Leila Míccolis entrevista Rosy Feros

1 - Onde você nasceu?

Nasci em Santos, litoral de São Paulo.

2 - Reside em outro lugar? Qual e por quê?

Nasci e sempre vivi em Santos

3 - Solteira/o? Casada/o? Filhos? Fale um pouco sobre o amor na sua vida.

Sou casada e, por enquanto, não tenho filhos. Mas pretendo tê-los. Meu casamento é uma união pautada num profundo respeito mútuo e numa sinceridade e cumplicidade praticamente sem limites. Meu marido é meu companheiro em tudo: nas idéias, nas emoções, nos projetos de vida, divide comigo todas as alegrias e tristezas, todas as dúvidas e todos os possíveis entusiasmos pela vida... É baseado nesta relação de total compartilhamento e congraçamento que vejo o amor.

4 - Que livro(s) você editou pela Blocos (nome da obra e ano)

"Tecendo Diários", Poesia, Prêmio Blocos 1999.

5 - Quais suas outras ocupações e preocupações, além da Literatura?

Interessante esse negócio de colocar juntas "ocupações" e "preocupações" na pergunta... ;-) Num certo momento, elas se misturam mesmo na minha cabeça. Ocupar-se é preocupar-se... ;-) No momento, estou trabalhando com meu marido e mais um sócio no planejamento de projetos de Comunicação Telemática para internet, buscando adaptar os recursos das novas tecnologias de Comunicação à realidade comercial das pequenas e médias empresas. Paralelo a isto, mantenho minhas pesquisas em Psicologia do Consumidor, aplicando a Psicologia Analítica/Junguiana à Publicidade e Propaganda, área em que me formei..

6 - Do que você se arrepende mais na vida? E do que você mais se vangloria?

Não me arrependo de nada, não. Eu me vanglorio da minha "eterna" motivação em querer aprender, querer melhorar, me conhecer melhor, querer ser mais eu no dia seguinte — isto é que faz com que eu não me arrependa do que tenha ou não feito.

7 - Como você definiria sua obra?

Absolutamente intimista, procurando revelar todos os meandros da psique feminina, todas as minhas faces pessoais, e todas as faces das mulheres além de mim.

8 - Algum esporte? Alguma mania?

Não sou ligada em esportes nem os pratico. Meu esporte preferido é fazer ginástica com os neurônios... ;-) Manias...? Mania de medo de insetos, de retrucar com um argumento que considero melhor numa situação em que minha opinião é contrariada... Mas a minha melhor e pior mania mesmo é escrever. Já era difícil com papel, hoje com computador a coisa complicou mais.

9 - Cite seus autores, músicas e filmes inesquecíveis.

Autores inesquecíveis: Cecília Meireles, Clarice Lispector, Adélia Prado. Todas as mulheres que escrevem com a alma feminina. Músicas: são tantas e tantas, eu adoro música... Flamenco, para mim, é inesquecível. E também adoro músicas latinas em geral, principalmente as tradicionais rumbas e mambos da América Central. Filmes: não sou nada cinéfila... os que me vêm à memória agora são "Passageiro do Futuro", "Sociedade dos Portos Mortos", "Silêncio dos Inocentes", "Henry & June".

10 - Alguma experiência engraçada, curiosa ou dramática ocorrida devido à algum texto (poesia ou prosa) que você escreveu?

Não me recordo de nada assim.

11 - Vida e obra precisam caminhar juntas ou podem tomar rumos diferentes e até contraditórios?

Sim, a meu ver elas NECESSITAM caminhar juntas, não podem se perder de vista. Só assim que considero uma obra legítima, respaldada na própria vida do autor. Não acredito numa obra que não seja fruto das experiências de vida de alguém. Recentemente, li um texto chamado "A legítima literatura deve ser vida", de João Ferreira, que fala justamente disto. Se a obra acontece de ser justamente o oposto do que é seu autor, penso que o autor passa por profundos problemas de identidade. Pode ser que em sua obra ele se permita falar mais de sua vida (ou fala mais sem ter consciência) do que ele mesmo se permite ser... No poema de abertura de meu livro "Tecendo Diários", cujo nome dá título ao livro, falo disto, do autor só ser capaz de escrever sobre o que conhece melhor: "Como saber dar nome àquilo que não conhecemos?/Como escrever sobre algo que não conhecemos?"

12 - Entre aquela viagem ou aquele carro que você tanto sonhou e a publicação de seu livro com tiragem de 10.000 exemplares, qual dos dois você escolheria?

Não trocaria 10.000 exemplares por um carro, mas uma viagem dos meus sonhos é algo que me balança bastante. Em outra época escolheria o livro, hoje respondo que prefiro a viagem. Ela, sem dúvida, me daria inspiração e motivação para escrever muito e muito e muito... ;-)

13 - Que personagem de ficção você gostaria de ser na vida real?

Tudo o que ainda não vivi é virtual, é ficção. Expressar todos os outros seres que vivem virtualmente dentro de mim seria transformar verdadeiramente o papel, a ficção, em coisa real.

14 - Você já cometeu alguma gafe ou indiscrição literária?

Creio que não e, no que depender de mim, espero não cometer. Sou bastante cautelosa quanto a isto..

15 - Qual seria (ou será) a maravilha do século 21?

Estarmos todos conectados numa rede telemática viva e orgânica, vivenciando experiências coletivas incríveis — que até então não são plenamente possíveis pois ainda não podemos usufruir em grande escala das facilidades das redes telemáticas/internet e de outras tecnologias de comunicação, que nos ajudam a eliminar as barreiras cartesianas de tempo e espaço tradicionais.

16 - Você comemora o Dia Nacional da Poesia ou do Livro? De que forma?

Para mim, dia da Poesia ou do Livro é todo dia. Cada poema escrito, para mim, é uma celebração da Poesia, e toda leitura de livro é uma forma concreta de homenageá-lo..

17 - Que autora ou autor você escolheria para ficar a sós numa ilha deserta e por quê?

Gostaria demais de ter a chance de conversar com o psicólogo suíço Carl Gustav Jung, o grande iniciador/criador da Psicologia Analítica. Gostaria muito de discutir com ele suas idéias, teorias e visões de mundo. Sua forma de ver a alma humana é muito mitológica e por demais poética — mitopoética, eu diria.

[Entrevista concedida a Leila Míccolis em 2000 e publicada originalmente no site Blocos Online - www.blocosonline.com.br ]

Conheça o site oficial da escritora Leila Míccolis:

http://www.blocosonline.com.br/sites_pessoais/sites/lm/