De mim mesma, por mim ( ou Por que escrevo?)

Eu: _ Por que você escreve?

Eu Mesma: _ Porque gosto. Sinto-me bem escrevendo.

Eu:_ Sempre gostou de escrever?

Eu Mesma: _ Que eu me lembre, sim. Mas passei a gostar mais depois que aprendi a ler e escrever.(risos)

Eu: _ Há outros motivos pelos quais escreve?

Eu Mesma: Há, sim. Escrevo porque sinto necessidade, sabe? Há dias em que escrevo ou escrevo. Se estou deitada, não dá para ser depois; é levantar e escrever. Nesse sentido, é uma terapia. E escrevo porque quero que os outros leiam ou escrevo para ver se me organizo, se ponho ordem na casa.

Eu: _ E você sempre publica o que escreve? Já se arrependeu de ter publicado alguma coisa?

Eu Mesma: _ Não, tenho várias coisas guardadas. Não estão todas no mesmo lugar; se quiser, vou ter que procurar. Quero saber melhor sobre direitos autorais, mas antes tenho que lidar bem com impressora, que até hoje não me dispus a aprender, pode um negócio desses? rs Então ainda falta um bocado para eu publicar tudo, e nem sei se quero publicar tudo.E a outra coisa que você perguntou, o que foi mesmo? rs

Eu: _ Se você já se arrependeu de publicar algo.

Eu mesma: _ Não. Faço sempre o melhor que posso e depois que envio ao(s) meu(s) destinatário(s), deixo que as coisas andem. Tem sempre um ou outro que se finge de morto, mas aí já não é mais comigo. rs

Eu: _ As pessoas não lhe dão sinal de vida, resposta, é isso? Mas o que é que você diz às pessoas? Será que elas às vezes se ofendem e então se omitem de lhe enviar uma resposta?

Eu Mesma: _ Bom, primeiro, acho que não precisamos responder a todas as cartas, mensagens que recebemos; às vezes é ler e só. As pessoas estão desobrigadas a darem sempre um retorno. Respondem se querem, se têm algo que as leve também a quererem responder, seja concordando, discordando ou muito pelo contrário...rsrs Também, não acredito que sempre que as pessoas não dizem nada é porque se sentiram ofendidas. Mas acredito que quase sempre elas ficam pensando na mensagem que receberam, e essa é a idéia. Aí as pessoas reformulam, reorganizam aquilo tudo e então,sim, assimilam. Antes disso, pode ser que digam 'não é isso que eu quero para mim',e deletem o que não queiram assimilar, e esse é um direito delas, não acha?

Eu: _ Então você escreve porque gosta, para fazer terapia, para organizar suas idéias, para comunicar-se...

Eu Mesma: _ ...para deixar meu legado e minhas pegadas nesse mundo... sabe aquela história de plantar uma árvore, ter um filho ou escrever um livro? Não escrevi um livro, tenho dois filhos, com a graça de Deus e a colaboração de meu marido, e ainda não plantei uma árvore, mas que eu sempre jogo umas sementes, lá isso é fato. rs A gente faz coisas que considera importantes e outras que dão um sentido novo à própria vida ou à do outro; outras tantas são para alegrar, divertir, conscientizar, educar,perdoar, pedir perdão, ensinar... e muitas de nossas atitudes, de nossos gestos e comportamentos têm, conscientemente ou não, mais de um desses intentos, não é mesmo? E pense bem, essas são funções inerentes à palavra, falada e escrita, concorda comigo?

Eu: Muito obrigada. rs

Eu Mesma: Por nada. rs

Neusa Storti Guerra Jacintho
Enviado por Neusa Storti Guerra Jacintho em 19/03/2008
Reeditado em 17/01/2011
Código do texto: T907967
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.