A TRAJETÓRIA DE EDMILSON THOMAZ

Cantor e compositor, Edmilson Thomaz é conhecido por sua versatilidade nas noites mageenses. Ele se apresenta em casas de shows, bares, churrascarias, e onde chega é sucesso. Também não se nega, sempre que sua agenda permite, a dar uma "canja" nas escolas da rede estadual em todo o município, quando é chamado pelos animadores culturais, que não lhe dão sossego.

Edmilson é experiente, cantou no exterior, tem cd gravado, e nada extirpa de sua conduta a humildade que o caracteriza. E com essa figura que passamos a conversar. Uma entrevista rápida, sem rodeios, para conhecermos um pouco mais dessa grande personalidade mageense, que é também do mundo, mas a cidade faz questão de chamá-lo assim. Não os políticos desta cidade, pois deles nada se espera, mas o povo, que para ele, é o que mais importa.

VERÍSSIMO - Edmilson: Você tem uma trajetória musical comum a poucos. Uma voz invejada e um estilo próprio de "passear" por todas as modalidades musicais solicitadas por quem o ouve. Você faz isso com prazer, sem qualquer preconceito, ou trata-se apenas de atender ao público?

EDMILSON - É! comecei imitando outros artístas, até encontrar meu estilo. É sempre um prazer atender ao público. Este estilo (hoje toco violão) veio do fato de ter aprendido a tocar sozinho. Hoje estou estudando a base para que futuramente venha a dar aula.

VERÍSSIMO: Você se sente explorado com o grande número de solicitações de escolas públicas que o querem cantando sem seus eventos? Como você lida com isso, já que vive da música?

EDMILSON - Não, pelo contrário. Gosto de participar, para juntos tirarmos as dúvidas, instruindo sobre a forma correta de lidar com o Universo da música.

VERÍSSIMO - Quando você começou a cantar? O que o levou a fazer sua primeira apresentação? E onde foi?

EDMILSON - Comecei a cantar ainda garoto. Meu pai toca violão e me levava para a praia onde cantava, e também aos bares. Eu participava de programas locais de calouros , que hoje não existem mais. Comecei cantando sambas enredo.

VERÍSSIMO - Sabe-se que você passou uma temporada no Japão, e que fez muito sucesso cantando nas noites da terra do sol nascente. O que você trouxe de bagagem? Fale um pouco dos japoneses e de como eles curtem a nossa música.

EDMILSON - Foi uma experiência muito importante. Pois o meu repertório era bem restrito e foi lá que comecei a cantrar bossa nova. E ao retornar ao Brasil toquei em muitos ambientes requintados em Petrópolis e no Rio de Janeiro. Os japoneses adoram os brasileiros; a música brasileira, nem se fala. Tanto que existem no Japão grupos formados por japones tocando a música popular brasileira.

VERÍSSIMO - O que você pode nos dizer de seu cd? Como foi a aceitação das músicas e, se possível, conte-nos de sua amargura com a longa espera desse material, mesmo depois de você cumprir regiamente com suas obrigações financeiras.

EDMILSON - Meu cd não foi o trabalho que eu queria apresentar em termos de qualidade. Primeiramente, foi o dono do estúdio que até hoje não deu um telefonema para dizer: "Edmilson, sua matriz está pronta, pode vir apanhar.". Depois de eu ter ido para o stúdio mixar o trabalho, o dono do estúdio simplesmente desfez o que eu havia feito e não me entregou a matriz para que eu pudesse mandar fazer o cd. Assim sendo, tive que me virar numa cópia que eu tinha mas não estava pronta para mandar fazer o cd. Sem contar com a prenssagem, que o pessoal de São Paulo fez a maior confusão e imprimiu tudo errado. Quanto a aceitação, algumas pessoas comentaram sobre a qualidade de fono e até hoje muitas elogiam o trabalho e dizem que ouvem sempre. Agora gostaria de frisar: Que tanto o estúdio quanto a empresa que prensou o cd receberam os seus honorários corretamente.

VERÍSSIMO - Pretende lançar por ora outro cd? Tem músicas para ele? Deseja parcerias?

EDMILSON - Pretendo sim, Tenho músicas. Mas sempre abro espaço para a parceria, dando oportunidade de outros artístas mostrarem seu trabalho.

VERÍSSIMO - Edmilson, estamos finalizando, não sem antes agradecer por sua disponibilidade e pelo seu carinho em nos atender sempre. Mas gostaríamos de pedir ainda que você deixasse registrada nesta entrevista uma mensagem ao povo mageense, e dissesse o que porventura deseja.

EDMILSON - Povo mageense, temos muitos talentos escondidos aqui e que não nos é dado a oportunidade de trabalhar-mos este dom como deveria. Somos carente de Escolas de: Música; Teatro; Artes plásticas e por que não a poesia? Mesmo com todas as dificuldades procutr mos sempre aprender as coisa de forma correta para que seja um bom profissional.

Demétrio, muito obrigado pela oportunidade e grande abraço a todos.

Demétrio Sena
Enviado por Demétrio Sena em 22/05/2009
Código do texto: T1608499
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.