias. A heurística é um campo amplo e extremamente abrangente, está fora da jurisdição da lógica e do pensamento estruturado, aflora de forma instantânea e não se mune de dados muito detalhados e claros a respeito de um problema a ser solucionado. A heurística é um movimento natural do ser humano, não se pode alocá-la no campo do fantástico do miraculoso.

Elenca-se como traços característicos da intuição de cunho heurístico, o caráter imediato, como uma solução intuitiva, apresenta-se instantaneamente, pulando os processos intermediários de raciocínio. Já no caráter repentino, a solução dá-se na consciência repentinamente, como um tipo de iluminação. Neste aspecto podemos classificar a telepatia, precognição, forças ocultas, etc. Entretanto nada mais é do que um braço do pensamento humano, um produto fecundo e que vale-se de dados arquivados no subconsciente. No caráter não-consciente, é quando o pensamento cerebral, trabalha paralelamente, numa dualidade instigante entre o consciente/subconsciente, e evidentemente não temos a mínima consciência deste aspecto, apenas vê-se o problema resolvido a incógnita desvelada.

A intuição heurística contribui significativamente para alargarmos o nosso campo do saber. Agregando ao conhecimento formal e lógico aspectos que e qualidades que estavam além do seu escopo, transmutando o heurístico em lógico/abstrato e empírico por exemplo. Há a manifestação da intuição, quando à lógica falha em encontrar soluções para um problema. Então a intuição penetra no âmago da questão de forma sorrateira e fugidia, captando à realidade. E então o conhecimento intuitivo adquirido é agregado ao conhecimento já existente.

Transladando para o campo prático a heurística pode se manifestar e é acessível a qualquer indivíduo, para tanto é imperioso seguir um mantra categórico/funcional, conforme descreve-se os passos:

há de se desejar ardentemente solucionar o problema posto;

necessita-se acumular ricos, teóricos e práticos conhecimentos a cerca de assuntos variados e não necessariamente conectados entre si;

labutar, analisar e pensar longamente e intensivamente a cerca do problema a ser solvido;

passar para um outro tipo totalmente diferente de atividade, como lazer;

preparar a mente para ser flexível e ter abertura para novos pensamentos.

Para termos uma grande capacidade intuitiva/heurística, em que seja possível solucionar diversos problemas e situações impostas pelo cotidiano, é preciso trabalhar, pensar, descansar e ser flexível à mudanças abnegando-se de dogmatismos.

Fonte: Intuição Heurística – Jacob Bazarian

Daniel Marin RS
Enviado por Daniel Marin RS em 10/07/2022
Código do texto: T7556856
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.