Presidente da UBE – Pernambuco em entrevista para Divulga Escritor

 

Por Shirley M. Cavalcante (SMC)

 
Jose Renato da Silva Siqueira, nasceu no dia 03 de maio de 1976, na cidade de Brejão, estado de Pernambuco. Filho de Pedro Monteiro de Siqueira e Maria de Lourdes da Silva.
Técnico em Contabilidade estudou na Escola Professora Elisa Coelho concluindo seu curso em 1995, cursou Ciências Contábeis na UCDB (universidade Católica Dom Bosco - EAD), atualmente faz graduação em Gestão de Recursos Humanos – RH, na UININABUCO, Ex presidente da UBE-Núcleo garanhuns, Ex-Tesoureiro da UBE-Nacional, Ex-Chanceler de Homenagem da Câmara Brasileira de Desenvolvimento  Cultural, Socio do LIONS CLUB cidade das flores, Presidente da UBE Nacional 2019-2020, reeleito 2021-2022 ) mora em Garanhuns, é católico, e em 2004 foi iniciado na Maçonaria.
Dedicou-se a agricultura até se mudar para a Cidade de Garanhuns em 1992 a fim de cursar o ensino médio. Trabalhou no EBCT (Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos) no Projeto Jovem Aprendiz, exerceu a função de monitor de Gestão Empresarial, na Microlins Educação e Profissão, foi auxiliar administrativo em uma empresa de Grande Porte com sede na Cidade de Goiânia, estado do Goiás. Hoje tem seu próprio escritório de contabilidade, na cidade onde mora. Na Maçonaria, exerceu diversos cargos em loja, chegando ao Grau 17. Desde muito cedo, já demostrava interesses em escrever. Em 2006 passou a escrever pequenos artigos em um jornal informativo de circulação local da cidade de Brejão, onde publicava sobre política e assuntos relacionados a ações sociais. A partir de 2010 dedicou-se se inteiramente a leitura de literatura clássicas e cordel. 
 
“A escrita transforma as pessoas, conseguimos transformar o ambiente e por que não dizer o mundo. Sempre existe a necessidade da permanência da escrita do ato de escrever e transmitir conhecimentos. “
 
Boa leitura!
 
Escritor José Renato da Silva Siqueira, é um prazer contarmos com a sua participação na revista Divulga Escritor. Conte-nos, que tipo de textos gostas de escrever?
José Renato Siqueira - Quero agradecer a oportunidade de participar da entrevista e ao mesmo tempo falar um pouco sobre a escrita. Gosto muito de crônicas, poesias especialmente do cordel. Meu pai era amante da poesia popular e com frequência ouvia ele declamar seus versos de improviso, acredito que está em minhas origens o meu apreço por cordel. Não tenho um gênero especifico de literatura, gosto de ler um pouco de tudo, mas a minha sinalização e crônicas.
 
Como surgiu inspiração para o seu livro “Diário de um Maçom”?
José Renato Siqueira - O livro diário de um maçom, inicia-se pela necessidade de transitar por temas muitos importantes e desconhecidos por muitos, em especial aqueles não iniciados na ordem maçônica.
 
Apresente-nos a obra?
José Renato Siqueira - O livro é fruto de pesquisas, relatos e impressões e experiências, assuntos que podem ser lidos por todos independentemente da idade ou credo religioso, muito bem trabalhado e fácil entendimento, e ao mesmo tempo um convite a novas descobertas dentro do contexto apresentado.
 
Quais os principais desafios para escrita de “Diário de um Maçom”?
José Renato Siqueira - Acredito que escrever o diário foi muito gratificante. Tive a oportunidade de abordar assuntos desde o nascimento de jesus até o surgimento das sociedades secretas em dias atuais. Interessante que mesmo nos dias de hoje o livro continua atualizado e reafirmado o nosso interesse de esclarecer. E ao mesmo tempo não insistir em aprofundar os assuntos nos capítulos apresentados, sempre objetivando que o leitor avance dentro do seu entendimento.
 
Onde podemos comprar o seu livro?
José Renato Siqueira - Infelizmente não disponho de uma quantidade excessiva, vendemos bastante no lançamento e atualmente está à venda no mercado livre
 
Você é presidente da UBE – Recife, conte-nos as principais atividades desenvolvidas pela UBE?
José Renato Siqueira - Sim, em 2019  assumi a presidência da UBE, fizemos algumas mudanças, reativamos alguns programas que estavam inativados, criamos outros, conseguimos fechar várias parcerias, especialmente com empresas que realizam eventos literários, conseguimos grandes avanços com parcerias  com editoras, criamos um plano de valorização e inclusão de escritores a nível de Brasil, ofertando acesso a plataformas de lançamentos de livros, stands gratuitos pra vendas e exposição de livros em todo estado de Pernambuco e também em outros estados da federação. Ampliamos o plano de nacionalização da UBE, secções estaduais em vários estados do brasil, sendo a única instituição que mais avançou nos últimos anos, sempre buscando políticas públicas para valorização da classe.
 
Quais os principais desafios para administração de tão renomada instituição?
José Renato Siqueira - Os desafios são vários, principalmente no financeiro, mas estamos bem, mesmo diante da atual situação epidemiológica estamos avançando, acredito que somos a única instituição de representação dos escritores, mais ativa e atuante, chegando aos 63 anos de história, com sede e com representação nacional.
 
O que a escrita representa para você? Comente como vem se desenvolvendo a escrita em sua carreira literária?
José Renato Siqueira - A escrita transforma as pessoas, conseguimos transformar o ambiente e por que não dizer o mundo. Sempre existe a necessidade da permanência da escrita do ato de escrever e transmitir conhecimentos.  Atualmente tenho produzido pouco em virtude das minhas atividades profissionais e também devido ao cargo de presidente da UBE. Mas refirmando o compromisso de representar a classe dos escritores sempre buscando e oportunizando sempre mais, atualmente reeleito no processo de 17 de janeiro 2021, conseguindo repetir o mesmo efeito de 2019, sendo chapa única, buscando sempre a unidade e fortalecimento de um trabalho conjunto e articulado, sendo assim descartando a possibilidade de oposição.
 
Quais os seus próximos projetos literários?
José Renato Siqueira - Ainda temos muito a realizar e oportunizar, precisamos fazer um trabalho em 2021 muito forte, mesmo que de modo virtual, mas precisamos continuar com a mesma coragem de superar as dificuldades diante do atual cenário de pandemia. Já iniciamos os trabalhos mesmo que remotamente, traçando metas para gestão do novo mandato.
 
Pois bem, estamos chegando ao fim da entrevista. Muito bom conhecer melhor o escritor José Renato da Silva Siqueira. Agradecemos sua participação na Revista Divulga Escritor. Que mensagem você deixa para nossos leitores?
José Renato Siqueira - A mensagem e de otimismo de alegria, e que devemos sempre buscar fazer o melhor independente da situação, temos compromissos como cidadão, como formadores de opinião, como agentes transformadores e acima de tudo como ser humano, sempre buscando a igualdade entre todos. A certeza que em breve iremos retornar nossas atividades normais e que muito iremos fazer pela nossa classe.
 
 
Divulga Escritor, unindo você ao mundo através da Literatura
Quer ser entrevistado? Entre em contato com nosso editorial, apresentaremos proposta.
Contato: smccomunicacao@hotmail.com
 

Revista Literária da Lusofonia
Enviado por Revista Literária da Lusofonia em 10/05/2021
Reeditado em 06/03/2023
Código do texto: T7252650
Classificação de conteúdo: seguro