Entrevista com a autora Maria Gomes

Entrevista

ICE- O que é para si a poesia? E o que é para si um poeta?

Maria Gomes- Para mim a poesia é uma arte de criar emoções em verso e um poeta é um criador de poesia.

ICE-Como foi o seu primeiro contacto com a poesia?

Maria Gomes- O meu 1º contacto com a poesia foi no início dos anos setenta, quando ouvi alguém a recitar um poema, gostei e comecei a rabiscar palavras em versos e não mais parei.

ICE-Escreve apenas poesia ou também tem interesse por outro género literário?

Maria Gomes- Escrevo poesia e prosa.

ICE-Prefere escrever quando está sozinho ou a vida que o/a rodeia é também a sua inspiração?

Maria Gomes- Escrevo sempre que me apetece e toda a natureza me serve de inspiração, escrevo a qualquer hora e em qualquer dia, mas gosto de escrever deitada.

ICE-A que autor(es) escreveria um poema em agradecimento ou homenagem pela inspiração que lhe transmitiu?

Maria Gomes- Não me inspiro nos outros autores, leio muito pouco, mas já escrevi muito para homenagear muitos autores, artistas, amigos, familiares e instituições, respeito muito o trabalho dos outros, as minhas homenagens provam isso.

ICE-Alguma vez quis ou sentiu a necessidade de frequentar um curso de escrita criativa?

Maria Gomes- Nunca senti essa necessidade.

ICE- Gosta mais de livros físicos ou os livros digitais (e-books)?

Maria Gomes- Gosto mais de livros físicos.

ICE-Quando começa a escrever, já sabe como vai terminar o seu poema? Ou vai criando à medida que escreve?

Maria Gomes- Normalmente crio o poema mentalmente e a seguir escrevo-o e no fim revejo-o.

ICE-Quais são os seus autores preferidos (nacionais ou estrangeiros)?

Maria Gomes- Embora tenha lido pouco, mas sim, além do Camões, Bocage, Florbela Espanca, Antero de Quental, Pessoa e António Aleixo, aprecio mais os nacionais.

ICE- Tem alguma obra publicada ou que gostasse de vir a publicar? Quer falar-nos desses projetos?

Maria Gomes- Sim tenho várias obras publicadas e tenciono continuar, mas sempre sem pressa, como fiz até aqui.