ENTREVISTA COM O ESCRITOR FÁBIO ANTONIO GABRIEL
 

Em destaque, ‘Educação: Tensões e desafios contemporâneos’

Por Shirley M. Cavalcante (SMC)

 
Atualmente professor de filosofia da Rede Estadual do Paraná com formação em filosofia pela Faculdade Bagozzi de Curitiba, bacharel em teologia pela PUC PR, especialista em ética; ensino religioso. Foi seminarista por 10 anos, ordenado diácono, pediu redução ao estado laical. Como pesquisador desenvolve pesquisas sobre a temática: estágio supervisionado na formação de professores; filosofia contemporânea, ética contemporânea.
 
“Acredito que a pandemia permitiu visualizar ainda com mais profundidade as grandes desigualdades sociais existentes no país”
 
Boa leitura!
 
Escritor Fábio Antonio Gabriel, é um prazer contarmos com a sua participação na revista Divulga Escritor. Apresente-nos, as principais temáticas abordadas em “Educação: Tensões e desafios contemporâneos”?
Fábio Gabriel - Educação: Tensões e desafios contemporâneos trata de um projeto junto com demais organizadores de desenvolver um reflexão sobre a educação na contemporaneidade. Convidamos pesquisadores de diferentes referencias teóricos para partilhar suas pesquisas e atividades no âmbito da educação. Estamos agora organizando o próximo volume de “Educação: tensões e desafios contemporâneos”.
 
Quais os principais objetivos a serem alcançados por meio da leitura da obra?
Fábio Gabriel - Acredito que ao ler o leitor terá a oportunidade de encontrar textos com diversas perspectivas de análises sobre a educacional na contemporaneidade.
 
Apresente-nos “Educação: Tensões e desafios contemporâneos”
Fábio Gabriel - Para apresentar o livro faço uso de um trecho do prefácio: “Resgatando as críticas feitas pelos autores dos textos à nova reordenação do capitalismo, engendrado na sociedade da informação e amparado pelas forças políticas e ideológicas do neoliberalismo, em amplo processo de globalização, não há como ignorar as relações entre os interesses econômicos dos grupos mais ricos e a pressão pelo descumprimento do isolamento social que evita o contágio, em favor do ritmo acelerado de acumulação do capital e em detrimento da vida de quem não detém a opção de se proteger. Não há segurança para quem necessita vender sua força de trabalho e arriscar-se dia a dia no contato direto com outras pessoas, para quem vive em situações precárias ou desumanas de existência ou quem se encontra na linha de frente do combate à doença.”
 
Como você vê a Educação, levando em consideração as diferenças culturais e regionais do Brasil?
Fábio Gabriel - Acredito que temos diversos “brasis” com diversas situações ao longo de nosso continental país. O que procuramos refletir no livro, entre outros elementos, é o impacto do neoliberalismo na educação que impacta diretamente na diminuição de investimento público na educação pública e isso a curto e médio prazo impacta na qualidade do ensino e no compromisso na formação do cidadão crítico, eficiente e responsável.
 
Como você avalia o sistema educacional, olhando para os discentes, pós-pandemia?
Fábio Gabriel - Fiz um pesquisa empírica com 30 sujeitos que são professores de 3 munícipios do Paraná e os resultados apontam no sentido de gritantes diferenças sociais entre os alunos, muitos sem nenhum acesso ao ensino remoto. Acredito que a pandemia permitiu visualizar ainda com mais profundidade as grandes desigualdades sociais existentes no país.
 
A quem indica leitura?
Fábio Gabriel - Indico a leitura a todo aquele que deseje refletir criticamente sobre educação e as condições de aprender e ensinar no contexto contemporâneo vista por lentes de diversos filósofos e sociológos.
 
Onde podemos comprar o livro?
Fábio Gabriel - O ebook pode ser baixado gratuitamente no link:

A aquisição de exemplares físicos pode ser realizada entrando em contato com o João e Pedro Editores.
 
Apresente-nos, os títulos dos livros acadêmicos que já publicou.
Fábio Gabriel - Tenho um livro chamado “Minutos de reflexão” pela editora Lafonte e os demais livros acadêmicos podem ser conhecidos visitando meu site www.fabioantoniogabriel.com
 
Pois bem, estamos chegando ao fim da entrevista. Muito bom conhecer melhor o escritor e pesquisador Fábio Antonio Gabriel. Agradecemos sua participação na Revista Divulga Escritor. Que mensagem você deixa para nossos leitores?
Fábio Gabriel - Que possamos continuar lutando pela construção de uma sociedade mais livre, igualitária com melhores condições de vida para todas as pessoas.
 

Divulga Escritor, unindo você ao mundo através da Literatura
https://www.facebook.com/DivulgaEscritor
Contato: divulga@divulgaescritor.com

Revista Literária da Lusofonia
Enviado por Revista Literária da Lusofonia em 29/04/2021
Reeditado em 06/03/2023
Código do texto: T7244362
Classificação de conteúdo: seguro