A OBRA E O SEU LEGADO
 
Há homens que produziram obra farta sem nenhuma relevância. Outros produziram obras que provocaram revoluções no modo de ver e viver dos homens. Foi o caso de Galileu Galilei que demostrou que a terra girava em torno do sol, o universo era infinito. Einstein escreveu uma série de ensaios no âmbito da física, provocou um profundo impacto na cultura de um modo geral. Alguns autores, se assim podemos chamá-los, não escreveram uma linha. Os exemplos mais notórios foram Sócrates e Jesus. O primeiro era um sábio pedagogo que queria educar o cidadão ensinando-os como chegar à verdade essencial. Só o conhecemos pelos escritos do devotado discípulo Platão, que tomado de amor e ispiração pelo mestre, legou a humanidade os textos mais belos, as páginas mais bem escritas e densas de todos os tempos. Jesus Cristo, alegórico por excelência, o moralista, asceta na mais pura tradição judaíca, não escreveu nenhuma linha, foi graças as seus apóstolos, sobretudo, o gênio de Paulo, que transformou suas parabólas em pilares e assim a ética cristã perpetua por séculos, edificando toda uma civilização. A obra legada por um homem não é necessariamente escrita, mas há escritos que provocaram verdadeiros revoluções na civilização é o caso da Origen das espécies de Charles Darwin, ou o livro O Capital de Marx e Engels. Uma demostrou através da Teoria da Evolução das Espécies que o homem como todos os seres tem origem natural e não divina e sofre adaptaçõe para se adequar ao meio é a tal da Seleção Natural. Os escritos de Karl Marx, influenciados pela dialética hegueliana, provocaram inúmeras revoluções na humanidade desde a publicação de O Capital e o Manifesto Comunista, Max no fundo, um cristão, prometeu aos marxistas o paraíso terreno: o comunismo(....)
Labareda
Enviado por Labareda em 09/12/2007
Reeditado em 14/06/2014
Código do texto: T770606
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.