COMO CONVIVER COM A DOR FÍSICA E EMOCIONAL.

ENTREVISTANDO UM PACIENTE QUE SOFRE COM FIBROMIALGIA.

*PODE ME DIZER O QUE É FIBROMIALGIA?

#SIM! FIBROMIALGIA, EM TERMOS LEIGOS, É UM QUADRO DE DOR CRÔNICA,DISTÚRBIOS DO SONO,DORES ARTICULARES E MUSCULARES.

E EPISÓDIOS DE DEPRESSÃO MODERADA A GRAVE.

* E QUAL A INTENSIDADE DA DOR?

# VAI DE UMA DOR MODERADA ATÉ UMA DOR PARALIZANTE E DESESPERADORA!

* CONVIVE HÁ MUITO TEMPO COM ESSE PROBLEMA?

# HÁ BASTANTE TEMPO,MAIS PRECISAMENTE UNS 2O ANOS.

* DIGA-ME: O QUE FAZ PARA CONVIVER COM ISSO E MANTER UMA

ATITUDE POSITIVA DIANTE DA VIDA?

# PRIMEIRO EU DECIDI VIVER APESAR DA DOR.O QUE EU FAÇO É

ME ESFORÇAR PARA SORRIR QUANDO A DOR É MODERADA,AFINAL

NINGUÉM TEM CULPA DA MINHA SITUAÇÃO;QUANDO A DOR É MUITO INTENSA,EU APELO PARA UM RELAXANTE MUSCULAR QUE ME APAGA EM 30 MINUTOS E ME LIVRA DA DOR,PELO MENOS DURANTE O SONO.

OBVIAMENTE ESSE MEDICAMENTO É PRESCRITO POR UM REUMATOLOGISTA.

* O TRATAMENTO INCLUI O QUE EXATAMENTE E TEM CURA A FIBROMIALGIA?

# O TRATAMENTO INCLUI ATIVIDADES FÍSICAS MODERADAS,ANTIDEPRESSIVOS DEPENDENDO DA SITUAÇÃO DO PACIENTE, E RELAXANTE MUSCULAR.

* É CONTAGIOSA,HEREDITÁRIA A FIBROMIALGIA?

#FELIZMENTE NÃO "PEGA" EM NINGUÉM.E QUANTO A HEREDITARIEDADE NÃO É PROVADA,EMBORA HAJAM CASOS DE VÁRIAS PESSOAS NA MESMA FAMÍLIA DESENVOLVEREM O PROBLEMA.

* EM QUANTO TEMPO A PESSOA PODE ESPERAR FICAR LIVRE DO PROBLEMA?

# SENDO BEM REALISTA,É MELHOR NÃO ESPERAR POR ISSO!

NÃO SE FALA EM CURA,MAS EM CONTROLE,ESPECIALMENTE DA DOR E DA DEPRESSÃO.MAS QUANDO SE CONTROLA ESSAS COISAS DÁ PARA SE VIVER RELATIVAMENTE BEM.VIDA QUASE NORMAL...

* POR QUE QUASE?

# QUASE,PORQUE NENHUM MEDICAMENTO QUE EU USEI ATÉ HOJE ME

LIVROU 100% DA DOR,E VIVER COM DOR NÃO PODE SER NORMAL.

* MAS HÁ ALGO A FAZER PARA EVITAR DE QUE A FIBROMIALGIA SE DESENVOLVA?

#NÃO QUE EU SAIBA... SABE-SE APENAS QUE A MAIORIA DOS PACIENTES É COMPOSTA DE MULHERES, OITO DE CADA DEZ.E É SABIDO TAMBÉM QUE QUANDO SE ESTÁ MUITO FRAGILIZADO EMOCIONALNTE,HÁ MAIOR RISCO DE DESENVOLVER O PROBLEMA.

E PARECE HAVER UMA RELAÇÃO DE CASOS EM QUE A PESSOA PASSOU POR UM PERÍODO DEBILITANTE COMO INFECÇÕES OU GRIPES FORTES.NO MEU CASO, COMEÇOU O DRAMA EM UMA ÉPOCA QUE EU ESTAVA MAL EMOCIONALMENTE E PASSEI POR UMA INFECÇÃO DE GARGANTA QUE ME DEIXOU DEBILITADA.ENTÃO MEU CONSELHO A TODOS, É QUE SE CUIDEM TANTO FÍCA COMO EMOCIONALMENTE!

E EM CASO DE DORES PELO CORPO TODO

CONSULTEM UM BOM REUMATOLOGISTA PARA UM DIAGNÓSTICO.

*# GENTE,ESSE TEXTO NÃO É UMA ENTREVISTA REAL,NA VERDADE VISA INFORMAR ÀS PESSOAS O QUE FAZER CASO COMECEM A SENTIR

DORES PELO CORPO TODO,PARA QUE NÃO SE DESESPEREM E COMECEM A IMAGINAR QUE ESTÃO MORRENDO COM CÂNCER,OU OUTRA DOENÇA GRAVE.EU ACONSELHO A PROCURAR UM REUMATOLOGISTA ESPECIALMENTE SE HOUVER DOR MUSCULAR,DOR NAS ARTICULAÇÕES,INSÔNIA...COM O TRATAMENTO APROPRIADO

RECUPERA-SE BOA PARTE DA QUALIDADE DE VIDA.E CONVIVE-SE

MELHOR COM ESSE MAL QUE CADA VEZ MAIS TEM AFETADO O SER HUMANO NESSES TEMPOS DIFÍCEIS EM QUE VIVEMOS.

FIBROMIALGIA SÓ UM MÉDICO PROVIDO DE MUITA COMPETÊNCIA E UMA BOA DOSE DE HUMANIDADE É CAPAZ DE DIAGNOSTICAR CORRETAMENTE.EU PASSEI DEZ ANOS PARA TER DIAGNÓSTICO,PORQUE HÁ DEZ ANOS ATRÁS A FIBROMIALGIA NÃO ERA MUITO CONHECIDA.OUVI MEITOS MÉDICOS ME DIZEREM QUE MINHAS DORES "NÃO ERAM NADA" "ERAM PSICOLÓGICAS".ATÉ QUE FINALMENTE ENCONTREI O DR.DANILO C.TEVES QUE MELHOROU EM MUITO A MINHA VIDA.EMBORA ELE NÃO POSSA FAZER MILAGRES, AFINAL ELE É HUMANO,GRAÇAS A DEUS! E POR ISSO, EU O AMO!

E SOU GRATA PELO RESTO DA MINHA VIDA A ELE.

Elenite Araujo
Enviado por Elenite Araujo em 06/06/2011
Reeditado em 06/06/2011
Código do texto: T3017548
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.