Dalton:38 - As ilusões terrenas

- Dalton...

- Sim.

- Se não existissem religiões, no que acreditaríamos?!

- Em tantas outras bobagens.

- Como assim?!

- As ilusões religiosas seriam substituídas por ilusões terrenas.

- Você poderia explicar melhor essa ideia!

- A religiões monoteístas são promessas de um mundo melhor que somente se alcança após a morte. São ilusões metafísicas.

- E o que são ilusões terrenas?

- Estas são piores do que as religiosas. São utopias políticas que prometem um mundo melhor aqui mesmo na Terra.

- Mas porque as ilusões terrenas são piores do que as religiosas?

- O acesso ao mundo melhor das religiões, o paraíso, depende exclusivamente de cada indivíduo. A fé e sua obediência as leis de Deus são garantias de uma vida melhor, eternamente feliz, no paraíso celestial. Mesmo que não seja factível este mundo metafísico, mas ninguém poderá reclamar que foi enganado. É uma promessa utópica muito inteligente.

- E quanto as ilusões terrenas?

- Já as ilusões terrenas, as utopias políticas de um mundo melhor, são aquelas que prometem que todos poderão alcançar o paraíso aqui mesmo na Terra. Nada inteligente.

- De que forma?

- As democracias liberais dos sistemas capitalistas (do tipo EUA) e os comunismos de Estado (do tipo Chinês) prometem paraísos materiais à todos. É só todo mundo trabalhar e empreender que a vida vai melhorar. São ilusões políticas de escala planetária. Os dois sistemas tem fieis seguidores em todo o planeta.

- E se conseguirem?!

- Não durará muito tempo este paraíso terreno. Serão paraísos provisórios. De curta duração histórica. E pior, as promessas não serão cumpridas. Ao contrário dos morto que não reclamam, os vivos reclamarão o direito de viver no paraíso terreno prometido. Não vai dá certo.

- Por quê?

- Tente imaginar um só planeta, com mais de sete bilhões de pessoas, desejando alcançar os paraísos materiais das classes médias Norte Americana e Chinesa numa escala planetária. Agora perceba os limites desta fantasia de "qualidade de vida" espalhada pelos quatro cantos da Terra.

- Então é uma falácia tudo isso?!

- A política se torna falaciosa quando se traveste de religião, mas sem a inteligência dela. Risível evidência.

- Entendi.

Wander Caires
Enviado por Wander Caires em 18/04/2021
Reeditado em 18/04/2021
Código do texto: T7235122
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.