VIDEO-INSTALAÇÃO NO CINEMA UNISUL- entrevista com Rônaldy Lemos

CENTRO ACADÊMICO DO CURSO CINEMA E VÍDEO ORGANIZA MOSTRA

Centro Acadêmico Livre de cinema e vídeo David Llevelyn Wark Griffith organiza para o dia 12 de março uma mostra de vídeo chamada Projeto Vídeo Instalação do Cinema Unisul.

O centro acadêmico livre de cinema e vídeo David Llevelyn Wark Griffith está organizando para o dia 12 de março na Unisul Pedra Branca uma mostra chamada Projeto Vídeo Instalação do cinema Unisul. Segundo, Rônaldy Lemos o atual presidente os vídeos da mostra serão exibidos de dentro para fora da sala do centro acadêmico.

A exibição dos vídeos no projeto instalação do cinema unisul promovido pelo Centro acadêmico do curso aconteceria hoje, mas devido aos problemas técnicos ela acontecerá no dia 12 de março na frente da sala do centro acadêmico.

Centro acadêmico do curso de cinema e vídeo e suas mudanças:

O centro acadêmico David Llevelyn Wark Griffth surgiu pela primeira vez em 2004 com a pretensão de trazer melhorias para a infra-estrutura e o bem estar dos acadêmicos do curso cinema e vídeo na Unisul Pedra Branca passando por várias mudanças a cada presidente que passava por lá, mas as reclamações dos acadêmicos pelas tais melhorias aumentavam até que ano passado aconteceu uma eleição e a chapa de oposição liderada pelo atual presidente Rônaldy Lemos venceu prometendo mais melhorias para o curso.

Cheio de propostas o presidente do centro acadêmico livre de cinema e vídeo David Llevelyn Wark Griffth concedeu uma entrevista exclusiva:

Gibran: Como é que está o curso cinema e vídeo atualmente e quais são as suas propostas para melhorar ele?

Rônaldy Lemos: O curso anda bem, com suas dificuldades mas anda bem. O caro chefe da nossa chapa, (leia-se também "gestão"), é humanizar ainda mais nosso curso, promovendo a interação dos acadêmicos que sim, está bem deteriorada. Festas e eventos culturais dentro e para fora de nossa Universidade serão mais freqüentes faremos desde o PROJETO VIDEO-INSTALAÇÃO no CINEMA UNISUL até o FESTIVAL DE CINEMA UNIVERSITÁRIO. Essa é uma das grandes metas de minha gestão e sonho pessoal, é claro. particularmente sou movido pelo meu amor ao Cinema, não um amor cego ou idólatra, mas um amor que cria e que faz renascer. "renascer", ´uma palavra que esta cabendo bem ao nosso CINEMA CATARINENSE, que está precisando de um pouco de vida. é o que faremos no CINEMA UNISUL. deixar essas nossas novas sementes universitárias, nossos novos alunos e formandos com animo para fazer filmes e não simplesmente para terminar a faculdade e, pegar um pedaço de papel enrolado...

Gibran: Como surgiu a idéia do PROJETO VIDEO-INSTALAÇÃO no CINEMA UNISUL?

