Vocação Profissional: Analista de Sistemas

ENTREVISTA COM PROFISSIONAL – Análise de sistemas

1- Qual o nome do profissional e a sua formação?

Aline Vieira Malanovicz. Graduação e Mestrado em Ciência da Computação, Especialização em Engenharia de Software, Doutorado em Administração (área Sistemas de Informação), UFRGS.

http://lattes.cnpq.br/6226940432082596

2- Há quantos anos é formado?

16 anos (01.06.2002)

3- Como você chegou a se interessar e escolher essa profissão?

Meu pai trabalhou como programador. E comprou um micro doméstico nacional CP400 COLOR quando eu era criança. Ele mostrou para mim e para minha irmã como funcionava o micro. Eu me interessei pelo assunto e devorei o manual de instruções. Aprendi BASIC e programava joguinhos para minha irmã e eu nos divertirmos. Anos depois, na hora de escolher o curso, bastou olhar para todas as opções que a federal oferecia, e ver que eu combinava com uma só.

https://recantodasletras.com.br/cronicas/6228734

4- Qual(ais) o(s) curso(s) e universidade(s) cursada(s)? Em qual cidade?

Graduação e Mestrado em Ciência da Computação, Especialização em Engenharia de Software, Doutorado em Administração (área Sistemas de Informação). Todos na UFRGS, Porto Alegre.

http://lattes.cnpq.br/6226940432082596

5- Que disciplinas escolares de Ensino Médio se relacionam com a profissão?

Matemática, Português, Redação.

https://recantodasletras.com.br/contosdefantasia/3946024

6- Quais disciplinas e matérias são estudadas nesse curso?

Cálculo, Lógica, Algoritmos, Estruturas de Dados, Matemática Discreta (Álgebra Linear), Linguagens Formais, Modelos de Linguagens de Programação, Compiladores, Teoria da Computação, Grafos, Bancos de Dados, Classificação e Pesquisa de Dados, Engenharia de Software, Arquitetura e Organização de Computadores, Circuitos Digitais, Redes, Sistemas Operacionais, Complexidade de Algoritmos, Tolerância a Falhas, Processamento de Imagens, Computação Gráfica, Usabilidade, Inteligência Artificial, Empreendedorismo.

(http://www.ufrgs.br/ufrgs/ensino/graduacao/cursos/exibeCurso?cod_curso=305)

7- O curso é muito caro em termos de material necessário?

Sim. É fortemente recomendável ter acesso a um computador em casa, ou a um smartphone muito poderoso. E amplo acesso a internet, para estudo. E os principais livros-textos são caros.

8- Quais as atividades (áreas de atuação) podem ser exercidas em sua profissão?

Analista de sistemas, analista de negócio, analista de suporte, analista de rede, analista de infraestrutura, administrador de banco de dados, programador/desenvolvedor, testador, responsável técnico por sistemas, scrum master, gerente de projeto, gerente de time ágil, professor universitário, professor de curso técnico, instrutor in-company, controlador de qualidade, fiscal de contrato com fornecedores de T.I., empreendedor de start-up :-)...

https://youtu.be/vAIelwFZ4_Q e https://youtu.be/Ui5Gl_Gq4BQ

9- Em quais você já atuou e em qual área atua atualmente?

Analista de sistemas, analista de negócio, programadora/desenvolvedora, testadora, responsável técnica por alguns sistemas, gerente de projeto, professora universitária, instrutora in-company, controladora de qualidade. Atuo em todas essas áreas.

10- Que qualidades/perfil pessoal deve ter a pessoa para exercer a profissão?

Habilidades técnicas, analíticas, de solução de problemas, de comunicação interpessoal, de autogestão do tempo e das próprias tarefas, paciência com os usuários :-) (e entendimento compartilhado: https://youtu.be/ZHoJB9KEw2o ). https://youtu.be/6osW37elw3s (e *ironia*:

https://recantodasletras.com.br/contoscotidianos/6117901 e https://recantodasletras.com.br/contoscotidianos/6128790 )

11- Como é o ambiente de trabalho nessas áreas de atuação?

Geralmente é silencioso e climatizado, um salão gigante com “baias” de trabalho individuais. Pouca conversa em voz alta, muita conversa por via eletrônica. O trabalho em projetos geralmente é feito em equipes, e dentro delas há cooperação. Algum atrito existe com usuários.

https://recantodasletras.com.br/contoscotidianos/3947809

12- Como é a rotina de trabalho dessa profissão?

