A sociedade e seus devaneios

Quando se pergunta: “Deve-se reduzir a maioridade penal no Brasil?”, a maioria responde sim, como comprova pesquisa realizada em São Paulo, com 93% a favor da redução . Mas infelizmente muitos desses pensam apenas no ato criminoso, sendo levados a observar o problema de maneira superficial e particular, esquecendo a análise de sua raiz.

O Brasil, como todo mundo está cansado de saber, é um país que apresenta elevados índices de desigualdade social e educacional. Esses são a chave, ou melhor, a raiz do problema da grande violência em nossos dias. Quando um jovem comete um crime, é porque ele foi posto como uma mera “barata” diante da massacrante sociedade capitalista, onde poucos se quer tem o suficiente para sobreviver.

O governo deveria priorizar a diminuição da desigualdade social e educacional em nossos dias, e parar de se preocupar com a próxima reeleição, pois medidas de combate ao déficit social e educacional não é nos quatro anos que se faz, são medidas feitas ao longo prazo. Tal fato é mais que comprovado no plano de metas do governo, no qual a educação aparece como ultima prioridade, pois a reeleição é o alvo. Outra medida importante é a participação da sociedade no planejamento e execução dessas medidas, pois se um jovem falha é porque a sociedade falhou, a escola falhou, a família falhou.

O problema da violência não é algo particular, é algo que envolve todos da sociedade. Desde a pessoa que dita o padrão da moda até o jovem de “boa classe” que usa esse padrão. Se cada vez mais jovens são levados ao crime, é porque em seu convívio familiar e em sua comunidade falta algo que em outro por ele visto sobra . A redução da maioridade penal não é a questão a ser discutida, e de maneira nenhuma resolverá o problema da violência, ela o agravará mais ainda. Quando se toma partido do grupo do “sim”, estamos simplesmente tirando a nossa culpa enquanto sociedade e jogando-a apenas no governo, e isso não é o certo. Aceito o dever de combater as desigualdades juntamente com o governo, e assim evitar que os menores infratores de hoje não sejam os de amanhã.

Rafael José Ventura da Silva

2º Período de Administração

FOCCA.

Rafael Noles Delacroix
Enviado por Rafael Noles Delacroix em 19/11/2015
Reeditado em 23/11/2015
Código do texto: T5454233
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.