Otávio Oliveira

Entrevista: Opinando e Transformando

Otávio Oliveira - tem formação acadêmica em Odontologia. É músico com formação em violão clássico, toco e canto. É artista plástico, porém sem formação acadêmica na área.

Em sua opinião, o que é cultura de paz?

Honestamente não conheço a fundo a cultura de paz, mas me parece uma excelente forma de controle não só da violência, mas também dessa onda de hostilidade entre as pessoas que parece que tomou contra de várias partes do mundo atualmente.

A cultura, a educação liberta ou aprisiona os indivíduos?

A educação “ pode libertar “ e digo isso baseado em uma teoria de um autor brasileiro chamado Silvio Almeida , na qual ele coloca a educação como uma propagadora do Racismo estrutural, da homofobia e da misoginia no Brasil . Sendo assim, acho que a educação pode sim libertar sim, porém desde que seja necessariamente inclusiva.

Comente sobre o espaço digital, destacando sua importância na difusão do despertar da humanidade.

Acho que os espaços digitais podem ser extremamente úteis. Existe uma disponibilidade imensa de informação positiva e isso espalha conhecimento, no entanto, existe também uma quantidade grande de coisas inúteis e depreciativas na rede que é responsável pela disseminação de ódio e preconceitos. Possuo um canal no YouTube onde divulgo meu trabalho como músico e canais no Facebook e no Instagram onde divulgo meu trabalho como artista plástico.

Qual mensagem você deixa para a humanidade?

Minha mensagem para o mundo é que a humanidade precisa dar o primeiro passo para uma mudança na maneira como lidamos uns com os outros. O nome desse passo é RESPEITO. Ainda não evoluímos o suficiente para que nos amemos uns aos outros, sendo assim, se começarmos apenas nos respeitando, já seria uma mudança significativa.

Dhiogo J Caetano
Enviado por Dhiogo J Caetano em 12/12/2020
Código do texto: T7133795
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.