Entrevista com Tara Palmatier na conferência masculinista.

REPÓRTER: você tem um website, não tem?

TARA: sim, shrinkformen.com

REPÓRTER: como tudo isso começou?

TARA: eu pensei que escreveria pra apenas mais um blog qualquer.... alguns anos atrás, um amigo querido estava passando por um divórcio particularmente ruim. E eu o exortei, o aconselhei, o apoiei naquele momento especialmente difícil, e ele me incentivou, dizendo que eu deveria escrever a respeito desses temas publicamente, porque, se ele tivesse tido contato com aquelas informações vinte anos atrás, ele teria se poupado muita dor, infelicidade e dinheiro. Então, eu criei o site.

REPÓRTER: você ajudou homens que tinham ex-mulheres ou namoradas borderlines ou mulheres abusivas?

TARA: geralmente abusivas, às vezes com um diagnóstico oficial, às vezes não, mas pelos comportamentos que eles descreviam, certamente os comportamentos preenchem os critérios do DSM.

REPÓRTER: qual são os critérios do DSM para borderlines?

TARA: existem nove sintomas e qualquer um pode procurar esses sintomas no google... Há um padrão invasivo de instabilidade emocional, medo de abandono, às vezes há automutilação, às vezes não... Pode haver promiscuidade...

REPÓRTER: também muita raiva, não é?!

TARA: muita raiva... Uma tendência em atacar pessoas quando estão magoados. Tendência em pensar emocionalmente ao invés de usar a razão. Com frequência confundem sentimentos com fatos. Eles tendem a se ver como vítimas, mesmo quando é evidente que eles são os causadores de sua própria infelicidade e são com frequência os agressores nas relações.

REPÓRTER: por que homens procuram mulheres que são tão raivosas e frustradas?

TARA: bem, elas nem sempre se mostram dessas forma no início. Eu descreveria pessoas com esse problema como tendo a personalidade Dr Jekyll and Mr Hyde. Elas podem ser inacreditavelmente amáveis, doces e charmosas a princípio, e, então, alguma coisa desencadeia a raiva... E a máscara cai. Às vezes, elas conseguem manter a máscara por um tempo. Isso é o que descrevemos como borderlines de auto-funcionamento; porém, isso não significa que eles são melhores ou que não são tão doentes, mas que são melhores em esconder seu lado raivoso.

REPÓRTER: por que uma homem ficaria com uma mulher depois de descobrir que essa mulher tem problemas com a raiva, ou mais do que problemas com a raiva, quero dizer, muitas pessoas ficam com raiva, mas isso é uma forma extrema desse sentimento. Por que um homem permaneceria nessa relação?

TARA: bom, se houver crianças envolvidas, eles ficam pelas crianças, porque eles sabem que as probabilidades de se conseguir a guarda são baixas, mesmo que eles consigam um diagnóstico... Eles querem proteger seus filhos daquele mesmo tipo de ira e abuso. Às vezes, eles cresceram numa família caótica e disfuncional e tinham uma mãe com o transtorno... Então, de certo modo, aquele comportamento lhes parece normal e familiar e eles ainda estão tentando se curar daquele trauma precoce, tentando obter um resultado diferente naquele novo relacionamento... Claro, isso não vai acontecer. Eles acabam repetindo os mesmos traumas da infância... Outros se tornam viciados no trauma. Quando eles estão em um relacionamento com uma mulher saudável e estável, eles se sentem vazios. Eu conheci um homem que costumava entrar em ecstasy, e, depois de um tempo, ele não se sentia bem ou feliz sem a relação abusiva. Eu acho que é isso que acontece nesse tipo de relação. Elas são tão intensas e imbuídas de drama, que quando você encontra uma relação estável, aquele que a maioria das pessoas diria “ wow, essa é uma ótima relação, é pacífica, é simples”, esses homens não se sentem vivos.

REPÓRTER: o que você diria a homens que se envolveram em relações como essas... Você poderia dar algumas dicas pra eles?

TARA: busque ajuda, busque apoio, encontre um terapeuta que entenda de transtornos e que não vá te aconselhar a permanecer na relação, dizendo pra você ter compaixão porque ela tem um problema. Você tem o direito de não ser abusado. Você tem o direito de ser tratado bem e você tem valor. Eu diria pra eles valerem-se de pessoas que lhe dão apoio, família, amigos... Geralmente, quando homens se envolvem com uma personalidade abusiva, uma das características é isolar o alvo de seu entes queridos. Isso torna o alvo mais fácil de controlar e manipular. Isso é muito importante! Busque seus amigos!

REPÓRTER: eu acho que a maioria das pessoas não entendem que homens podem ser vítimas desse tipo de situação e eles dizem “ Seja homem! Supere isso!” Isso é algo que eu escuto com frequência. Os homens dizem que não tem apoio ou que não sabem pra onde ir ou o que fazer, já que ninguém acredita ou os entende. Você acha que para homens, essa situação é mais difícil?

TARA: eu acho que é assim pra alguns homens, mas eu acredito que isso esteja mudando, especialmente com a internet, você encontra pessoas com experiências semelhantes digitando palavras-chave básicas... Eu acho que a informação está atingindo mais pessoas. No meu website e fórum, existem muitas vítimas que darão apoio... Todos eles têm experiências similares úteis, especialmente para os homens que não tem apoio off-line.

UM VIKING DE ÓCULOS
Enviado por UM VIKING DE ÓCULOS em 29/01/2018
Reeditado em 29/01/2018
Código do texto: T6239051
Classificação de conteúdo: seguro