Roqueiro e DJ Thiê Rock se destaca como editor da ZL Books

 

Por Shirley M. Cavalcante (SMC)

 

Thiê Rock é jornalista formado pela Facha, músico há mais de 20 anos e trabalha como editor de livros nas editoras ZL Books e Alta Books nos últimos 10 anos.
Canta na banda de rock Lion Heart há 18 anos, com 5 CDs lançados. O mais recente, "O Ferro do Escorpião", saiu em junho.
Na editora Alta Books, coordena a popular série Para Leigos, biografias de grandes artistas mundiais e lança livros de best-sellers internacionais e autores nacionais de peso.
Na ZL Books, lança contos, poesia, ficção e antologias bilíngue, além do Projeto Jovens Escritores.
 
“Estou lançando no Brasil a autobiografia fantástica do Prince, o segundo livro do Paul Stanley (vocalista do Kiss), a biografia do Kurt Cobain escrita por Danny Goldberg (antigo manager do Nirvana) e a autobiografia da Debbie Harry (lendária vocalista do Blondie).”
 
Boa leitura!
 
Roqueiro,  DJ e editor Thiê Rock, é um prazer contarmos com a sua participação na revista Divulga Escritor. Conte-nos, como surgiu o gosto pela música, em especial o Rock?
Thiê Rock - Olá! O prazer é meu. O gosto pelo rock surgiu ainda garoto quando vi pela televisão o Rock in Rio 2 e as edições do Hollywood Rock do início dos anos 1990. Disse para mim mesmo: é isso que quero para minha vida!
 
O que mais o atrai neste estilo musical?
Thiê Rock - O carisma dos músicos, a presença de palco, o visual extravagante e as músicas envolventes que fazem multidões cantar, dançar e se divertir.
 
Apresente-nos alguns trabalhos/projetos desenvolvidos no meio musical.
Thiê Rock - Sou vocalista da banda Lion Heart há 18 anos. Acabamos de lançar nosso quinto álbum, “O Ferro do Escorpião”. Vocês podem conferir tudo sobre a Lion em nosso site: www.lionheart.com.br
Também sou produtor e idealizador do “Rock na Praia”, um evento de rock feito em frente ao mar do Leme, de graça para o público, em que eu discoteco durante horas e levo entretenimento de forma acessível e com uma bela paisagem. Espero poder voltar com o evento quando a pandemia passar.
Desde 2003 me apresento como DJ em diversos bares/eventos de rock do Rio de Janeiro. Onde tem rock, entretenimento, gosto de participar e ser ativo nesse ramo cultural.
 
Em que momento deu inicio a sua carreira como Editor?
Thiê Rock - Em 2011, quando entrei para a Editora Alta Books. Eu já era formado em Jornalismo e tinha passado por outras áreas da Comunicação, mas foi trabalhando com livros que realmente me encontrei e atingi uma estabilidade.
 
Apresente-nos alguns trabalhos editados pela Alta Books e pela Zl Books.
Thiê Rock - Na Alta Books eu sou responsável pela versão brasileira da série For Dummies, a série de livros mais vendida do mundo, que leva o nome de Para Leigos por aqui. Além disso, já editei livros de autores internacionais best-sellers como Jordan Peterson e David Brooks, além de personalidades nacionais de destaque como Rosana Jatobá e Heródoto Barbeiro. No momento, estou produzindo biografias de artistas como Prince, Paul Stanley, Kurt Cobain, Debbie Harry e Demi Moore.
Na Zl Books, trabalho com antologias bilíngue, que ajudam o autor independente a entrar no mercado editorial e a divulgar seu trabalho no exterior. Também trabalho com o Projeto Jovens Escritores, que dá voz ao estudante, muitas vezes de origem humilde. Ele tem a chance de lançar seu texto em salões de livro internacionais  e, caso seja considerado o melhor texto do Projeto, participar de forma presencial. É uma editora que fomenta sonhos através da literatura.
 
Quais os próximos projetos a serem desenvolvidos pelas editoras?
Thiê Rock - No cenário complicado atual de pandemia, a vontade é continuar com os mesmos projetos e resistir à queda do mercado literário em termos vendas, que resultou no fechamento de livrarias e editoras. Mas sou forte e trabalho com pessoas perseverantes. Uma saída para a Alta está sendo trabalhar com mais força os livros digitais e direcionar o marketing pro mundo virtual. A ZL está buscando salões virtuais e estratégias de trabalho online, enquanto o mundo não volta para o seu curso normal.
 
Estás lançando no Brasil biografias de roqueiros famosos no mundo. Apresente-nos este belíssimo projeto, destacando exemplo de quem já vem se destacando por meio dos trabalhos realizados.
Thiê Rock - Estou lançando no Brasil a autobiografia fantástica do Prince, o segundo livro do Paul Stanley (vocalista do Kiss), a biografia do Kurt Cobain escrita por Danny Goldberg (antigo manager do Nirvana) e a autobiografia da Debbie Harry (lendária vocalista do Blondie). Mas as biografias não se resumem ao rock. Estou fazendo, por exemplo, a da Demi Moore, estrela de cinema que protagonizou filmes inesquecíveis como Ghost e Striptease.
 
Quem desejar, como deve proceder para participar?
Thiê Rock - No momento, o projeto é voltado para versões nacionais de biografias de estrelas consagradas mundialmente. Se o mercado melhorar, quem sabe a ideia cresça e abra o leque para pessoas não tão famosas, mas com histórias igualmente incríveis.
 
A área literária e a música andam interligadas. Comente como as duas áreas vêm se destacando em sua carreira.
Thiê Rock - Cultura sempre fez parte do meu cotidiano. Seja com música ou com livros, amo estar inserido no contexto artístico de uma forma geral. Uma prova concreta de como consigo unir as duas áreas é a quantidade de livros musicais ou sobre músicos que já consegui lançar. Certamente, vem muito mais por aí!
 
Pois bem, estamos chegando ao fim da entrevista. Muito bom conhecer melhor o Roqueiro, Dj e Editor Thiê Rock. Agradecemos sua participação na Revista Divulga Escritor. Que mensagem você deixa para nossos leitores?
Thiê Rock - Acredite em você, dê o melhor, trabalhe duro e os resultados chegarão. Somos mutáveis, temos muitas habilidades e possibilidades. Basta ter foco e coragem para colocar tudo em prática e atingir os sonhos. Um grande abraço e obrigado pelo espaço.
 
 
Divulga Escritor, unindo você ao mundo através da Literatura
https://www.facebook.com/DivulgaEscritor
Contato: divulga@divulgaescritor.com
 

Revista Literária da Lusofonia
Enviado por Revista Literária da Lusofonia em 10/05/2021
Reeditado em 06/03/2023
Código do texto: T7252688
Classificação de conteúdo: seguro