É MUITO BOM VIVER ACORDADO!

Certa vez, após a iluminação de Sidarta Gautama, um homem o viu caminhando na sua direção e percebeu algo diferente. Então, o homem perguntou-lhe: "O senhor é um deus?". Sidarta respondeu: "Não". O homem continuou: "Um mágico? Um feiticeiro? Um bruxo?". Sidarta disse: "Não". O homem perguntou: "Algum tipo de ser celestial? Um anjo?". Sidarta disse: "Não". O homem perguntou novamente: "O que o senhor é então?". Sidarta respondeu: "Estou desperto".

Desperto significa acordado. A palavra "buda" significa isto: iluminado, desperto, acordado. A maioria das pessoas vive e morre dormindo. O príncipe Sidarta também vivia dormindo, mas acordou e tornou-se o Buda. É muito bom viver acordado!

O monge zen Steve Hagen, no livro "Budismo Claro e Simples: como estar sempre atento, neste exato momento, todos os dias", afirma: "Buda não é alguém a quem você reza, ou de quem tenta conseguir algo. Tampouco um buda é alguém a quem você se curva. Um buda simplesmente é uma pessoa que está acordada. Nada mais". No mesmo livro, esse monge afirma: "Quando foi solicitado a sintetizar sua doutrina numa única palavra, ele disse: 'Consciência'". Já vi isso em outros livros também. O Buda, no fim de sua vida, disse: "Seja uma luz para si mesmo. Não se entregue a refúgios externos. Apegue-se à Verdade. Não procure abrigo em ninguém além de si mesmo".

Marco Aurélio, o imperador-filósofo, em seu livro, Meditações, diz que o homem deve buscar refúgio apenas em si mesmo, pois é na própria alma que o homem encontra "a maior tranquilidade e mais calma".

Sou amigo dos sábios. Cito alguns neste momento: Lao-Tsé, Chuang Tzu, Buda, Sócrates, Epicuro, Jesus Cristo, Epicteto, Marco Aurélio (o imperador-filósofo), Sêneca, Mikhail Naimy, John Stuart Mill, Osho, Krishnamurti, Thich Nhat Hanh, Joel S. Goldsmith: péssimas influências (rs). Se eu não for hipócrita (ser hipócrita é burrice), eu sou plenamente feliz e profundamente grato a meu Criador, Guia e Protetor.

Domingos Ivan Barbosa
Enviado por Domingos Ivan Barbosa em 03/08/2022
Código do texto: T7574020
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.