Papo rápido: perguntas e respostas

Numa madrugada fria, o Sr. Etevaldo de um jornaleco intergaláctico qualquer, pousou sua nave perto da minha residência e resolveu fazer uma entrevista rápida, pois estava apressado pra pegar o beco. Com uma postura muito séria e bem curiosa; perguntou sobre minha vida pessoal.

Não gosto de falar sobre mim. Fiquei um pouco apreensivo, mas resolvi responder.

1 - Qual o significado do seu nome?

Eu não sei direito. Creio que Inã é um nome de origem Tupi Guarani. Posso estar enganado, mas vi em algum lugar que o significado tem haver com água corrente do rio, ou algo do tipo. Pra muitas pessoas o significado poder parecer meio cafona, mas para os índios deve ser algo muito belo.

2 - Qual o seu time de futebol?

Torço desde criança para o São Paulo. Acho que comecei a torcer por causa da minha admiração pelo técnico Telê Santana. Aqui em Recife gosto do Sport. Minha simpatia pelo leão começou ainda quando morava em São Paulo, quando o time bateu o Corinthians na final da Copa do Brasil. Mas, pra falar a verdade, ultimamente quase não tenho acompanhado futebol. Hoje volto mais minha atenção para outras atividades. E mesmo antes, preferia jogar futsal ao invés de torcer.

3 - Qual a sua comida favorita?

Não tenho uma comida favorita. Tenho várias. E como adoro comer, sempre mudo de opinião. Mas, pela sua cara você quer que eu cite alguns, então vamos lá... Deixa eu ver... Gosto muito de lasanha verde que tanto o meu pai, minha mãe e minha irmã faziam e hoje que passei a morar longe de casa tive que aprender para manter a tradição. Outros pratos saborosos: bobó de camarão e feijoada completa. Gosto também de pratos elaborados com legumes e verduras. Quanto aos doces eu não dispenso, mas não estão entre os meus favoritos.

4 - Quais são os seus passatempos preferidos?

São vários. Gosto muito de fazer longas caminhadas, de cozinhar, sair com os amigos, de ler romances, notícias e livros de não ficção, de ir ao cinema e de assistir filmes, animações e algumas poucas séries.

5 - Que tipo de literatura você gosta?

Apesar de ler literatura de diversos países, tenho um grande apreço pela brasileira e russa. Entre meus autores brasileiros preferidos estão Carlos Drummond, Clarice Lispector, Graciliano Ramos, José Lins do Rego e Lima Barreto e Rubem Alves. Já entre os russos, gosto de Dostoiévski, Tchekhov, Tolstói, Gogol e Chamalov.

6 - Qual a sua religião?

Desde pequeno não acredito em nenhuma religião. Mesmo assim, tenho certa admiração pelo budismo e por certos aspectos do cristianismo primitivo (gesto de bem pouquinho). No momento, minha crença está voltada para algo mais próximo ao deísmo, ao agnosticismo e sobretudo, ao ateísmo.

7 - No cenário político, você se considera de esquerda, centro ou direita?

Por acreditar que ainda existe um espectro político no âmbito local e global, me posiciono mais a esquerda. De forma resumida, defendo transformações sociais profundas e que as minorias sejam respeitadas e que seus direitos sejam garantidos. Acredito que é um pouco por ai... Contudo, essa é uma questão muito ampla pra ser respondida.

8 - Qual o maior problema que assola o Brasil?

Sei lá! Em que sentido? Não tem como destacar apenas um. São vários problemas históricos, sociais, econômicos, culturais e políticos. É um país com profunda desigualdade social, violência, racismo, machismo, LGBTfobia, etc. Muitos deles estão atrelados de uma forma ou de outra e não podem ser resolvidos isoladamente.

9 - O que é a vida?

Copiou do programa do Abujamra? Você está de brincadeira? (Risos) Não sei nem o que estou fazendo aqui hoje. Dá pra ir por várias vias explicativas ou dizer que a vida não tem sentido algum. Na real, prefiro responder em outro momento.

Inã Cândido
Enviado por Inã Cândido em 17/02/2018
Reeditado em 17/02/2018
Código do texto: T6256757
Classificação de conteúdo: seguro