2.200 km DE AVENTURA, MAIS DE 700 km A PÉ - UMA AVENTURA ALÉM DA ESQUINA

Entre os 14 e 15 anos (entre 1980 e 81), Wilson do Amaral fugiu da casa de seu pai, em São Leopoldo, e foi até São Paulo praticamente a pé, sem recurso algum, apenas com o polegar para pedir carona, a boca para pedir o que precisasse e a coragem para enfrentar o que viesse. Chegou a andar quase sessenta quilômetros entre as 15h e 2h certo dia, após cruzar a divisa entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina pela BR 116. Ao todo, foram quase oitocentos quilômetros.

Defrontou-se com pessoas maldosas, violentas e exploradoras. Fez amigos “drogaditos” e que faziam coisas erradas, mas rejeitou uma vida em desacordo com o que recebera de seus pais, avós e tios. Entretanto, deparou-se também com pessoas bondosas, maravilhosas e enviadas por Deus. Também com o sobrenatural, aparições e figuras assustadoras, além de um médico mágico e celestial, quando teve uma crise de bronquite asmática e dormiria na rua sem ter qualquer abrigo e tratamento.

Fez um livro de toda essa trajetória, pois são histórias incríveis e surpreendentes, que trazem também lições de vida nas atitudes das pessoas com quem teve contato. Trata-se de Uma Aventura Além da Esquina, que lançará dia 27 de julho, a partir das 20h, na Assemplife, ao lado da Brigada Militar, na Av. Feitoria, 4738, bairro Feitoria, em São Leopoldo.

São 27 capítulos, com aventuras de tirar o fôlego, algumas muito emocionantes e outras muito assustadoras; situações que viveu entre novembro de 1980 e março de 1981.

Wilson do Amaral é nascido capilé, em 17 de dezembro de 1965, no Hospital Centenário. Trabalhou no departamento de artes do Grupo Editorial Sinos, produzindo, além de anúncios, os passatempos infantis do NH e VS de domingo. Após trabalhar no Jornal Pioneiro e agências de propaganda em Caxias do Sul, fundou e produziu o jornal de humor, O Polenteiro, nessa mesma cidade. Em 2003, quando cursava História da Unisinos, lançou o primeiro livro, Os meninos da Guerra, contando a história de um menino judeu de três anos e meio sobrevivente do nazismo e campos de extermínio na Polônia da Segunda Guerra Mundial. Em 2004, publicou a segunda edição desse mesmo livro e lançou também Os Sonhos Não Conhecem Obstáculos, igualmente com 240 páginas, contando a história de superação e vitórias de um importante personagem de São Leopoldo.

Publicou também tirinhas no Jornal Imigrante, foi membro da Comissão dos 175 anos da Imigração Alemã em São Leopoldo, participou de antologias da AGEI – Associação Gaúcha dos Escritores Independentes, participou da edição do livro da História de Capão da Canoa, além de ter muitos artigos publicados na internet.

Wilson do Amaral - Autor