ENTREVISTA COM O RECANTISTA (mestres do soneto): JOTA GARCIA

Continuando as entrevistas, agora alguns dos maiores poetas quando o assunto é SONETO. Ele foi um dos primeiros que me leu e já chegou a corrigir textos meus. Seus sonetos são incríveis, poetiza sobre qualquer tema e já foi responsável foi me dar uma overdose literária (efeito de muitas emoções após ler muitos textos do autor de uma vez só).

Com o intuito de divulgar excelentes recantistas, criei uma simples entrevista que aborda apenas temas relacionados à escrita. Enviei para meus recantistas favoritos. Todos leio por amor e muito gosto. Após ler a entrevista, sugiro que procure pelo trabalho dos autores entrevistados, pois além de amar seus textos, novos vínculos de leitores poderão nascer a partir desse contato.

CONHEÇA ESSA LENDA DO SONETO:

JOTA GARCIA

*ENTREVISTA COM O RECANTISTA*

*QUANDO VOCÊ COMEÇOU A ESCREVER?*

Tenho um filho que já aos 11 anos de idade (1979) mostrou grande inclinação para música. Foi quando comecei a escrever pequenas letras para ele musicar. Quando completou 16 anos, passou a escrever suas próprias letras, e eu dei uma parada só recomeçando a escrever depois que me aposentei.

*POR QUE VOCÊ ESCREVE?*

No momento, escrevo apenas por passatempo, sem nenhuma aspiração à carreira literária.

*O QUE VOCÊ ESCREVE?*

Basicamente sonetos, e eventualmente, uma pequena crônica.

*COMO VOCÊ ESCREVE?*

Qualquer dia, qualquer hora, quando me vem uma ideia anoto numa agenda e depois passo para o PC.

*POR QUE VOCÊ ESCREVE O QUE ESCREVE?*

Escrevo porque me dá prazer e me permite interagir com pessoas, que de outro modo não conseguiria.

*O QUE VOCÊ PRETENDE ESCREVENDO?*

Manter os neurônios em movimento e me afastar do “alemão”.

*SE INSPIRA EM ALGUM(A) AUTOR(A)?*

Não, procuro mais inspiração no cotidiano. Mas gosto de Quintana, Cecília Meireles, Augusto dos Anjos..

*QUAL SEU PIOR TEXTO E POR QUÊ?*

Meu pior texto, provavelmente o rasguei.

*PODERIA DIZER DE CABEÇA QUAL O SEU TOP 5 TEXTOS AUTORAIS?*

Difícil escolher, são todos medianos

- As Cores, o Tempo e Eu

- A Máquina do Tempo

- A Vida Numa Partitura

- O Julgamento da Árvore

- O Exemplo da Água

*NA SUA OPINIÃO, QUAL O SEU MELHOR TEXTO E POR QUÊ?*

O Julgamento da Árvore, nele fiz uma crítica carregada de ironia.

*SE VOCÊ PUDESSE OPTAR EM VIVER SÓ DO QUE ESCREVE, VOCÊ OPTARIA? POR QUE?*

Esta opção não existe.

*TEM ALGUMA PERGUNTA QUE NÃO FOI FEITA E VOCÊ GOSTARIA QUE ELA FOSSE FEITA SOBRE ESSE TEMA?*

Não.

*SE VOCÊ PUDESSE DIZER ALGO PARA QUEM QUER ESCREVER, O QUE DIRIA?*

Eu diria para ler, ler de tudo. De bulas de remédio aos best sellers, novos e antigos.

Link para textos do autor:

https://www.recantodasletras.com.br/autor.php?id=163114

Leandro Severo da Silva
Enviado por Leandro Severo da Silva em 11/04/2020
Reeditado em 11/04/2020
Código do texto: T6913420
Classificação de conteúdo: seguro