Entrevista com a Escritora e Artista Plástica Gernaide Cézar



Conhecendo um pouco mais dessa paraibana criada na Bahia e que domina a poesia e as artes plásticas...

FB - Esta pergunta é padrão, e faço para todos os entrevistados, como foi sua infância?

GC - Foi um complicador a mais, pois os meus pais eram exigentes...

FB – Você possui duas especialidades artísticas apresentadas aqui no Recanto das Letras, suas poesias que apreciamos na escrivaninha e artes plásticas que você nos informa em seu perfil. Como estas duas especialidades surgiram em sua vida?

GC - Comecei a pintar com 18 anos, mas não foi fácil. Pois lá na Paraíba tudo era proibido. A escrita aconteceu aos 15 anos e foi a melhor parte. Eu escrevia escondida, pois o meu pai não podia saber. O preconceito contra a mulher é pura estupidez ainda hoje.


FB – Voltando a falar da infância, nessa época já havia aflorado estes dons? Teve algum incentivo?

GC - A parte artística aconteceu desde a infância. Nunca tive nenhum incentivo, pois era uma luta só minha. Aos 43 anos fiz vestibular e entrei para a Escola de Belas Arte, UFBA. Era tudo que eu queria, pois os professores eram excelentes. Foi lá o meu começo nas Artes Plásticas e até hoje.


FB - Em seu perfil você diz ter livros publicados e diz ter participado de uma antologia, fala um pouco desses trabalhos literários...

GC - Em 2012 publiquei o livro, Palavras Plásticas e foi muito bom. Tenho participado de algumas antologias poéticas e até dezembro tenho mais três antologias que vou participar.

FB – Quais suas preferências na literatura? Quais são suas referências? O que aprecia no cinema, teatro e TV?

GC - As minhas referências literárias é a parte que me traz incentivos. Gosto demais dos livros e aprecio Clarice Lispector, Virginia Woolf, Isabel Allende, Fernando Pessoa e Raduan Nassar. Vou sempre ao cinema, pois é onde me encontro. Gosto muito do teatro, mas só vou quando encontro companhia. A televisão não me atrai e vejo vez por outra.

FB- Como conheceu o Recanto das Letras?

GC - O Recanto das Letras? Foi fácil e pensei... É por aqui que eu me acho. Rsrs. Comecei a postar poesias e hoje me sinto em plena harmonia, lá tenho amigos e amigas maravilhosos. Nem posso citar nomes, pois são tantos amiguinhos e amiguinhas. Beijinhos para vocês, amores!

FB – Necessário falar um pouco de política: O Brasil, infelizmente, acaba de eleger um homem que dissemina tudo de pior que existe em um ser humano. Toda espécie de preconceito, ódio e intolerância se encontram naquilo que é apregoado por este senhor. O que espera dessa nova fase desse país? Está otimista?

GC - Para mim a política sucumbiu. Não comento e nem falo com ninguém. O Brasil hoje vive na inutilidade de um governo medíocre. Sou otimista cá dentro, pois a minha fé não falha. Acho o Bolsonaro ridículo e sem proposta. Grita, fala alto...

FB – Você acha que nossa liberdade de criatividade e pensamento encontra-se ameaçada?

GC - Olhando para Brasília... Você pode imaginar qualquer coisa. O Bolsonaro já brigou com todos os países vizinhos. Temos que refletir e com cuidado.

FB – Tem algum projeto profissional com as artes plásticas ou literatura em andamento?

GC - Tenho sim e estou me preparando para fazer um trabalho nas Artes Plásticas, pois estou pensando em telas pequenas e de um valor considerável. Vou começar e mandar ver.

FB– Em sua opinião o que precisa ser feito para se incentivar a cultura de uma forma geral?

GC - É fundamental que haja emprego, que as pessoas saiam e voltem em paz para suas casas, pois a violência é estupida... A cultura é fundamental e de forma geral.


Nessa sequência, um jogo de perguntas e respostas rápidas, um ping pong:

FB – Um fato que nunca sairá da memória?

GC - O nascimento dos meus filhos: Leonardo e Eduardo.

FB – Um sonho que deseja realizar?

GC - Quero viajar muitooooo

FB – Um nome feio?

GC- Bolsonaro

FB– Uma saudade que no peito aperta?

GC - Não sei, sinceramente.

FB – Uma palavra que faz bem em ser dita?

GC - Amo a vida.

FB – Um carinho que mais a agrada?

GC- Um convite para ir ao cinema.

FB – Uma atitude que considera lamentável?

GC - O preconceito contra as mulheres.

FB – Melhor contribuição que podemos fazer para que o mundo fique melhor?

GC - Usando a solidariedade, vivendo em paz e sabendo entender os outros...

FB – Um “sim” e um “não” devem ser ditos em qual momento?

GC - Um "sim" para o sorriso de uma criança... Um "não" para a violência contra as mulheres

FB – Uma mensagem que gostaria de deixar aos leitores do Recanto das Letras:

GC - Para o nosso Recanto das Letras... Eu agradeço muito por este espaço, pois é como se fosse a nossa casa poética. Envio a amigos e amigas (poetas) o meu carinho e agradeço muito todas as visitas que recebo. Agradeço ao poeta Fábio Brandão, a oportunidade que ele me ofereceu de participar dessa Entrevista. Grande abraço, ao poeta e amigo, Fábio Brandão.



 
Fábio Brandão
Enviado por Fábio Brandão em 23/11/2018
Reeditado em 03/01/2019
Código do texto: T6509779
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.