Terapia Filosófica – O que é isso?
 
O consultório filosófico é uma prática que procura, através da atividade reflexiva, ajudar as pessoas nos seus problemas do dia a dia. A maioria de nós busca harmonia, equilíbrio emocional, bem estar físico e mental. A vontade de viver uma vida sem tropeços está no íntimo de cada ser humano. O diálogo com o filósofo clínico pode ser uma preciosa ajuda na busca desse equilíbrio, desse viver com inteligência emocional e saber como superar os problemas do cotidiano. O consultório filosófico consiste numa ferramenta a mais, uma nova alternativa às terapias convencionais. É uma terapia de curta duração focada na vivência da pessoa que leva em conta não só sua história de vida e sua singularidade, mas também o contexto onde vive. Tem uma metodologia própria, algo distante das psicologias ou psicanálise, que traz uma solução rápida e eficaz para o problema em pauta.

O filósofo clínico pode trazer a quem desejar os pilares para o desenvolvimento de seu autoconhecimento, e pontos de apoio que permite a cada um de nós passar pelas adversidades da vida com mais tranquilidade e abertura de espírito.

O terapeuta cuida de pessoas portadoras de transtornos afetivos, como depressão e a ansiedade, por exemplo, problemas de relacionamento pessoal e interpessoal que surgem no trabalho ou convívio social, questões relacionadas a relacionamento familiar, crianças e adolescentes com problemas de comportamento e aprendizado escolar entre outros. Se você está com dificuldade em tomar decisões o filósofo clínico o ajudará a fazer um discernimento hábil.

A Filosofia Clínica hoje é uma opção àqueles que desejam mais qualidade de vida pessoal e social. Mas não é só. Mostra-se também como um novo campo de atuação para os que escolheram fazer o curso de Filosofia em sua graduação e não desejam ser professores ou seguir carrreira acadêmica. Hoje, no Brasil, assim como na Europa e Estados Unidos o filósofo pode também clinicar.

                                     Marta Clauss
              Professora e Doutora em Filosofia Clínica

Marta Clauss Magalhães
é doutora em Filosofia Clínica pelo Instituto Packter de Porto Alegre - RS, filósofa clínica e professora e diretora do IMFIC - Instituto Mineiro de Filosofia Clínica. Autora de vários livros, entre eles: Versos num mundo Reverso e Filosofia Clínica: percepções e aprendizagem. Atua como terapeuta há dez anos e docente nas áreas de Filosofia e de Filosofia Clínica. (in Jornal Cultural Conhece-te a ti mesmo, edição número 161 - julho de 2014, Literatura, Filosofia, Cultura e Música).