Tia Anna

Em 2002...

Conversando com a Tia Anna de 102 anos de idade, eu disse:

- Tia, eu quero lhe dizer que desejo à Deus para a senhora ter saúde, proteção e...

Ela toda séria segurou nas minhas mãos, olhou para os meus olhos e disse:

- Filha vc é crente?

- Não...

- Então, vamos falar da vida real!

Comecamos à conversar sobre todas as décadas que passaram, a invenção das máquinas, quem nasceu e morreu, o tempo que passava e não voltava, a hipocrisia humana, a escravidão, verdades e mentiras, a evolução da medicina, a política, as guerras, o feminismo, o machismo, a acomunicação através do telefone e do computador, as roupas com suas mudanças e um monte de curiosidades que temos quando conseguimos falar com alguém tão vivido. Eu estava ouvindo tudo atentamente e me sentindo presenteada.

Então, lhe pedi para expressar em uma frase a sua visão madura... "O Mundo"

Ela olhou na direção da janela e lá havia uma árvore com um sabiá cantando. Tia Anna suspirou e com um ar todo orgulhoso me disse:

- O Mundo é perfeito!!!

Eu ainda insistente...

- Perfeito?! Talvez haja algo de errado na perfeição do mundo. A senhora vive todos estes anos com muitas pessoas...

- Ahhhhh... Pessoas! _________ Fez um rostinho doce e irônico.

- Sim, Tia Anna... O que tem às pessoas?

- São a merda que o Universo jogou aqui. ____________Fazendo um bico de brava.

Daí, eu não tive mais argumentos com uma senhora lúcida de 102 anos, cuja sabia mais que todos que eu já conheci.