ENTREVISTA COM O RECANTISTA: MARIA TEREZA BODEMER, a mãezona da poesia: quando Cristo e o amor completam tudo

Continuando as entrevistas, agora com uma serva de Deus que tenho lido muito (e lerei bem mais) e tenho recebido constantes e amorosas visitas. Ela é poetisa, cronista, cristã, e tudo mais.

Com o intuito de divulgar excelentes recantistas, criei uma simples entrevista que aborda apenas temas relacionados à escrita. Enviei para meus recantistas favoritos. Todos leio por amor e muito gosto. Após ler a entrevista, sugiro que procure pelo trabalho dos autores entrevistados, pois além de amar seus textos, novos vínculos de leitores poderão nascer a partir desse contato.

CONHEÇA A POETISA QUE MOSTRA QUE CRISTO E O AMOR É A SOLUÇÃO:

MARIA TEREZA BODEMER, a mãezona da poesia.

QUANDO VOCÊ COMEÇOU A ESCREVER?

Eu diria que essa pergunta é bem abrangente, já que desde que comecei a ler, também tive que começar a escrever, de modo que comecei a escrever antes de aprender a ler (rs)

Mas, olhando para a retórica da pergunta, posso dizer que, apesar de ter escrito muitas coisas pessoais, inclusive cartas que enviava a amigas e uma Tia, e alguns outros escritos que ficaram perdidos nos computadores dos fórum, inclusive tendo participado de concurso de redação da terceira séria, ficando c om a medalha de bronze, e no Judiciário de Rondônia, também participei de três concursos de poesias, sendo que em dois fiquei em primeiro e segundo lugar, salvo esquecimento, e no terceiro fiquei entre as dez poesias selecionadas para um livro, que nunca foi publicado.

Mas escrever como arte, mesmo foi apenas quando por acaso fiquei sabendo da existência do Recanto das Letras, por uma amiga do fórum, que tem uma cunhada que escreve no RL, inclusive tem livros publicado, a autora Creusa Lima.

Foi então que em meados de 2017 passei a registrar meus escritos, de uma maneira organizatória que eu jamais imaginava que teria em minhas mãos. Então passei a estudar as teorias literárias apresentadas, para experimentar as várias maneiras de escrever textos, que no site era oportunizados. O Recanto das Letras é riquíssimo na variedade de formas para se escrever. E o melhor, tem teoria para se estudar e praticar. Desde então tenho escrito quase todos os dias.

2- POR QUE VOCÊ ESCREVE?

Porque eu escrevo... Hum... Uma necessidade, quase tão grande quanto foi a de ler.

Li muito; li tudo o que tive oportunidade; muito mais que só a bíblia; livros de aventura, romances, gibis os mais variados; livros de bolso; sobre guerra; sempre his(es)tórias, contos, aventuras...; teoria sobre qualquer tema só lia por conta da escola, porque era obrigado. Mas os livros de Machado de Assis e outros mais escritores portugueses e brasileiros li todos os que tive oportunidade, já que só depois dos 21 anos passei a ter dinheiro para comprar livros. Antes lia os que eu conseguia de amigas, biblioteca, ganhados, livros que minha irmã comprava, livros que os patrões da minha mãe dispunham para jogar, e ela trazia pra casa porque sabia que eu gostava de ler. Mas um detalhe: eu tinha que ler longe dela! Porque ela detestava me ver ‘parada’ lendo! Então, qdo ela estava por perto, eu estava fazendo algum trabalho doméstico ou estudando (com o livro na frente do caderno rs – as vezes). Revistas quaisquer, jornais os assuntos que me interessavam e até bula de remédio... Era uma viciada, uma devoradora de livro...

E todos os estudos e trabalhos que executei tive que escrever. Ler e escrever. Então eu creio que por isso escrevo. Porque se tornou uma necessidade gigantesca como é ler.

3- O QUE VOCÊ ESCREVE?

Escrevo sobre a vida, sobre o tempo, sobre a natureza; sobre pessoas, sobre os sentimentos, sobre ideias, política, religião; poesias, crônicas, alguns contos biográficos,

4- COMO VOCÊ ESCREVE?

(risos) Como escrevo? Qdo iniciei no RL ficava escrevendo as ideias em alguma agenda, caderno. Mas daí tinha que transcrever, copiar, na escrivaninha... Então passei a transcrever as ideias diretamente na página aberta. E o tema, assunto, inspiração vai se desenrolando automaticamente... As vezes preciso forçar a barra para sair algum inspiração, algum texto. Mas na maioria das vezes eles meio que saem sem muita dificuldade.

5- POR QUE VOCÊ ESCREVE O QUE ESCREVE?

Porque provavelmente está muito cheio o meu mundo astral (rs). Preciso aliviar meu HD mental; e escrever me alivia, me acalma, me tranquiliza. Dependendo do momento, é mesmo uma terapia. Dependendo dos problemas que estou a enfrentar, apenas mais motivos para escrever as dores que estou sentindo.

6- O QUE VOCÊ PRETENDE ESCREVENDO?

Minhas pretensões são modestas. Apenas deixar registrado o que sinto e penso da vida, das ações e reações minhas e das pessoas, dos meus sentimentos, pensamentos, emoções. Talvez ajudar alguém com o que escrevo. Porque no Recanto podemos ler e interagir, comentando. E em algum texto meio soturno, procuro deixar mensagens de esperança. Mas tem textos que me impulsionam a criticar, mas as pessoas não gostam; então tenho me desviado desses. O Recanto ensina muitas coisas pra gente. Além de escrever, nos oferece leituras várias, pensamentos diversos, e tbm ensinos de como melhor conviver, porque tem perigo também, e prudência é prática importante para não cair em armadilhas, porque tem...