Rônaldy Lemos: Então, aliado a nossa boa e nova estrutura de nosso CENTRO ACADEMICO, com grande visibilidade em local estratégico em um dos corredores do campus, eu vi que daria perfeitamente para fazer algo ali que, sim, chamasse a atenção do povo. Desde o pessoal de Serviço Social, Educação Física, até claro o povo de Cinema, mesmo também muitos ao longe que veriam os equipamentos em funcionamento. Eu sempre frisei muito a cultura em, minha vida e, agora na Presidência do CA, unido ao fato de que estamos com uma bela estrutura, básica mas completamente funcional, vi que seria muito melhor aproveitada a sala se usássemos para uma espécie de INTERATIVIDADE, onde o povo passaria, e, pararia para ver o que se tratava. Olhem para cima e lêem, CENTRO ACADEMICO LIVRE DE CINEMA E VIDEO DAVID LLEVELYN WARK GRIFFITH e sim, veriam que estariam diante de uma pequena manifestação cultural, mas com toda a sua importância e relevância para o curso, bem como os transeuntes que sequer tem noção do que seria. Ai está o grande barato da coisa e a magia da arte: CADA UM FAZ SUA LEITURA. você sente tal cena ou vê esta foto de um modo que a mim talvez não importe tanto. e com o vídeo, nossa, isso é muito empolgante mesmo! é algo que chamará a atenção de todos, pq os VÍDEOS, são "coisas" que todos apreciam. nada mais é do que aprisionar a realidade, dominar o espaço-tempo em pequenas mídias. no vídeo se faz historia, no vídeo se contam coisas. você não viu na hora do fato? sem problemas. leve pra casa e veja. Esse é o grande barato. ainda mais com a interação que o publico diversificado de nossa faculdade e mesmo ali da própria imediação fará. estrearemos na segunda feira, dia 12, pro motivos técnicos. começará com um vídeo meu em plano sequência, muito maior do que outros que já fiz, mas este não será uma ficção, mas sim vídeo-arte experimental, como costumo classificar boa parte de minhas criações vídeográficas.

Gibran: Qual é a relação do centro acadêmico com o a coordenação do curso cinema e vídeo?

Rônaldy: Nós do centro acadêmico ainda não tivemos uma relação muito próxima com a coordenação. com os professores responsáveis nos damos muito bem , mas o CA em si ainda não está entrosado com a coordenação, ate pq as metas do ca podem ser atingidas muito bem sem a relação com a coordenação, mas claro que, jamais na minha condição de Presidente irei negar ajuda ou pedir apoio da |UNISUL ou dos coordenadores, sejam pedagógicos ou da Comunicação social mesmo. pessoalmente gosto muitos dos 2 responsáveis e confio nos trabalhos deles, mas só o CA por hora está vivendo aquilo que costumo chamar de OBA OBA, ou FESTA, ou ate mesmo mais seriamente como NOSSOS PROGRAMAS DE BASE, tais como funções e atividades EXTREMAMENTE NECESSÁRIAS para os alunos. Após isso, vamos fazer as outras partes, coisas mais burocráticas mesmo. fui convidado já pela coordenação para conversarmos sobre todos os tramites. mantive contato mas não obtive um terceiro sinal...entendi que talvez não fosse a hora realmente. mas não é tão necessário assim as partes exporem seus lados, já que, nosso CA não é tendencioso muito menos agressivo como nas gestões passadas, mas sim um CA DE CINEMA INTELIGENTE, onde caminhamos com muito de nossas pernas para fazer SEMPRE MELHOR, E, DIFERENTE! isso é o que importa, isso é o que faremos!

Gibran: Para encerrar quais são os próximos projetos do CA daqui pra frente?

Rônaldy Lemos: Nossa! muitos! estamos já em andamento com a VIDEOTECA DE CINEMA, onde os alunos de cinema locarão filmes em dvd e vhs por apenas 1 real, temos também a OPERAÇÃO XEROX NUNCA MAIS, uma mão na roda, que fará os acadêmicos economizarem muito mais. teremos também as mostras fotográficas com temáticas voltadas ao cinema, e muito mais coisas, como o web portal, onde terá tudo sobre nosso curso, o que eu fazemos, quem somos, tudo de um modo como jamais foi feito. CINEMA é arte, é SONHO, é suor, e é acima de tudo um grande exercício de desprendimento de EGO...então...estamos ai! fazendo! dando certo e sempre mais e mais certo!

Gibran Felipe Cobra da Silva Teske/Agcom

Rônaldy Lemos
Enviado por Rônaldy Lemos em 06/04/2007
Código do texto: T439324