Entrevista - Karine Tenório (Repórter TV GLOBO PB)

Hoje temos a honra de entrevistas pro site recanto das letras a repórter da TV GLOBO Paraíba, afiliada TV Cabo Branco. Karine Tenório, que tem se destacado cada vez mais no cenário jornalístico paraibano.

Karine, antes de tudo é um prazer poder entrevistas você para o site recanto das letras.

1-Você é Pernambucana, como foi o processo de mudança para a Paraíba e quais as maiores diferenças e mudanças? Como foi a adaptação?

R- Vim pra Paraíba, aos 17 anos, para estudar jornalismo na UEPB, em Campina Grande. Sentia saudade da família, mas estava encantada com a nova cidade, os novos amigos e todas as descobertas que esse novo mundo acadêmico me trazia. Daí, não quis mais deixar a Paraíba. Após a faculdade, as oportunidades profissionais foram aparecendo por aqui e pretendo continuar.

2-Como foi optar pelo jornalismo e não a biologia? Que é uma das suas paixões.

R- Fiz jornalismo por incentivo de uma professora de Redação. Mas, ao mesmo tempo, eu devorava livros de biologia, era monitora do laboratório, empalhava animais... Decidi que iria fazer vestibular pra biologia, em Recife. E jornalismo, em Campina Grande. Teve greve na Universidade Federal de Pernambuco, o que adiou o vestibular e nem cheguei a fazer. O resultado da aprovação para jornalismo saiu primeiro e resolvi arriscar. Me apaixonei. E continuo me apaixonando todos os dias... Quanto a biologia, continuo amando os animais e sempre vejo documentários.

3-Como foi trabalhar grávida? Quais os maiores desafios?

R- A vida de repórter é muito imprevisível. As vezes temos que ficar muito tempo sem comer, em pé, no sol, sem ir no banheiro... E a gravidez torna isso um desafio a mais. Não foi fácil, mas consegui passar por essa fase e fiquei na reportagem até o oitavo mês.

4-As afiliadas da TV Globo tem por sua características manter o padrão "GLOBO" de qualidade, como você avalia a TV Cabo Branco como emissora?

R- Acho que os "padrões" estão sendo cada vez mais quebrados no jornalismo. Mas tem um padrão que é extremamente necessário: a responsabilidade com a notícia. As formas de contar a história podem ser diferentes, mas temos que ter convicção sempre de que a história está sendo contada da forma correta. A Tv Cabo Branco tem muito cuidado com isso, se preocupa em respeitar o telespectador, as famílias... Me identifico muito com isso. Sou repórter e produtora do quadro "Calendário JPB" e nunca sofri interferências da empresa. A única exigência sempre foi ouvir todos os lados.

5-Você tem um papel fundamental na cidadania, no quadro "Calendário JPB" em que você interroga autoridades públicas sobre algum problema, você considera que o Brasileiro exerce bem seu papel de cidadão? O que é ser cidadão para você?

R- Cidadania é quando você conhece seus direitos e obrigações. E, claro, faz a sua parte. Acredito que o brasileiro está avançando nesse assunto, mas ainda tem muito o que melhorar. Muitos dos problemas que encontro nas comunidades são causados pelos próprios moradores. Por exemplo: lixo, esgoto clandestino, praças destruídas.

6-Você pensa algum dia ser apresentadora?

R- Gosto muito da reportagem. Mas apresentar é uma oportunidade que ainda não tive. Quem sabe um dia...

7-Como você avalia a atual situação política do Brasil e da Paraíba?

R- Acho que hoje o eleitor não tem muitas opções na hora de votar. A corrupção se instalou em nossas instituições de forma quase que generalizada e o povo tem sentido graves consequências disso. Mas sou idealista e acredito que com educação, teremos pessoas mais conscientes para votar.

8-É a favor do aborto?

R- Não posso condenar quem já tomou essa atitude. Mas não sou a favor.

9-Você trabalharia como repórter em programas policiais que mostram o cotidiano da violência?

R- A reportagem policial faz parte do jornalismo e podemos aprender muito com ela. A forma de contar a história é que diferencia o repórter. Acho que é possível trabalhar em qualquer local com ética e profissionalismo.

10-Qual o seu maior sonho?

R- Penso em algumas viagens.

11-Você aceitaria fazer um ensaio nu?

R- Não faria. Acho que minha maior beleza não é possível de ser registrada pelas câmeras.

12-Existe alguma personalidade que você se inspirou? Se sim, qual? Se não, o que lhe inspira?

R- Jesus. Ele é o nosso maior modelo.

13-Qual reportagem mais lhe emocionou?

R- A cobertura da chacina do Rangel foi uma tragédia inesquecível.

14-Qual a maior dificuldade de fazer TV ao vivo?

R- Eu adoro fazer ao vivo, me sinto super à vontade. É como se estivesse conversando com alguém. Mas existem as surpresas e imprevistos, que sempre podem acontecer. O repórter precisa estar preparado para lidar com isso e agir com naturalidade.

15-Recentemente, tivemos a morte do ator Domingos, que morreu afogado, em um artigo Pedro Bial definiu a morte como "Ridícula", o que você pensa da morte e como você a define?

R- Nunca tive perdas de pessoas da minha casa, graças a Deus! Mas penso que a morte faz parte da vida. Temos dificuldade me lidar com isso porque é uma separação forçada, irreversível e, em alguns casos, trágica. Para quem tem fé na vida após a morte, que é o meu caso, é mais fácil aceitar, transformar a dor em saudade. Entendo como uma passagem.

16-Qual local você sonha em conhecer?

R- Europa. Chique né?!rsrs

Agradeço demais a Karine Tenório, repórter da TV Globo / TV Cabo Branco (afiliada) da Paraíba. Desejo sorte e sucesso. Espero que a Globo Nacional leia esta entrevista e lhe chame, pois, sem rasgar seda és a melhor repórter do nordeste.

Helládio Holanda
Enviado por Helládio Holanda em 20/09/2016
Código do texto: T5766857
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.