Dalton:39 - Deus está morto?

- Dalton...

- Sim.

- Deus está morto?

- Nietzsche levantou esta problemática moral que o mundo contemporâneo realizou.

- Como assim?! As pessoas continuam acreditando em Deus mais do que nunca!

- Acreditam em Deus, mas não mais em sua moral ou em seus valores. Era dessa morte que Nietzsche refletia em sua filosofia.

- Não entendi!

- A moral deixou de ser metafísica e/ou universal e se tornou cultural e particularista.

- Quer dizer que no mundo atual a moral se fragmentou na individualidade, onde cada pessoa pode ter os seus valores morais?

- Exatamente. Nietzsche vislumbrou este relativismo moral que nos levaria ao niilismo de valores. Ou seja, as verdades e valores universais não seria mais possível neste mundo.

- O ceticismo moral tornou-se os valores do nosso mundo?!

- Sim. Nada neste mundo tem fundamento de verdade absoluta. Reina um ceticismo radical sobre os valores da vida. Era isso que Nietzsche chamava de niilismo.

- Se Deus está morto, então nós podemos tudo?

- Isso mesmo. Era desta morte dos valores de Deus que Nietzsche estava refletindo em sua filosofia moral.

- Entendi.

Wander Caires
Enviado por Wander Caires em 20/04/2021
Código do texto: T7237155
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.