CONFISSÕES" DE PROUST -  UMA  MANEIRA LÚDICA  DE NOS CONHERCMOS MELHOR E NOS EXPOR , INVENTADA POR  MARCEL PROUST E SUGERIDA POR  MARIA OLIMPIA ALVES DE MELO


QUAL SUA IDÉIA DE FELICIDADE COMPLETA?
 
Família, amor, amigos saúde, trabalho e dinheiro para pagar as contas. Tudo isso em harmonia. Não é fácil, mas é a minha idéia da felicidade completa. Porém já tive lindos momentos de felicidade sem alguns desses  "itens". Um momento que me traz uma felicidade superior é poder ajudar a quem precisa. 

QUAL A FIGURA HISTÓRICA QUE MAIS SE IDENTIFICA? 
Já fantasiei ser Lilith, Eva, Joana D Arc e Maria Madalena, mas admiro muito os que idealizaram uma sociedade pacífica e amorosa como Gandhi, Irmã Dulce e Madre Tereza.

QUAL A PESSOA QUE MAIS ADMIRA? 
Tantas. Todas as pessoas a quem amo eu admiro de alguma forma. Admiro muito  a minha mãe,  não só por sua inteligência, mas principalmente por ter se mantido forte, enérgica, calorosa e alegre após muitas perdas.Admirei e tenho como exemplo meu pai . Admiro  todos os meus irmãos (inclusive os nascidos em outras famílias) e minha filhota que é maravilhosa.

QUAIS SUAS CARACTERÍSTICAS MAIS MARCANTES? 
Sensibilidade, impetuosidade, sinceridade e afetuosidade. 

QUAL SUA CARACTERÍSTICA MAIS DEPLORÁVEL? 
A ansiedade que não aprendi ainda a administrar, a  impaciência e a falta de disciplina. 

QUAL A CARACTERÍSTICA QUE MAIS DEPLORA NOS OUTROS? 
A falta de respeito aos sentimentos alheio e a maldade. A maldade humana assusta-me.
 
QUAL A SUA MAIOR EXTRAVAGÂNCIA?
 Estou vivendo uma fase na qual tento  equilibrar minhas atitudes e dosar minhas extravagâncias. Mas ainda as tenho, claro.

QUAL A SUA VIAGEM PREDILETA? 
Fiz algumas ótimas ( inclusive as  pequenas) e sonho com outras viagens maravilhosas. Mas destaco uns dias em Paris com minha família, tendo minha mãe como guia e intérprete. 

O QUE LAMENTA NÃO TER FEITO? 
Não lastimo nada  que não fiz. Fiz o que podia fazer no momento. 
 
QUAL O MAIOR AMOR DE SUA VIDA?
 Eu amo muita gente, mas poderia dizer que o maior amor da minha vida há 22 anos é Sylvia Maria, minha cria única, que me enche de orgulho e encantamento. 

ONDE E QUANDO FOI MAIS FELIZ? 
Fui feliz muitas vezes, principalmente quando amei e fui amada. Sou muito feliz também dirgindo à beira-mar escutando música e cantando .
 
QUAL SUA MAIOR REALIZAÇÃO? 
Ter educado Sylvinha com amor, diálogos, respeito à sua personalidade e limites, mas  sem rigidez. Ter  continuado a compartilhar sua formação, mesmo após a separação, com o pai dela, que é um pai tão bom como o que tive. Isso ter dado certo é com certeza a maior realização de minha vida.


SE PUDESSE VOLTAR À VIDA COMO OUTRA PESSOA QUE SERIA?
 Eu mesma, menos tímida.  Aí acho que seria uma cantora,rs.

QUAL A SUA OCUPAÇÃO PREFERIDA? 
Ler, escrever, ir ao cinema, conversar, rir muito com amigos, postar e ler em sites ou blogs. 

QUAL A QUALIDADE QUE MAIS ADMIRA EM UM HOMEM? E EM UMA MULHER? 
Sou fascinada pela inteligência, porém quando acompanhada de sinceridade e boas intenções. Integridade, generosidade e afetuosidade me desmancham. 

O QUE MAIS VALORIZA NOS AMIGOS?
 Lealdade. Aprendi que cada amigo pode nos oferecer algo que precisamos. Um nos dá o ombro para chorar, outro nos dá alegria, outro aconselhamento, alguns reúnem tudo isso, porém o mais importante é que os meus amigos de verdade são leais a mim e eu a eles.  Gosto de dizer que amigos não se perdem, mesmo quando se afastam, se reconhecem quando voltam a se encontrar.

QUAIS SÃO OS SEUS ESCRITORES FAVORITOS?
 Machado de Assis, Gustave Flaubert, Eça de Queiroz, Balzac, Gabriel Garcia Márquez, Raquel de Queiroz, Pedro Nava, Rui Castro e agora Saramago, entre muitos outros, que posso ter esquecido agora. 

QUAL O SEU HERÓI NA VIDA ATUAL ?
Continua sendo Jesus Cristo que semeou e pregou o amor entre os semelhantes. 

COMO GOSTARIA DE MORRER? 
Não tenho a menor idéia. Não penso nisso. 

QUAL O SEU LEMA?
 “Encha o coração de boas intenções e vá”   ou “Nós precisamos começar a amar para não adoecer." S. Freud

* FOI MUITO GOSTOSO BRINCAR. VALEU, MERÔ!

FOTO: MINHA FILHOTA E EU.
Evelyne Furtado
Enviado por Evelyne Furtado em 25/10/2008
Reeditado em 06/11/2008
Código do texto: T1246915
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.