Entrevista com a autora Alice Santos

Entrevista

ICE- O que é para si a poesia? E o que é para si um poeta?

Alice Santos- Poesia é tudo o que quisermos que seja. Tanto pode ser “um estado de alma”, como algo escrito “a pedido”, como a vontade de por no papel o que rodeia quem escreve. Vai depender da forma como o poeta usa as palavras. O poeta é o que faz da sua loucura poesia, é o que dá ao leitor palavras que o obrigam a pensar.

ICE-Como foi o seu primeiro contacto com a poesia?

Alice Santos- O contacto com a poesia teve início no que hoje chamamos de ensino básico. Dava por mim a escrever pequenas poemas, simples quadras relativas às mais diversas ocasiões. Com o tempo fui lendo os autores a que ia tendo acesso e descobrindo que era algo importante para mim, que me fascinava.

ICE-Escreve apenas poesia ou também tem interesse por outro género literário?

Alice Santos- A poesia é, sem dúvida, o que mais escrevo, mas também tenho pequenos contos.

ICE-Prefere escrever quando está sozinho ou a vida que o/a rodeia é também a sua inspiração?

Alice Santos- Quando escrevo opto por estar sozinha. Quanto à inspiração muito haveria para dizer, contudo gosto de escrever quando me apetece e não por estar alegre ou triste, não por ser o meu estado de alma, não as minhas emoções.

ICE-A que autor(es) escreveria um poema em agradecimento ou homenagem pela inspiração que lhe transmitiu?

Alice Santos- Aos autores celebres que leio, e que já partiram, não adianta escrever. Há, no entanto, um grande amigo e poeta (também desaparecido do mundo dos vivos) que, há muitos anos, muito me incentivou a escrever, mas a quem nunca conseguirei dedicar um poema. A Alberto Estima de Oliveira agradeço recordando-o com carinho.

ICE-Alguma vez quis ou sentiu a necessidade de frequentar um curso de escrita criativa?

Alice Santos- Sempre que ouvia falar nesses cursos ficava curiosa, mas havia sempre uma razão que me levava a não me inscrever. Um dia decidi participar num, pois tinha ouvido dizer que o formato era interessante. E foi!

ICE- Gosta mais de livros físicos ou os livros digitais (e-books)?

Alice Santos- Estando ligada aos livros por questões profissionais, é óbvio que o livro físico é o meu preferido. Claro que, também por isso, estou aberta a outras formas de leitura.

ICE-Quando começa a escrever, já sabe como vai terminar o seu poema? Ou vai criando à medida que escreve?

~

Alice Santos- Nunca sei como irá acabar quando começo a escrever. Vou escrevendo e só quando o texto me parece fazer sentido o dou por terminado.

ICE-Quais são os seus autores preferidos (nacionais ou estrangeiros)?

Alice Santos- Seria difícil nomear todos. Destaco Miguel Torga, Sophia de Mello Breyner, David Mourão-Ferreira, Sebastião da Gama, Maria do Rosário Pedreira, Goreti Dias, Boris Vian.

ICE- Tem alguma obra publicada ou que gostasse de vir a publicar? Quer falar-nos desses projetos?

Alice Santos- Ao longo dos anos tenho participado em coletâneas de poesia e contos. Pequenos contos e muitos poemas, que podem ser uma obra a solo, está na gaveta. Quem sabe se verão a luz do dia…