Entrevista com a autora Graça Canhão

Entrevista

ICE- O que é para si a poesia? E o que é para si um poeta?

Graça Canhão- A poesia é tudo, é a vida na sua expressão mais verídica e emocional.

O poeta é principalmente um ser que sente e sonha profundamente, no limiar da loucura para muitos, mas talvez seja aí a fronteira da realidade.

ICE-Como foi o seu primeiro contacto com a poesia?

Graça Canhão- Surgiu naturalmente, somos um povo de poetas.

ICE-Escreve apenas poesia ou também tem interesse por outro género literário?

Graça Canhão- Tenho interesse diversificado, sou uma apaixonada pelas palavras.

ICE-Prefere escrever quando está sozinho ou a vida que o/a rodeia é também a sua inspiração?

Graça Canhão- Impossível ficar indiferente ao que nos rodeia, a vida só por si é inspiradora, depois é deixar fluir o sentir e dar-lhe “voz" nas palavras.

ICE-A que autor(es) escreveria um poema em agradecimento ou homenagem pela inspiração que lhe transmitiu?

Graça Canhão- Não é fácil responder, porque muitos me inspiram:

Fernando Pessoa, Eugênio de Andrade, Florbela Espanca, Eça de Queiroz, António Aleixo, Zeca Afonso, Ary dos Santos, Pablo Neruda, e depois toda uma nova geração que escreve maravilhosamente.

ICE-Alguma vez quis ou sentiu a necessidade de frequentar um curso de escrita criativa?

Graça Canhão- Por acaso gostava, mas ainda não tive disponibilidade para o fazer.

ICE- Gosta mais de livros físicos ou os livros digitais (e-books)?

Graça Canhão- O livro físico é mágico, tem cheiro, tem toque, tem uma identidade própria. Mas os digitais são sem dúvida mais acessíveis a um maior número de leitores.

ICE-Quando começa a escrever, já sabe como vai terminar o seu poema? Ou vai criando à medida que escreve?

Graça Canhão- Tenho uma ideia inicial, mas nunca sei onde as palavras me levam, apenas vou atrás delas.

ICE-Quais são os seus autores preferidos (nacionais ou estrangeiros)?

Graça Canhão- Gosto de ler um pouco de tudo, acredito que nem as palavras nem os autores são demais, depende do estado de alma.

Estrangeiro adoro Pablo Neruda

Nacionais Fernando Pessoa, Eugênio de Andrade, Florbela Espanca, Eça de Queiroz, José Saramago, Ary dos Santos, Rosa Lobato Faria e tantos mais.

ICE- Tem alguma obra publicada ou que gostasse de vir a publicar? Quer falar-nos desses projetos?

Graça Canhão- Tenho 3 obras publicadas no Brasil, que resultaram da participação em diversas coletâneas. Tenho o sonho de um dia publicar um livro a solo no meu país, Portugal.