ENTREVISTA COM O RECANTISTA: CARMEM LÚCIA, a Senhora da Serotonina.

Continuando as entrevistas, agora com uma das mais ilustres escritoras do nosso grupo do "zap zap". Alegria, ritmo, contos, inspiração, sarau e poesia tem feito parte 24 horas da vida desta mulher que realiza inúmeros trabalhos artísticos onde mora.

Com o intuito de divulgar excelentes recantistas, criei uma simples entrevista que aborda apenas temas relacionados à escrita. Enviei para meus recantistas favoritos. Todos leio por amor e muito gosto. Após ler a entrevista, sugiro que procure pelo trabalho dos autores entrevistados, pois além de amar seus textos, novos vínculos de leitores poderão nascer a partir desse contato.

CONHEÇA A SENHORA DA SEROTONINA:

CARMEM LÚCIA

*ENTREVISTA COM O RECANTISTA*

*QUANDO VOCÊ COMEÇOU A ESCREVER?*

Antes mesmo de começar a falar

*POR QUE VOCÊ ESCREVE?*

Porque há dentro de mim um vulcão de palavras. Se eu não colocar pra fora é explosão na certa.

*O QUE VOCÊ ESCREVE?*

Poemas, minicontos, cartas...

*COMO VOCÊ ESCREVE?*

Eu não tenho, assim, uma técnica. Eu deixo as palavras fluirem, sem métrica, sem rima, mas NUNCA sem graça.

As vezes falo: "vou escrever um poema" e quando vou ler virou uma prosa poética. Mas eu pego aquela prosa e a coloco de tal forma que se transforma num poema ao digitar.

*POR QUE VOCÊ ESCREVE O QUE ESCREVE?*

Porque se eu não escrevesse explodiria. E sei que o mundo precisa desses escritos. As pessoas querem. Elas precisam que levemos até ela o verso, a palavra, a poesia que há na palavra, o poema, o conto... e o mundo hoje exige da gente algo mais sucinto. Tipo um outdoor. Você passa, lê e "PÁ", e aquilo já ficou gravado em sua cabeça.

*O QUE VOCÊ PRETENDE ESCREVENDO?*

Pretendo levar o máximo que eu puder da palavra ao vento. Que ele adentre as casas através do assobio do vento, das mídias, das lives que tenho feito, dos saraus... do encantamento que elas são.

*SE INSPIRA EM ALGUM(A) AUTOR(A)?*

Olha, eu vou dizer... bem verdade. Nós precisamos ter muito conhecimento de autores... escritores que já passaram por esse planeta. Então, como existe aquela máxima "nada se cria, tudo se recria, transforma" eu acredito que todos nós temos uma veia de alguém que a gente goste. A gente não copia, mas aquilo fica dentro do nosso cérebro martelando.

Eu gosto muito do nosso poeta maior do nosso estado, Manoel de Barros. Porque ele fala das insignificâncias.

Mas se perguntarem se eu tenho uma "linha", ou se sigo alguma linha? Não. Não. Não.

*QUAL SEU PIOR TEXTO E POR QUÊ?*

Meu pior texto... putz. Difícil hein. Eu... normalmente eu não jogo no lixo. Eles ficam abandonados aqui. As vezes acompanhados pelas traças. Um dia eu posso pega-los de volta, talvez sim, talvez não. Estão soltos em algumas folhas aqui. Não saberia dizer qual seria meu pior texto.

Eu, porém, evito escrever em épocas de muita dor. Eu tento debulhar da melhor forma possível essa dor para ameniza-la. E não falar dela como ela é. Eu dou uma maquiada nessa dor.

Mas o pior... eu não sei.

*PODERIA DIZER DE CABEÇA QUAL O SEU TOP 5 TEXTOS AUTORAIS?*

Ai. Eu não sei não. Huuummm.

Não sei. De verdade.

*NA SUA OPINIÃO, QUAL O SEU MELHOR TEXTO E POR QUÊ?*

Meu melhor texto é aquele que quando eu leio eu falo P***, VELHO. ESSE ME TOCOU! E eu sinto uma lágrima dar uma escorridinha aqui no canto do olho.

*SE VOCÊ PUDESSE OPTAR EM VIVER SÓ DO QUE ESCREVE, VOCÊ OPTARIA? POR QUE?*

Ahhhhh tenha certeza que sim! Organizaria uma comunidade de amigos poetas, lua,estrelas, água corrente, cachoeiras,poesia. Meu sonho!

*TEM ALGUMA PERGUNTA QUE NÃO FOI FEITA E VOCÊ GOSTARIA QUE ELA FOSSE FEITA SOBRE ESSE TEMA?*

Não.

*SE VOCÊ PUDESSE DIZER ALGO PARA QUEM QUER ESCREVER, O QUE DIRIA?*

Escreva.

Dentro de todos nós há uma criança que precisa ser liberta. Dentro de todos nós há uma caneta, um lápis, uma cor que precisa ser utilizada e há palavras que precisam ser soltas.

Bota no papel... vai. Tenta. Faz. Você consegue

Link para textos da autora:

https://www.recantodasletras.com.br/autores/carmemlucia

Leandro Severo da Silva
Enviado por Leandro Severo da Silva em 11/04/2020
Código do texto: T6914120
Classificação de conteúdo: seguro