ACADÊMICA ESTER FARIAS ANALISA OBRAS DE MARCOS BARBOSA

Repórter: Dona Ester Farias, a senhora leu o conto NEM SÓ DE PÃO VIVE O HOMEM , de Marcos Barbosa?

Ester Farias : Li e tenho aqui registrado o dia e a hora que li, foi em 01/02/2011 às 16:01. Sobre este conto digo que A liberdade consiste em fazer escolhas e a sabedoria em saber escolher. Muitos entram em desvios que o transformam em seres vazios. O ideal é prosseguir no caminho do amadurecimento espiritual. Mesmo aqueles que se desviam, ainda podem retornar e construir. Infelizmente muitos gostam de acomodar-se em atitudes que os levam a triste condição de bestas a serviço da ambição de outras bestas. Uma válida reflexão que compartilho.

Repórter: E sobre a PROPOSTA ALTERNATIVA À LINGUAGEM BINÁRIA DOS COMPUTADORES, também de autoria do escritor Marcos Barbosa da ALETRAS?

Ester Farias: Sobre este texto, que li em 01/02/2011 às 15:51, confesso que fiquei com a sensação de que tenho muito a aprender, mas captei a entrelinha filosófica que faz um apelo pela consideração da natureza dinâmica e progressiva da lógica matemática que sempre tende ao infinito. Penso que a linguagem binária é usada para simplificar ou tornar mais didática o estudo da lógica matemática.

Repórter: O secretário da Academia de Letras de Águas Lindas, Marcos Barbosa, escreveu sobre TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO num trabalho que foi muito comentado na UNOPAR VIRTUAL como no Recanto das Letras , site que vocês dois fazem parte... Correto?

Ester Farias: Tomei conhecimento deste trabalho em 01/02/2011 às 15:38 .Um trabalho excelente. A preocupação em ilustrar de forma simples e objetiva as idéias revela um sincero objetivo de esclarecer com eficiência.

Repórter: E sobre o conto FELIZ DIA DOS MORTOS, de Marcos Barbosa, o que tem a dizer?

Ester Farias: Bom seria que todas as vítimas desse jogo de sentimentos destrutivos tivessem esse fim vitorioso. Esse trabalho é muito bem desenvolvido e prende a atenção do leitor. Isso ocorre porque traz fatos cotidianos precisos, bem detalhados e vividos pela maioria. Este eu li em 04/02/2011 às14:54.

Repórter: A senhora que é especialista em direito eleitoral, o que achou do conto A DISCUSSÃO DEMOCRÁTICA NO CÉU?

Ester Farias: Vislumbrei nesse trabalho um grande leque de reflexões que devemos fazer ao tema democracia real. Li em 04/02/2011 às 14:42.

Repórter: O HERÓI DE “MENSAGEM A GARCIA” presta uma homenagem ao verdadeiro herói. O que pode dizer sobre isso?

Ester Farias: O seu apelo filosófico é gritante e colocado com muita criatividade nesse trabalho. Outra observação, o seu estilo é carismático e rico em conhecimentos gerais. Sinto que tenho muito a ler e aprender para fazer comentários a altura. Fiz este comentário em 03/02/2011 às 17:55 no site www.recantodasletras.com.br/autores/marcosbarbosa

Repórter: A senhora comentou com Marcos Barbosa sobre o texto O PODER DO REI E DO POETA?

Ester Farias: Essa obra revela sua personalidade segura e sincera. Uma arte literária primorosa e muito criativa. Uma manifestação de um ser que segue uma ordem cristã autêntica: "Não vos conformeis com esse mundo". Foi uma honra ler este texto em 03/02/2011 às 17:34.

Repórter: E “OS TRES MANDAMENTOS QUE FALTARAM NA BÍBLIA”? A senhora não acha que é muita pretensão... Um título desses?

Ester Farias: O povo sempre precisa de novos profetas para proferir verdades mais compreensíveis para o momento atual. Suas profecias estão nos dez mandamentos, mas, sua ajuda é providencial. Disse isto em 18/02/2011 às 14:22.

Repórter: E as idéias que Marcos Barbosa coloca no CONGRESSO DOS DEUSES NA LUA será que um dia, alguma delas vai se tornar realidade?

Ester Farias: Em 18/02/2011 às 14:05 eu disse para Marcos Barbosa, no Recanto das Letras, o seguinte: “Você consegue revelar em um mesmo ser várias características intensas de caráter e personalidade nesse incrível trabalho. Fiquei mesmo querendo conhecer esse mundo da lua mais de perto (risos). Parabéns! Um excelente trabalho. Uma obra-prima sem precedentes.”