Entrevista com o autor João Marques

Entrevista

ICE- O que é para si a poesia? E o que é para si um poeta?

João Marques- Poesia é um texto livre que para mim não tem regras, para mim um poema não se define por rimar, mas sim pela maneira como é escrito.

Um poeta é alguém que se dedica a escrever apenas este tipo de texto e que aproveita cada detalhe, pois a poesia pode começar de qualquer palavra ou pensamento.

ICE-Como foi o seu primeiro contacto com a poesia?

João Marques- O primeiro contacto com a poesia concreta foi no meu primeiro ano de escrita eu já tinha essa tendência de escrever texto poético e comecei a explorar essa forma de texto.

ICE-Escreve apenas poesia ou também tem interesse por outro género literário?

João Marques-Tenho interesse em prosa escrevo principalmente prosa e poesia, mas na prosa há sempre toques de poesia.

ICE-Prefere escrever quando está sozinho ou a vida que o/a rodeia é também a sua inspiração?

João Marques- Ambos, um acontecimento no dia a dia pode dar um poema ou um livro, acontecimentos que achamos normais para mim são possíveis livros.

A vida que me rodeia é um forte influenciador.

ICE-A que autor(es) escreveria um poema em agradecimento ou homenagem pela inspiração que lhe transmitiu?

João Marques- Escreveria principalmente a dois escritores portugueses que sempre me inspiraram que são Fernando Pessoa e José Saramago

ICE-Alguma vez quis ou sentiu a necessidade de frequentar um curso de escrita criativa?

João Marques- Não acho que a linguagem corrente é a mais completa pois na linguagem do dia a dia há palavras mais ricas e outras mais normais mais banais.

E aproveito a linguagem para dar a minha escrita uma proximidade ao dia a dia dos leitores.

ICE- Gosta mais de livros físicos ou os livros digitais (e-books)?

João Marques- Prefiro livros físicos, mas a via online tambem é uma excelente ferramenta para os livros serem mais divulgados e lidos, e principalmente para que haja mais leitores.

ICE-Quando começa a escrever, já sabe como vai terminar o seu poema? Ou vai criando à medida que escreve?

João Marques- Depende maior parte das vezes não sei o fim e vou pensando a medida que escrevo, mas também é recorrente eu apontar o poema e depois publicar online.

ICE-Quais são os seus autores preferidos (nacionais ou estrangeiros)?

João Marques- Os meus preferidos são Fernando Pessoa e José Saramago, Fernando Pessoa pelo uso dos heterônimos e José Saramago pela falta de pontuação acho algo muito interessante.

ICE- Tem alguma obra publicada ou que gostasse de vir a publicar? Quer falar-nos desses projetos?

João Marques- Tenho neste lançarei um livro da minha autoria chamado poetas sem amor através da chiado books. E pretendo lançar mais o segundo seria Sombras.