Uma loucura. :-) Em projetos de melhoria de sistemas, o ritmo é “frenético”! E na manutenção de sistemas já existentes, até mesmo legados (os antigos), a rotina de chamados de melhorias, ajustes e correções também é intensa. Eu acho muito tri. :-) https://drive.google.com/open?id=1e7n9ncQz66PxEAuidkFg18jY91d4SWSG

13- Na sua opinião, como está o mercado de trabalho para:

a) O iniciante: Empresas exigem saber 42 linguagens de programação e pagam mil reais. Mas, como nunca encontram quem saiba tudo que eles querem, oferecem muitas vagas.

b) Profissional com 5 anos de experiência: Quem já consolidou o conhecimento técnico em algumas (das 42) linguagens, bancos de dados e área de negócio, tem muita oferta.

c) Quem tem mais de 5 anos de experiência: Suponho que já tem consolidados os conhecimentos técnicos e já sabe lidar muito bem com clientes/usuários. Está tri bom.

14- Quais as dificuldades que existem para quem inicia na profissão? Como a pessoa pode começar?

Deixar de ser “mangolão do videogame”, estudar para concurso público, aprender a se portar numa entrevista de emprego (vagas tem!), se orientar no trabalho em uma empresa, perceber que não é um projetinho de faculdade, se encontrar no ritmo de trabalho exigido em projetos... Buscar sempre a melhor qualidade do seu trabalho! (É o caminho mais livre de problemas)

(https://recantodasletras.com.br/cronicas/3990649 e https://recantodasletras.com.br/cronicas/4188567) Qual o salário médio do iniciante e de quem já tem alguns anos de experiência?

É salário mínimo: mil reais. A convenção coletiva fala em 2.700 para analista de sistemas e 1.800 para programador, para 44 horas por semana. Vagas muito boas exigem conhecimentos de algumas (42) linguagens e então pagam melhor, uns cinco mil. Em alguns anos, pode obter salário maior que dez mil. http://www.sindppd-rs.org.br/convencoes-coletivas-de-trabalho/

15- Que satisfações você tem encontrado no exercício de sua profissão?

Uau! É muito tri! :-) A gente faz as coisas acontecerem! :-) Como analista de negócios, consigo identificar “oportunidades de melhoria” na eficiência dos processos de trabalho dos colegas, e como analista de sistemas, elaboro especificações para que os sistemas sob minha responsabilidade sejam ajustados para atender essas melhorias. Como programadora ou desenvolvedora, eu “boto a mão na massa” e ajusto/conserto/melhoro o código em si. Como testadora e garantidora de qualidade, eu procuro não deixar passar erros de sistema. Como gerente de projeto, eu gerencio as tarefas e a equipe para que os objetivos sejam alcançados. E como profe universitária, eu convenço outras pessoas de tudo isso que estou contando aqui. :-) https://drive.google.com/open?id=1VDw5ICA3APwibblaFY-YL4eFieAd4acN

16- Quais as decepções ou frustrações?

Quando um sistema ou funcionalidade que deu trabalho e foi solicitado “com urgência” não é utilizado, e as pessoas continuam executando alguns processos de trabalho manualmente ou de maneira ineficiente. Aff. :-P (Ah, e o clássico, né? https://youtu.be/qlGytueBH8c) :-)

17- Se pudesse voltar atrás, escolheria a mesma profissão? Por quê?

Sim, claro! Porque é tudo de bom. Porque as outras atividades que já exerci não são tãão legais.

https://recantodasletras.com.br/cronicas/6132691

18- Que conselhos daria a um jovem que quer seguir essa profissão?

Estuda. Te concentra. Te dedica a cada abacaxi problema até resolvê-lo. Busca, pesquisa, fuça, descobre, pergunta, lê, vê vídeo, vê tutorial, lê manual, lê ajuda. Te vira. :-) É a melhor parte.

19- Como acha que estará o mercado de trabalho daqui a uns 8 anos?

Melhor ainda! A cada pouco, aparecem novidades na área tecnológica. E as pessoas vão ter que saber lidar com elas. Dá a impressão de um mercado de trabalho sempre crescente. E exigente.

20- Que modificações acha que haverá com a profissão até lá?

Não sei, talvez os profissionais precisem ser cada vez mais multidisciplinares, além de técnicos.

21- Há outras profissões semelhantes a esta? Você poderia explicar quais as diferenças entre elas? (Por ex.: Ciências da Computação, Engenharia da Computação, Engenharia de Software, Sistemas de Informação, etc.)

Sim. Essas do exemplo são todas meio parecidas. Mas Engenharia de Computação é mais para hardware, Ciência é mais geral, Engenharia de Software é mais para construção de sistemas, projeto e tal, e Sistemas de Informação é mais voltada para o uso dos sistemas nas empresas.

22- Registre outras observações que você julgar importantes para quem está querendo escolher esta profissão.

Compre meu livro, assine meu canal. :-) hihihi

Programe, mude o mundo! E seja feliz, adorável nerd! =)