7- SE INSPIRA EM ALGUM(A) AUTOR(A)?

Me inspiro em tudo o que vive; acho que inspiro em mim mesma, e em tudo do que já li; me inspiro em Deus, no Mestre Cristo Jesus, na Bíblia, tenho ela meio que quase toda remoída e memorisada em minha mente, alma, coração, consciente e subconsciente; e já vários livros de autores que falam sobre a bíblia, o que facilita a compreensão dela. Sou muito aberta a leitura várias. E no Recanto as vezes leio algum texto que me inspira. Então escrevo. Mas não costumo marcar quem escreve, mas o que escreve; acho mais interessante e importante, assim. Atualmente estou praticamente lendo apenas coisas do Recanto, ou seja, já entro na capa e vou buscando títulos. Em alguns comento, mas nem sempre tenho retorno. Mas não me importo. O que quero é servir e ser servida. E o Recanto é um prato cheio de variedades para quem gosta de ler e escrever, como eu.

8- QUAL SEU PIOR TEXTO E POR QUÊ?

De algum modo penso que todos os textos que publiquei no RL foi porque achei bom. Deixo para os leitores Recantistas o julgamento. Tenho até agora(hj) 1272 textos publicados, com 39.547 leituras.

9- PODERIA DIZER DE CABEÇA QUAL O SEU TOP 5 TEXTOS AUTORAIS?

Gosto das minhas poesias, sobre esperança, vida, cotidiano; também tenho algumas crônicas que gosto; e alguns contos.

A maioria dos textos que publico são autorais, e alguns são textos bíblicos, e um ou outro transformo em poesia, fazendo alguma modificação, releituras, a meu modo e de acordo com o que estou sentindo. Deixo também para os leitores descobrirem quais os meus melhores, e piores textos rs . É justo? Penso que como escritora, fazer isso é deixar o rio seguir seu curso...

10- NA SUA OPINIÃO, QUAL O SEU MELHOR TEXTO E POR QUÊ?

Tenho, como já disse acima, 39.547 leituras em meus textos publicados no RL. Os leitores RL selecionaram, e são, portanto, os mais lidos. Mas sei que tem outros muito bons, que tem bem menos leituras. Mas o que escrevo vou deixando pra trás, e sigo escrevendo e escrevendo; meu compromisso é ler e escrever no RL, e algumas vezes releio algum texto meu antigo, quando algum leitor vai lá e meio que ‘pesca’ ele. Dai releio e as vezes vejo defeitos e outras penso: - Nossa esse ficou realmente muito top...rs

11- SE VOCÊ PUDESSE OPTAR EM VIVER SÓ DO QUE ESCREVE, VOCÊ OPTARIA?

A Vida, Deus, me concedeu a obrigação de ler e aprender. E escrever fez parte dessa missão de vida. Tudo o que li e escrevi, tanto por lazer como para estudar, apliquei no que trabalhei, e hoje utilizo para transformar em poesias e demais textos, o que aprendi na vida. Então posso dizer que minha profissão foi ler, interpretar, escrever. E continuo utilizando o poder da escrita, graças ao site do Recanto das Letras.

12- POR QUE?

Porque escrevo? Porque vivo disso. Meu salário de aposentada recebo devido aos mais de trinta anos que utilizei da minha capacidade de leitura e escrita, nos trabalhos que exerci, tanto registrados em carteira, ou no concurso do TJRO, como antes, como ‘ensinadora’ que fui, professora eventual em São Paulo/SP, e ‘ensinadora’ dos meus irmãos, como irmã mais velha que os ajudava nos estudos, porque a mais velha e meus pais estavam trabalhando fora. E tbm fui educadora de minhas filhas. E os melhores presentes que recebi foram livros. E gosto muito de dar livros. E minhas filhas sempre tiveram livros por perto, por mais que resistissem.... Mas hoje são leitoras também. O meu exemplo como leitora e estudiosa contribuiu para que todos os meus sobrinhos quisessem, de alguma foram, estudar. Sou um bom exemplo a seguir. Por isso escrevo. Por isso leito. Porque sou feliz fazendo isso.

13- TEM ALGUMA PERGUNTA QUE NÃO FOI FEITA E VOCÊ GOSTARIA QUE ELA FOSSE FEITA SOBRE ESSE TEMA?

Já escrevi tanto, mais até do que me foi pedido. Então prefiro não criar mais motivos para escrever nessa entrevista rs

14- SE VOCÊ PUDESSE DIZER ALGO PARA QUEM QUER ESCREVER, O QUE DIRIA?

Comece a escrever quando começar a ler. Porque é isso mesmo o que acontece. Mas não apenas leia por obrigação. Leia por prazer, lazer. Descubra algum assunto que possa te agradar e leia. Não fique apenas nos filmes. Eles são limitados e não estimulam a memória como os livros. Os livros, mesmo os virtuais, são maravilhosos. Leia de tudo um pouco. Busque o conhecimento, lendo sobre tudo. Ler sobre tudo faz desenvolver em nós o senso crítico, tão importante para desenvolvermos uma mente que escreve com sabedoria. Escritos que podem ajudar a sociedade em que vivemos. Ler e escrever nos traz conhecimentos diversos sobre o que aconteceu no mundo, e quanto mais lemos e exercitamos, escrevendo, mais adquirimos a capacidade de entender, interpretar, e com isso, a capacidade de ensinar.

Deus nos abençoe, com inteligência, para alcançarmos conhecimentos de justiça, para vivermos com sabedoria e amor! Amém!!!

Link para textos da autora:

https://www.recantodasletras.com.br/autores/terezabodemer

Leandro Severo da Silva
Enviado por Leandro Severo da Silva em 11/04/2020
Código do texto: T6913789
Classificação de conteúdo: seguro