Milena Nandi|da redação

 

Cármen Neves está emocionada com o nascimento de mais um filho. E não se trata do mais novo irmão de Júlia, Jéssica e Mário. O novo filho a quem Cármen se refere é o seu terceiro livro, Castelo dos Desejos, que será lançado no dia 5 de abril, no castelo da família Ronsoni, no distrito de Caravaggio, em Nova Veneza. E o local para o lançamento da obra não poderia ser melhor, já que a história se passa em uma construção semelhante, durante o século XIX, em qualquer lugar que a imaginação do leitor levar.

No terceiro livro, a escritora desenvolve a narrativa com uma linguagem sensual, mas longe do vulgar, conforme ela descreve. O protagonista da história é Lucas, uma espécie de Drácula, que tem o poder de hipnotizar as pessoas para fazer o que quiser com elas. Na história, o objeto de desejo de Lucas é Mary, uma moça virgem, que ele mantém aprisionada e tenta, de todas as maneiras, conquistar. O dono do castelo lança mão de uma série de artifícios para convencer a jovem a se entregar a ele.

 

História contada

em duas partes

 

A história se divide, em duas partes. Uma na qual Lucas age de maneira ousada para conquistar a amada e outra em que ele é romântico, usando poemas para seduzir Mary. Para essa parte, Cármen contou com a colaboração de autores desde o Piauí até Rio Grande do Sul e Portugal, que, assim como Cármen, escreveram poemas que ajudaram a rechear essa parte do livro. Em um determinado momento da história, Lucas promove uma festa em seu castelo e entre os convidados, personagens da vida literária e artística de Criciúma se misturam às outras personagens do livro. A obra pode ser adquirida na Fátima Bookstore, em Criciúma, pelo valor de R$ 26. Quem comprar o livro até a próxima semana, poderá participar do lançamento, já que em cada livro, Cármen colocou um convite para o evento. A intenção é presentear os leitores e trazê-los para mais perto da autora, para que ela os conheça.

 

Falta incentivo à cultura

 

Cármen é uma autora independente, e sente as mesmas dificuldades que os colegas na mesma situação: a falta de patrocínio, de divulgação, e certa resistência de alguns estabelecimentos em colocar, mesmo que de forma consignada, os livros dela para vender. Apesar dos percalços, ela se diz feliz com a aceitação do público e com os 200 exemplares já vendidos. "Para um autor conhecido, 200 livros é nada, mas para mim, que sou independente, é uma grande vitória", diz.

Entre os títulos publicados por Cármen estão Pensando em Ti (2000), composto por 47 poemas sobre desejo entre homem e mulher e A Magia do Farol (2003), um romance cujo cenário é o Farol de Santa Marta. O livro narra a história de Ana, uma modelo e fotógrafa, e Duti, um surfista local. E mesmo antes do lançamento de Castelo dos Desejos, a escritora já possui o quarto livro pronto. A próxima publicação dela será Pensando em Ti II, um livro que trará cinco poemas retirados da obra lançada em 2000 e mais 45 poemas inéditos.

Mas Cármen não pára, e diz que já está com a quinta obra "na cabeça". "Na minha mente, o Castelo dos Desejos não existe mais e os personagens que vêm me visitar já são outros, de um livro que irá misturar as outras obras, com uma parte de auto-ajuda. Será uma inovação", planeja.

 

Um trecho do romance

 

"Como se nada tivesse acontecido, aproxima-se, estende as mãos de encontro as dela e a conduz até as escadas em direção ao quarto. Antes mesmo de dar o primeiro passo em direção às escadas, ela tenta fugir. Todavia, seus pés parecem ter vida própria e vão aos poucos subindo, degrau por degrau, num ritmo contínuo. Assim como seus pés, seus olhos enxergavam, mas não viam nada além dos olhos dele que, como um ímã, os atraía. Ele a deixava cada vez mais constrangida, pois ela sabia o que ele tinha em mente. Por este motivo, subiu as escadas com o coração palpitando e com uma imensa vontade de chorar, até o momento que chegam diante da porta de madeira espessa e escura que por um encanto se abre quando ambos se aproximam. Através dos olhos dele, consegue compreender todas as palavras não ditas, porém claras naquele instante. Ela entra, amedrontada..."

Cármen Neves
Enviado por Cármen Neves em 28/03/2008
Reeditado em 01/04/2008
Código do texto: T920430
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.