Entrevista com a autora Maria do Pilar Josué de Sousa Santos

Entrevista

ICE- O que é para si a poesia? E o que é para si um poeta?

Maria do Pilar Josué de Sousa Santos - A poesia para mim é a forma que o coração encontrou para escrever o que nos vai na alma.

ICE-Como foi o seu primeiro contacto com a poesia?

Maria do Pilar Josué de Sousa Santos- Em criança, quando aprendi a ler na Cartilha maternal de João de Deus.

ICE-Escreve apenas poesia ou também tem interesse por outro género literário?

Maria do Pilar Josué de Sousa Santos- Escrevo apenas poesia. O meu projecto inicial era escrever a minha história de vida, mas a poesia tem-me ocupado o tempo disponível.

ICE-Prefere escrever quando está sozinho ou a vida que o/a rodeia é também a sua inspiração?

Maria do Pilar Josué de Sousa Santos- Gosto de escrever quando estou sozinha, sempre com música de fundo, mas a minha inspiração vem da vida que me rodeia.

ICE-A que autor(es) escreveria um poema em agradecimento ou homenagem pela inspiração que lhe transmitiu?

Maria do Pilar Josué de Sousa Santos- A Luis Vaz de Camões. A Fernando Pessoa a Sophia de Mello Breyner, mas Camões e os é sem dúvida um dos que mais aprecio.

ICE-Alguma vez quis ou sentiu a necessidade de frequentar um curso de escrita criativa?

Maria do Pilar Josué de Sousa Santos- Não. A escrita faz parte de mim, escrevo de acordo com o meu estado de espírito, sem pretensões.

ICE- Gosta mais de livros físicos ou os livros digitais (e-books)?

Maria do Pilar Josué de Sousa Santos- Sem dúvida, de livros físicos!

ICE-Quando começa a escrever, já sabe como vai terminar o seu poema? Ou vai criando à medida que escreve?

Maria do Pilar Josué de Sousa Santos- Não, nunca sei. E tudo muito espontâneo, um poema pode começar por uma frase que surge na minha mente, um tema ou uma ideia e à medida que vou escrevendo, as palavras vão desabrochando.

ICE-Quais são os seus autores preferidos (nacionais ou estrangeiros)?

Maria do Pilar Josué de Sousa Santos- Muitos, mas nenhum em particular Gosto de bons livros, de bons autores de diversas áreas e temas.

ICE- Tem alguma obra publicada ou que gostasse de vir a publicar? Quer falar-nos desses projetos?

Maria do Pilar Josué de Sousa Santos- Uma editora que infelizmente já não existe, devido ao falecimento precoce da proprietária (a Pastelaria estúdios) premiou em 2018 os autores dos 3 melhores poemas da obra “Perdidamente” Vol III, com a publicação de um pequeno livro com 50 poemas, Fui uma das premiadas. A edição contou apenas com 30 exemplares, não tendo sido possível, pelas razões acima apontadas a edição de mais exemplares. No entanto considero o livro muito pequeno. Escrevo poesia, desde setembro se 2014, após a minha aposentação e a partir daí, nunca mais parei. Tenho vindo a publicá-la, em diversos volumes, à medida que vou escrevendo, em co-autoria com outros poetas e escritores, em edições de autores.

Tenho alguns ideias em mente, para publicação de um volume onde possa juntar todos os poemas, escritos até aqui, mas de momento não tenho nenhum projecto, uma vez que desde 2019, estou em tratamento de uma doença oncológica, que felizmente está a progredir muito favoravelmente.