NOVA ERA E NOVA ORDEM MUNDIAL – última parte

NOVA ERA E NOVA ORDEM MUNDIAL – última parte

Apesar do tema ser relevante, me parece que ante o relativismo das coisas, todo esforço que se faz na produção intelectual não tem a mesma preocupação com o conhecimento, a busca pelo saber. Desde 1992, nos debruçamos em acompanhar o que até então era um novo fenômeno, que apesar da perspectiva ameaçadora, não havia chegado à crença de que poderia em tão breve tempo tornar-se uma realidade – a proposta da Nova Era, e que tão depressa ganhou corpo, se tronando numa proposta para uma Nova Ordem Mundial. Pior que isso, é não acreditar que as coisas estejam acontecendo aos nossos olhos, e apenas chama a atenção de alguns estudiosos sobre o assunto. Enquanto desenhamos um novo trabalho, me encanta ver realizado no ano de 1992 quando preparávamos o livro “Aquário – A Nova Era”, quando então, prevalecemos de um trabalho fantástico realizado por Howard A. Snyder. Howard se preocupou em avaliar o resultado de uma pesquisa que reuniu mais de cinquenta líderes denominacionais evangélicos, educadores, missionários, escritores e outros. Desta avaliação, tomou das dez principais tendências que irão afetar o futuro dos cristãos (isto em 1992). Impressiona o acerto das previsões a que chegaram, vale a nossa atenção por tamanho acerto: 1) Das igrejas regionais à igreja mundial; 2) Do crescimento difuso ao amplo avivamento; 3) Da China comunista à Cina cristã; 4) Da tradição institucional à Teologia do Reino; 5) Do clero/laicato à comunidade de ministros; 6) Da liderança masculina à associação masculina/ feminina ; 7) Da secularização ao relativismo religioso; 8) Da família nuclear à diversidade familiar; 9) Da separação entre igreja e estado ao ativismo político; 10) Do planeta seguro ao planeta ameaçado. Portanto, passados trinta anos, as coisas estão aí bem presentes. Deixo que a avaliação seja de cada um sobre essas previsões. Porém, podemos adiantar sobre a previsão mais desafiadora, a questão da “China” cristã. Quando estivemos fazendo um trabalho de campo na Coréia do Sul, particularmente em Seul. Nossa banca de doutorandos pode conhecer o propósito de muitos concludentes em partir para a China, tanto para auxiliar os seminários, como também em abrir novas frentes de trabalho missionário, líderes de varias denominações. É claro que essas coisas até então não podem ser comunicadas com tanta facilidade, todavia, conforta os corações cristãos em saber que a igreja perseguida continua viva. Uma nova Ordem Mundial, só pode acontecer dentro da vontade do dono de toda terra, o Deus Criador. A nenhum humano foi dado esse poder, a própria Palavra de Deus afirma que foi a Jesus todo poder no céu e na terra. Enquanto isso, nós que acompanhamos pra onde caminha a humanidade, podemos estar mais perto em fazer crer que nada tem fugido ao comando de Deus, mesmo que venham maus dias sobre a terra – isso também está escrito. Certamente que, os que andam ligados aos últimos acontecimentos, bem saberão avaliar onde estamos nessa caminhada, em nossa peregrinação até que todas as coisas se cumpram dentro da vontade daquele que nos criou. Por estas perspectivas, é que, afirmamos que este é o momento próprio para semear a Palavra, Padres, Pastores, Rabinos pregando um só Evangelho de Jesus Cristo. Quem sabe se estas não sejam enquadradas dentro da ideia da “Grande Comissão” – o que nada mais é do que uma unidade na pregação da mesma palavra, muito embora haja as diferenças teológicas, o que aliá, é muito salutar. Gostamos de afirmar que, a máquina que puxa os vagões é uma só – Cristo, os vagões que estão engatados podem ser diversos, porém caminhando pela estrada, sacudindo as ideias e diferenças, é assim que se constroem as teologias. Nos dias atuais, o comunismo que até então parecia ter sido sufocado por suas próprias ideias, tem se mostrado vivo, voltando aa preocupar as Nações. As drogas que pareciam sair de moda, acabaram se intensificando, atingindo todas as idades, e mesmo causando tanta desgraça, destruindo vidas e famílias. A violência generalizada em contraste ao clamor pela paz, ao que podemos afirmar não se tratar de “nova ordem”, mas sim, de uma nova desordem mundial certamente que espelhada na esquerda que vem atacando as liberdades. Terminamos aqui, nossas considerações, não preocupado com uma nova ordem mundial, mas com os próximos anos de governo em nosso país, pois que, acreditamos ser a nossa chegada ao “primeiro mundo”, e por quê não, o país mais importante da terra muito em breve. Saúde e Paz!

30-07-2022