ENTREVISTA COM O RECANTISTA (da série MESTRES DO SONETO): CREUSA LIMA

Continuando as entrevistas (quadro esse que estou amando fazer), agora uma professora que cada texto seu é uma aula de talento, métricas, rimas diferenciadas e muito mais. Ela que já é autora de vários livros, está trabalhando em mais dois... E agora... nova integrante do grupo do "zap zap".

Com o intuito de divulgar excelentes recantistas, criei uma simples entrevista que aborda apenas temas relacionados à escrita. Enviei para meus recantistas favoritos. Todos leio por amor e muito gosto. Após ler a entrevista, sugiro que procure pelo trabalho dos autores entrevistados, pois além de amar seus textos, novos vínculos de leitores poderão nascer a partir desse contato.

CONHEÇA A MESTRA DO SONETO:

CREUSA LIMA

ENTREVISTA COM O RECANTISTA:

*QUANDO VOCÊ COMEÇOU A ESCREVER?*

Aff. Faz tanto tempo, penso que em 1966 quando dia 10 anos de idade. Escrevi uma poesia para minha professora que se chama MARIA PIRES DE VARGAS, estava no 4 ano do EF. Lembro como se fosse hoje, que após ler meu texto ela chorava de emoção dizendo que eu ia ser poeta e escritora. Que meu texto era muito poesia por isso se emocionou, contudo não consigo lembrar muita coisa sobre o contexto da tal poesia, mas, lembro alguma coisa do enredo: chamava de querida professora Maria que um dia veio de Vila Velha para ser a melhor professora que já tive. Dizia tbm sobre a sua simpatia, elegância, falava das suas roupas lindas e por fim eu dizia que queria que ela vivesse muito e que fosse muito amada e feliz. Ela guardou o texto. Depois disso não parei mais. Escrevia a torto e a direito sobre tudo e adorava expô-los para as pessoas. Kkkkkkk

*POR QUE VOCÊ ESCREVE?*

Por que eu escrevo? Acho que é uma necessidade implícita que vem da alma. O dia que não consigo escrever nada, sinto um vazio...não sei o que é mas, tenho até insônia...e quando ponho pra fora e fica bom, pareço ficar leve...satisfeita, ainda que nesse dia, outras coisas não tenha dado muito certo...

*O QUE VOCÊ ESCREVE?*

Escrevo várias coisas e assuntos diversificados: artigos científicos sobre educação, literatura e sua teoria, sobre comportamento humano.- ROMANCES (ruralista, urbano, sobrenatural), Contos, crônicas, sonetos e poemas. - sei que preciso e quero me aperfeiçoar bastante, antes de passar desta vida para a outra que certamente é bem mais interessante. Imagino que seja. kkkkk

*COMO VOCÊ ESCREVE?*

Escrevo a qualquer hora, desde que a inspiração aflore e tenha o instrumento necessário. Celular ou computador. Não gosto de escrever a mao. Tenho muita preguiça...

*POR QUE VOCÊ ESCREVE _O QUE ESCREVE_?*

Não sei bem porque gosto desse tipo de escrita - é um desejo que vem nao sei de onde e vai não sei para aonde.

*O QUE VOCÊ PRETENDE ESCREVENDO?*

Veja bem. Até 2012, ainda jogava fora alguns escritos, deixei de fazê-lo quando me convidaram para publicar. Hoje em dia, tenho alguns arquivos incompletos...vai que serve para alguma coisa mais tarde!

...Agora ando pensando: ...e, se num futuro bem próximo...antes, ou, depois que eu me for, minhas obras começarem a dar algum dimdim...nunca se sabe, não! Se isso acontecer vou deixar uma boa herança para a familia e para os que serão obrigados a ler-me. Quanta pretensão!!!

*SE INSPIRA EM ALGUM(A) AUTOR(A)?*

Inspiro-me com certeza - nas canções antigas, tipo: Altemar Dutra, Orlando Silva, Toquinho, Adoniran Barbosa e muitos outros - poetas: Fernando Pessoa, Olavo Bilac, Jorge de Lima, Ferreira Gulart, Mayacovisk... etc... muita gente boa por aí, faz minha cabeça - mas não me baseio em nenhum deles... nem no estilo nem no conteúdo...eles apenas me inspiram... ficaria citando um elenco enorme, pois sou apaixonada por leitura, pelo jeito vc tbm é, não Leandro? Quando leio fico tão concentrada que não escuto mais nada. Se alguém me gritar, vai explodir que não ouço. Absorção total. Minha família inteira diz que desligo do resto do mundo quando me concentro no que quero.

*QUAL SEU PIOR TEXTO E POR QUÊ?*

Acho que os piores eram tão ruins que joguei fora. Foram muitos de contexto frágil e sem poesia... Minha opinião.

*PODERIA DIZER DE CABEÇA QUAL O SEU _TOP 5 TEXTOS AUTORAIS?_*

Os poemas: Outra vez, O oceano e eu, Ilha de amar.

Os contos: Destino Cruel, E agora Severino.

Os sonetos deixo para meu entrevistador escolher. (TODOS NÉ MUIÉ!)

*NA SUA OPINIÃO, QUAL O SEU MELHOR TEXTO E POR QUÊ?*

Não conseguiria escolher o melhor, cada um deles tem um porquê. Vi alguém que me fez lembrar de algo marcante, escutava uma canção que me inspirou, ou mesmo o instante vivido... por isso, não sei qual é o melhor. Talvez se vc me perguntasse sobre um específico, eu pudesse lhe dizer...

*SE VOCÊ PUDESSE OPTAR EM VIVER SÓ DO QUE ESCREVE, VOCÊ OPTARIA? POR QUE?*

Acho que não optaria por viver apenas do que escrevo, até porque teria que escrever muito mais para poder comprar a marmita...kkkkk, os leitores são raros, as pessoas, na sua maioria não gostam de ler. Quando lêem, é porque precisa saber sobre, ou porque a leitura faz parte do processo em que ela se insere, ou, da sua profissão... ex: médicos, só lêem sobre medicina e de acordo com a sua especialidade. Raramente sabem de forma mais profunda sobre uma especialidade que não seja a sua.

*TEM ALGUMA PERGUNTA QUE NÃO FOI FEITA E VOCÊ GOSTARIA QUE ELA FOSSE FEITA SOBRE ESSE TEMA?*

Satisfeitissima com a sua entrevista. Os questionamentos estão excelentes...

*SE VOCÊ PUDESSE DIZER ALGO PARA QUEM QUER ESCREVER, O QUE DIRIA?*

Quem pretende ou gosta de escrever, primeiramente, precisa ter consciência sobre o que vai escrever e gostar de fazê-lo. A escrita tem que ser prazerosa. A fome e sabor do alimento são responsáveis pelo apetite.

(Acréscimo da entrevistada):

Caro amigo, Leandro!

Você além de leitor assíduo dos meus textos, independente das minhas visitas a sua página no RL, coloca-me no mesmo nível dos melhores que fazem parte do seu gosto. Sou lhe grata e também sua fã.

Você é mesmo incrível. Pessoinha simpática, inteligente e um escritor de ideias fabulosas, quando não, inusitadas.

É um prazer enorme poder dizer que já somos amigos.

Gostei muito de ser entrevistada por você.

Obrigada!

Link para textos da autora:

https://www.recantodasletras.com.br/autor.php?id=148580

Leandro Severo da Silva
Enviado por Leandro Severo da Silva em 14/04/2020
Código do texto: T6917253
Classificação de conteúdo: seguro