Entrevista com o excelente poeta português Francisco Coimbra

1-Defina por favor quem é Francisco Coimbra e suas ambições .

Francisco Coimbra são as minhas ambições, vão das necessidades básicas às elaborações metafísicas. Tudo que se deseja é ambição, até matar a fome. Convivemos com excesso “matar” e carência “fome”, vivemos no meio-termo a maior parte do tempo.

2-Para você o poeta é mesmo um fingidor ??? Quem lê seus versos saberá um pouco de você?

Para mim o poeta não é um fingidor quando define a poesia como verdade, emoção. Porém, exprimi-la, pode ser através da invenção, do fingimento. A resposta não pode ser negação da evidência, o poeta também é um fingidor: resposta abrangente.

3- observo que é sempre muito meticuloso ao compor suas obras... existem referencias, adendos . É perfeccionista?

A perfeição é a feição que gostaria de dar como resposta, deixar exposto o pormenor por menor que seja. Não esqueço o provérbio “o ótimo é inimigo do bom”, às vezes a procura da perfeição gera o seu contrário. Não me definindo como perfeccionista, tento ser.

4- Você se julga um poeta rebelde?

Não, sim ou quem dera… A rebeldia é qualidade e defeito, tempero necessário em toda a personalidade que procura em si encontrar o artista, aquele que faz arte: ele acaba sempre por se rebelar contra a mediania e as limitações da sua/nossa realidade.

5- Diga, qual o gênero de escrita no qual se sente mais à vontade?

Tem dias… O gênero de escrita, muitas vezes, procura adequar-se ao que sentimos. Tentarei fazer teatro se o diálogo me parecer ser a forma de contar uma história, podendo ser a história o que me está a atrair. Não é uma resposta linear…

6- Já veio ao Brasil???

Sim, já fui ao Brasil, gostaria de não me ir sem aí voltar :)

7- Porque a fascinação por heterônimos ??

Fascinação é termo demasiado rico e forte para o poder utilizar, só tenho um heterónimo, Assim. Surgiu já bastante tarde, mas veio para ficar. Como não poderia deixar de ser, teve e tem a contribuição de Pessoa.

Cara Maria, obrigado pelas perguntas, pelo interesse. São perguntas interessantes, revelam a leitora, a sua leitura da minha pessoa, agradecido.

Eu é que preciso agradecer muito a maravilhosa oportunidade de entrevistar esse mestre do Recanto!!! um comentário breve em apenas três palavras o resumem: surpreendente, versátil e inteligentíssimo.