Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

A ARTE NEGRA NÃO VAI MORRER !

Tomo a liberdade de REPRODUZIR trechos da entrevista do ator baiano ÉRICO BRÁS em Belém -- na revista TROPPO, do jornal O LIBERAL, em 20/out. 2019, pags 16-19 -- pelo valor da mensagem nela contido.

   A ARTE NEGRA NÃO VAI MORRER
"(...) isso foi muito importante porque
descobri que a Arte era e é o lugar onde
eu consigo me posicionar, onde consigo
falar o que tenho que falar". ÉRICO BRÁS

-- "Olha, ser negro no Brasil é difícil. A gente vive em um país que não reconhece a nossa participação na construção desta nação -- e isso já é um problema. Quando se trata de participação do negro nas artes, a gente sabe muito bem que somos discriminados. Existe um avanço, que é pequeno, mas considerável, que é reflexo de muitos artistas que vieram antes de mim, como Ruth de Souza (atriz que faleceu em julho, aos 98 anos), que acabou de ir; Abdias Nascimento (falecido em 2011), que também já se foi e daqueles que continuam na luta, como Milton Gonçalves e Zezé Motta - pessoas que lutaram e continuam lutando. (...)

Hoje, observa-se uma recuada, por conta da política cultural que estamos vivendo no país e da própria Política, em si, que não nos permite firmar uma gestão cultural... e isso choca muito, porque tenho a sensação de que a gente avança, mas chega um novo segmento político e retrocedemos sem pena, sem pestanejar. Isso me incomoda muito ! Digo isso, porque a gente sabe hoje que não ter dinheiro para fazer Cinema, para fazer Teatro; não ter dinheiro para investir e preservar a cultura negra no país é uma forma de RACISMO estrutural institucionalizado e que se manifesta sem pena, com muita convicção de que a gente tem que estar fora e que fazer Arte não importa. Isso é criminoso ! Mas, falando particularmente do artistas negro no Brasil, que é discriminado, que não tem oportunidade, vamos precisar descobrir uma nova forma de fazer... porque a Arte negra não vai morrer !

-- "É como te falei antes: Arte é resistência ! Mas, chega um momento que é exatamente este momento de agora, em que parece que, ao criminalizar o artista, há uma tentativa de se acabar com qualquer forma de manifestação artística. A Arte faz pensar ! A Arte critica ! E o artista é o emissário disso. Ele é ação, no sentido pleno da palavra 1 E isso é muito de propósito no estado em que vivemos hoje: de não falar, de não aceitar ! A gente precisa de artifícios e incentivos para continuar criando e resistindo, enquanto artistas". (CONTINUA)
ÉRICO BRÁS (ator)
Enviado por NATO AZEVEDO em 14/12/2019
Código do texto: T6818967
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

Comentários

Sobre o autor
NATO AZEVEDO
Ananindeua - Pará - Brasil, 67 anos
922 textos (15675 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 25/01/20 08:43)
NATO AZEVEDO