A ARTE NEGRA NÃO VAI MORRER !

Tomo a liberdade de REPRODUZIR trechos da entrevista do ator baiano ÉRICO BRÁS em Belém -- na revista TROPPO, do jornal O LIBERAL, em 20/out. 2019, pags 16-19 -- pelo valor da mensagem nela contido.

A ARTE NEGRA NÃO VAI MORRER

"(...) isso foi muito importante porque

descobri que a Arte era e é o lugar onde

eu consigo me posicionar, onde consigo

falar o que tenho que falar". ÉRICO BRÁS

-- "Olha, ser negro no Brasil é difícil. A gente vive em um país que não reconhece a nossa participação na construção desta nação -- e isso já é um problema. Quando se trata de participação do negro nas artes, a gente sabe muito bem que somos discriminados. Existe um avanço, que é pequeno, mas considerável, que é reflexo de muitos artistas que vieram antes de mim, como Ruth de Souza (atriz que faleceu em julho, aos 98 anos), que acabou de ir; Abdias Nascimento (falecido em 2011), que também já se foi e daqueles que continuam na luta, como Milton Gonçalves e Zezé Motta - pessoas que lutaram e continuam lutando. (...)

Hoje, observa-se uma recuada, por conta da política cultural que estamos vivendo no país e da própria Política, em si, que não nos permite firmar uma gestão cultural... e isso choca muito, porque tenho a sensação de que a gente avança, mas chega um novo segmento político e retrocedemos sem pena, sem pestanejar. Isso me incomoda muito ! Digo isso, porque a gente sabe hoje que não ter dinheiro para fazer Cinema, para fazer Teatro; não ter dinheiro para investir e preservar a cultura negra no país é uma forma de RACISMO estrutural institucionalizado e que se manifesta sem pena, com muita convicção de que a gente tem que estar fora e que fazer Arte não importa. Isso é criminoso ! Mas, falando particularmente do artistas negro no Brasil, que é discriminado, que não tem oportunidade, vamos precisar descobrir uma nova forma de fazer... porque a Arte negra não vai morrer !

-- "É como te falei antes: Arte é resistência ! Mas, chega um momento que é exatamente este momento de agora, em que parece que, ao criminalizar o artista, há uma tentativa de se acabar com qualquer forma de manifestação artística. A Arte faz pensar ! A Arte critica ! E o artista é o emissário disso. Ele é ação, no sentido pleno da palavra 1 E isso é muito de propósito no estado em que vivemos hoje: de não falar, de não aceitar ! A gente precisa de artifícios e incentivos para continuar criando e resistindo, enquanto artistas". (CONTINUA)