Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Opinando e Transformando: Robson Chaves

Robson Chaves - Professor de Português e Literaturas (UFF 2018). Colunista do site Olho Vivo, na coluna "Texto e Contexto".
Um livro lançado em Amazon, de nome "Boca tímida, mão nervosa. Indicado ao Prêmio Olho Vivo 2019.
Vencedor do Prêmio Maria José Maldonado de Literatura  2019 - categoria poesia - Academia Volta-Redondense de Letras.
Vencedor do II Concurso Literário de Barra Mansa, com a poesia "Ele é o caminho" 2018.

Em sua opinião, o que é cultura de paz?
Cultura de paz é a capacidade de criar um ambiente onde diferentes ideais possam ser manifestos, havendo o mínimo possível de atritos puramente ideológicos.
 
Como podemos difundir de forma coerente a paz neste vasto campo de transformação mental, intelectual e filosófica?
Diante da pluralidade humana, acredito que a cultura de paz passe por uma constante e sólida busca pelo conhecimento e exercício da empatia.
 
Como você descreve a cultura de paz e sua influência ao longo da formação da sociedade brasileira/humanidade?
A questão aqui no Brasil, infelizmente é complicada. A Constituição não é devidamente respeitada. Muito do que ali está, não passa de retórica e um conjunto de leis passível de interpretação parcial, para benefício da minoria política. Note, que não estou falando de espectro político, visto que há problemas em todos os lados. Enquanto a classe política viver em seu paraíso particular, ganhando altos salários (sem considerar auxílios extras), o povo vai definhar. Não há paz sem igualdade. Eu, por exemplo, sou cadeirante, e passo por vários problemas no que tange à acessibilidade de Barra Mansa [interior do Rio]. Na verdade, não só a referida questão, mas os demais problemas sociais, só quem sente na pele, sabe.
 
 
A cultura, a educação liberta ou aprisiona os indivíduos?
Acredito que a cultura e a educação são ferramentas. Como uma faca, pode ser usada para descascar um alimento ou para esfaquear alguém. Em outras palavras, depende da intenção e do uso que se faz. Razão pela qual, oriento o seguinte: leia, estude e resista.
 
Comente sobre o espaço digital, destacando sua importância na difusão do despertar da humanidade.
O espaço digital é uma ferramenta muito útil. Contudo, está poluído de Fake News e informações tendenciosas. O lado positivo é conhecer pessoas, boas causas, ou aprender um novo idioma, por exemplo. Ainda assim, a internet é a alternativa para ouvir o outro lado da história e ser menos manipulado pela mídia e demais poderosos.
 
Qual mensagem você deixa para a humanidade?
Busque a paz interior e o conhecimento. Seja tolerante e preserve as amizades. Não perca sua autenticidade, do contrário viverá segundo tendências e vontades alheias e perderá a identidade.
Dhiogo J Caetano
Enviado por Dhiogo J Caetano em 28/02/2020
Código do texto: T6876634
Classificação de conteúdo: seguro

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.

Comentários

Sobre o autor
Dhiogo J Caetano
Uruana - Goiás - Brasil
2406 textos (29377 leituras)
606 áudios (12834 audições)
4 e-livros (27 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 31/03/20 15:44)
Dhiogo J Caetano