Gregori Fiorini

Nome: Gregori Fiorini

Breve Currículo:Estudante do 8º semestre do curso de Cinema e Audiovisual da Unifor. Diretor e produtor de filmes.

Em sua opinião, o que é cultura?

Cultura é a característica coletiva que representa épocas, modo de pensar, agir ou falar e eternizadas por meio da arte. Nosso maior patrimônio.

Você se considera um difusor cultural? Qual é o seu papel neste vasto campo da transformação mental, intelectual e filosófica?

Evito rótulos, até porque não é apenas o 'difusor cultural' que fomenta a cultura, qualquer pessoa pode faze-lo assistindo um filme e comentando em redes sociais ou visitando uma galeria de arte e opinando sobre as obras para amigos. Qualquer interação com cíclos sociais, a respeito das experiencias não habituais vividas, agrega e enriquece intelectualmente, fazendo de você também um propagador

de culturas.

Como você descreve o processo de aculturação, ao longo da formação da sociedade brasileira?

O exemplo mais clássico é o que sucedeu com os índios no processo de colonização do Brasil, a cultura indígena sempre foi riquíssima, várias línguas e costumes, com diversidades e características próprias em cada tribo. Tudo praticamente perdido ao longo dos séculos. Antes de 1922 (Semana de Arte Moderna) também pouco nos retratávamos na arte, a 'brasilidade' era sinonimo de provincianismo e vergonha, as sociedades da 'Belle Epoque' importavam costumes afrancesados e modelos culturais totalmente alheios a realidade brasileira, nota-se por registros fotográficos que as roupas e maquiagens eram padronizadas. Na prática isto trouxe as divisões de classes sociais e exclusão, a população abastarda havia recursos para comprar o estilo europeu de vida e os menos favorecidos deveriam contentar-se com as sobras, em hipótese alguma os pobres poderiam frequentar os 'espaços dos ricos'. Na segunda guerra a cultura americana foi difundida com a expansão do Cinema do genero Western, as marcas tipo Coca-Cola (etc). Na década seguinte, com o nascimento da mídia televisionada, as publicidades massivas inerentes ao 'American Lifestyle' popularizaram os Estados Unidos, sem esquecer da industria musical (introdução da guitarra elétrica) e as influencias de gêneros pertencentes da Jovem Guarda. O Brasil sempre recebeu influencias de outras culturas, de modo agregador ou não, mas nossa sociedade é compostas de diversos traços culturais: indígena, africana, portuguesa e, em menos escala, holandesa, espanhola, francesa, alemã e italiana.

Que problemática você destaca na prática da difusão cultural? Comente sobre o espaço digital, destacando sua importância no cenário cultural.

O pouco interesse de empresas, Estado e instituições em investir tempo, dinheiro e na melhoria de espaços culturais existentes para conduzir melhor os trabalhos de difusores. Nas universidades e escolas há poucas iniciativas relacionadas a ampliação da grade curricular na área cultural, leituras são impostas aos alunos como mera obrigação para ganhar nota, os contatos com as artes cênicas e cinematográficas são superficiais (e quando há é somente espectador), não há cineclubes e clubes de leitura, o estudante não aprende a gostar do conhecimento e sim de decorar para ser aprovado em testes, o resultado é uma sociedade limitada, pouco criativa/produtiva e que não debate a própria realidade. O fomento a cultura é fundamental para uma sociedade progredir.

Qual mensagem você deixa para todos os fazedores culturais?

Não desistiam da sua MISSÃO, nestes tempos difíceis a cultura é o que salvará a nova geração. A semente da esperança é composta de

cultura + educação, os frutos nascem a longo prazo, mas o legado é eterno. Educação e cultura é o único patrimônio real e indissolúvel de uma sociedade/nação, traz valores que vão além do financeiro, sem ela não somos nada.

Dhiogo J Caetano
Enviado por Dhiogo J Caetano em 19/11/2018
Código do texto: T6506161
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.