Entrevista com o autor Luís Fonseca

Entrevista

ICE- O que é para si a poesia? E o que é para si um poeta?

Luís Fonseca- Na minha modesta opinião, é a voz silenciosa que ecoa nas paredes dos nossos corações. É o nosso sonho, nosso medo, visão e pensamento, é o poder adormecido em nosso pulso.

ICE-Como foi o seu primeiro contacto com a poesia?

Luís Fonseca- Através da minha mãe

ICE-Escreve apenas poesia ou também tem interesse por outro género literário?

Luís Fonseca- Poesia e prosa.

ICE-Prefere escrever quando está sozinho ou a vida que o/a rodeia é também a sua inspiração?

Luís Fonseca- Escrevo, pois sou obrigado a escrever, é como se tivesse possuído, tenho de libertar o que vai no meu imaginário, onde tudo ganha forma, nome, cheiro e som.

ICE-A que autor(es) escreveria um poema em agradecimento ou homenagem pela inspiração que lhe transmitiu?

Luís Fonseca- À minha mãe.

ICE-Alguma vez quis ou sentiu a necessidade de frequentar um curso de escrita criativa?

Luís Fonseca- Não.

ICE- Gosta mais de livros físicos ou os livros digitais (e-books)?

Luís Fonseca- Físicos.

ICE-Quando começa a escrever, já sabe como vai terminar o seu poema? Ou vai criando à medida que escreve?

Luís Fonseca- Só às vezes, escrever um poema é como um "comboio". Também tem paragens.

ICE-Quais são os seus autores preferidos (nacionais ou estrangeiros)?

Luís Fonseca- Nacionais: Florbela Espanca, Sophia M.B. Anderson, Eça de Queiroz, Fernando Pessoa. Estrangeiros: J.K Rowling e Isabel Allende.

ICE- Tem alguma obra publicada ou que gostasse de vir a publicar? Quer falar-nos desses projetos?

Luís Fonseca- Ainda não, estou a trabalhar em dois contos. Um, com 50 páginas, um autoretrato e de que forma vejo o mundo "transfigurado". O outro, sobre o fantástico, a aventura e a magia.