ENTREVISTA COM SUSANA CUSTÓDIO


1- Onde nasceu?
     Eu nasci em Lisboa
 
2- O que mais marcou tua infância?
    A infeliz história que me foi contada sobre o modo como nasci
 
3- Como foi viver em África?
     Viver em Moçambique foi uma espécie de encantamento.
     Todas as paisagens, as planicies vermelhas, os cheiros característicos de África habitam ainda hoje em      mim.
       Tenho uma saudade enorme da leoa que ajudei a criar.
        A verdade, é que pela minha vontade estaria ainda hoje lá. 
4- E em Londres teve uma vivência rica?
     Em Londres eu fiz parte dos meus estudos.
    O facto de ter colegas de variadíssimos países, e estar numa cidade muito mais evoluída que a minha cidade natal foi muito enriquecedor, pois aprendi coisas muito importantes.
      Tenho a certeza absoluta que foi uma contribuição fundamental na minha vida futura.
5- Perdeste tua mãe,e teu pai também não maisvive,
    fale-nos deles.
     Eu era uma jovem quando perdi a minha mãe, desde a hora em que recebi essa noticia a minha vida transformou-se e eu nunca mais fui a mesma, embora a nossa relação mãe-filha não tenha sido das melhores, havia entre nós uma barreira, havia que termos uma conversa, cujo falecimento precoce  dela não me deu a oportunidade de a ter feito.
É um assunto que ainda hoje me dói.
A relação com o meu pai foi perfeitissima, adorei-o, ainda hoje é a principal figura que existe em mim.
O meu pai era um homem muito especial, um ser humano encantador e cheio de amor para dar.
Já o perdi hà 11 anos...tenho uma saudade que será eterna.
6- Com quem tinhas mais intimidade, pai ou mãe?
     Com o meu pai eu tinha uma intimidade infinita, éramos como se costuma dizer "unha com carne".
   7- Tens irmãos?Como é a relação com eles?
         Tenho três, duas irmãs e um irmão.
          Com a minha irmã mais velha tenho uma boa relação, contudo existe um afastamento intimo entre mim e ela tal  como aconteceu entre mim e  a minha mãe.
Com a outra irmã, lamento mas não temos nada em comum e ela como mais velha nunca fez nada para me cativar, eu tentei e não deu resultado.
A minha relação com o meu irmão é fantástica, adoramo-nos, cumplicidade infinita.
8- E o primeiro amor quando chegou?
O primeiro amor, foi aquele amor que todos os miúdos têm quando estão na adolescência.
Guardo uma memória simpática desse amor-criança.
9- Casamentos, quantos? e filhos?
Tive simplesmente um casamento.
Este casamento começou muito mal, já que quatro dias depois faleceu a minha mãe e não tive o apoio que merecia ter tido, assim durou somente 8 anos.
Tive um filho maravilhoso razão pela qual vivo.
10- Quando deste os primeiros passos na escrita?
        Pela altura dos meus 14 anos comecei a escrever pois o meu coração tinha muitas mágoas, não tendo com quem falar voltei-me para a escrita e tenho a certeza que foi o melhor que me pode acontecer.
11- Tens predileção pela poesia, ou fazes também
      incursões em outras áreas?
      É óbvio que a minha preferência foi sempre a poesia, no entanto também gosto muito de escrever contos
12- Quais autores que mais te influenciam?
       Começando a escrever tão nova como eu, torna-se difícil dizer qual o autor que me influenciou naquela altura.
Mais tarde ao ler Florbela Espanca vi-me dentro de muitos poemas dela e aí sim, senti-me influenciada por tão maravilhosa poetisa.
13- Tens um núcleo específico de público-leitor
       ou ele é disperso?
        Os meus leitores são pessoas como eu, todos gostam também de escrever.
14- Para produzires é necessário ambiente especial,
      e um certo "clima" ?
       Quando estou triste escrevo com muita facilidade, pois coloco essa tristeza no papel.
De inverno nos dias cinzentos é a altura em que eu, papel e caneta temos uma cumplicidade incrível.
Estar à beira-mar, ver a agitação das ondas, ouvir o seu marulhar enche-me a alma e a escrita flue, eu e o mar somos muito iguais, estados de calmaria e estados de revolta.
15- Tens contribuído para sites literários,achas que eles
      formam elos entre leitor e autor?
Estou em três sites vai fazer ainda dois anos. Tenho tido muitos convites para entrar em muitos outros, recuso sistematicamente pois o meu tempo disponível é curto, também tenho um Blog ao qual não dou a devida assistência devido à falta de tempo.
16- Quais os sites que contribuís atualmente?
Recanto das Letras
Sergrasan
Poetas Del Mundo
Varanda das Estrelicias
17- Participaste de algumas antologias,nomina a mais atual.
Já participei em 6 Antologias.
A mais actual é a Antologia do Amor
18- Tendo já experiência na escrita,quando vais alçar voo
     para publicares um livro?
Publicar um livro meu é um sonho que está adiado.
19- O primeiro livro seria necessariamente de poesia?
Sim, é óbvio que sim...a poesia vive em mim.
20 - Em termos literários, quais tuas propostas para o
        ano que decorre?
Este ano é de expectativa.
Estou à espera que seja editado o livro O Rebelde,  obra póstuma do meu maior amigo.
Assim que esse objectivo esteja concretizado ficarei em paz comigo mesma e pronta para começar o meu vôo a solo.

Obrigada Susana, pela entrevista, pelo carinho e confiança que depositas em nós teus amigos, esta foi mais uma oportunidade para te conhecermos melhor,e para com certeza te aplaudirmos de pé.Bjs.Malu
 
RENASCIDA DASCINZAS's Photo on IMEEM