LARES EDIFICADOS PARA TRANSFORMAR O MUNDO

LARES EDIFICADOS PARA TRANSFORMAR O MUNDO

Autoria de Valdinete Afra Bulhões. Adaptado com trechos pesquisados na internete

(Personagens: 2 Narradores, Adão e Eva. Noé esposa, três filhos e noras. Abrão Sara e Isaque pequeno. Anrão, Joquebede, Miriam, Arão e Moisés bebe no cestinho. Josué . Eunice , Loide e Timóteo menino. Priscila e Áquila. José , Maria e Jesus pequeno. A apoteose, deve toda narrada. Os personagens entram em cena à proporção que os narradores citarem os nomes das famílias, permanecerão até o final da apresentação. Personagens com vestes da época. )

Narrador 1- A família foi criada por Deus para cooperar com o Seu Propósito Eteno. É a mais antiga instituição de raça humana. A convivência familiar nos coloca nas circunstâncias ideais para nosso aperfeiçoamento. Na família, nosso caráter é for¬mado. Nela, aprendemos a praticar o amor, a humildade, a pa¬ciência, a bondade e a mansidão. Também aprendemos responsabilidade, disciplina, sujeição, serviço e respeito. Aprendemos a perdoar, confessar, suportar, negar a nós mesmos, exercer autoridade com amor, corrigir com graça, sofrer, orar e confiar em Deus.

Narrador 2 A Bíblia nos relata exemplos de lares, que procuraram servir a Deus. E os seus exemplos até hoje devem ser seguidos.

Narrador 1- O lar de Adão e Eva- Percebemos que a primeira família foi uma ideia de Deus, e que o próprio criador providenciou o ambiente para a convivência deste casal. Adão e Eva tiveram o privilégio de ter no jardim do Éden o seu lar. O texto sagrado diz que o próprio Deus os colocou neste jardim. “Ora, o SENHOR Deus tinha plantado um jardim no Éden, para os lados do leste, e ali colocou o homem que formara.” Gn. 2. 8 (NVI). Éden significa delicias, acredito que a ideia de um lar cristão; bem como os seus princípios básicos devem ser inspirados no ambiente do jardim do Éden

Narrador 2- - O lar de Noé- “Entra na arca, tu e toda a tua casa, porque reconheço que tens sido justo diante de mim...” Gn 7.1

Alguém já disse, e com razão, que Noé foi o maior evangelista de todos os tempos, porque, embora, ninguém creu em sua pregação, levou para a arca da salvação toda a sua família. Vale a pergunta: “O que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua família?” Que sabor tem um homem chegar ao topo da pirâmide e alcançar sucesso em sua vida profissional e financeira e deixar para trás sua família? Nenhum sucesso vale a pena se o preço a pagar é o fracasso da família.

Noé não entrou sozinho na arca. Levou sua mulher, seus três filhos e suas três noras. Ninguém de sua família fiou para trás.. O exemplo de Noé deve nos motivar a lutar por nossa família. Nosso tesouro mais precioso não são os bens que granjeamos, mas a família que temos. Nossos filhos valem mais do que toda a riqueza do mundo.

Nossa família merece nossos melhores investimentos e deve ser o alvo das nossas orações mais fervorosas. Nenhum homem pode abrir mão de sua família. Nenhum pai pode desistir de ver seus filhos salvos e seguros dentro da arca da salvação. A salvação dos filhos é mais importante do que o sucesso deles. A salvação da família deve ser o nosso mais alto ideal, a nossa mais intensa luta, a nossa mais doce alegria.

(Devocionário Cada Dia - Hernandes Dias Lopes)

-

Narrador 1- O lar de Abraão e Sara- “Ora, disse o SENHOR a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei; de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção! Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra.” (Gênesis 12:1-3)

Esta foi uma promessa que Deus fez a Abrão e a sua família, quando eles realmente decidiram abraçar o reino de Deus. Também é uma promessa que deve cumprir em nossa vida. Deus deseja que realmente sejamos uma benção onde estivermos. Deus quer que você seja uma benção como pessoa, como filho, pai, mãe, amigo, irmão. E principalmente como família.

.Narrador 2 - O lar de Anrão e Joquebede – Anrão e Joquebede viveram no Egito quando por desobediência os Hebreus foram escravizados. O casal decidiu desobedecer as ordens Faraó e confiar no Deus Poderoso. "Pela fé Moisés, já nascido, foi escondido três meses por seus pais, porque... não temeram o mandamento do rei."( Hebreus 11:23) O bebe era Moisés, aquele que estava nos planos de Deus para salvar o povo judeu da escravidão.

Este casal soube instruir o pequeno Moisés nos caminhos do Senhor de tal maneira, que ele jamais se desviou dos caminhos do Senhor. Mesmo vivendo no palácio de Faraó, com religião e costumes totalmente diferente de seu povo.

Neste lar, também nasceram Miriam a profetisa e Arão o sacerdote; ambos auxiliaram Moisés na condução dos israelitas no deserto.

Narrador 1- Nunca esqueça que a alma de seu filho está em suas mãos. Deus lhe deu esta responsabilidade e você não pode falhar, pois o destino eterno do seu filho depende de você e de sua submissão a Deus.

Narrador 2 -Você quer que seu filho seja salvo?

Narrador 1- Você quer que ele esteja ao lado do Senhor por toda a eternidade?

Narrador 2 - você, está falando do amor de Deus a seu filho?

Narrador 1- Você lê, diariamente, a Bíblia ele?

Narrador 2- Você ensina hinos de louvor a ele?

Narrador 1- Você o disciplina como o Senhor nos ensina na Sua Palavra?

Narrador 1 -O lar de Josué- Josué foi o substituto de Moisés. Introduziu os Israelitas na Canaã. Foi um grande guerreiro, conquistou várias cidades inimigas, ampliando assim os domínios da terra prometida. Dividiu a herança entre as doze tribos de Israel. Este grande homem não se descuidava da Lei do Senhor e da vida espiritual da sua família. Quando os Israelitas na sua rebeldia escolheram adorar outros deuses, ele permaneceu fiel ao Deus Todo Poderoso juntamente com a sua família : “Porem, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao Senhor escolhei hoje a quem sirvais: se aos deus a quem serviram vossos pais, que estavam dalém do Rio Jordão, ou os deuses dos amorreus, em cuja terras habitais. Porém, eu e minha casa serviremos ao Senhor”. (Js 24.15)

Josué, com o favor de Deus, foi um homem bem sucedido.

Narrador 2- O lar de Eunice e Lóide- Eunice e Lóide, a mãe e a avó de Timóteo, exerceram importante influência sobre sua formação cristã ao ponto de o apóstolo Paulo reconhecer isso. Além de cumprir seu papel maternal, também cuidavam da vida espiritual de seus filhos.

“e que, desde a infância, sabes as sagradas letras, que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus”. II Timóteo 3.15

Paulo lembra que Timóteo foi educado nos caminhos do Senhor, aprendendo a Palavra de Deus deste cedo. Certamente este aprendizado veio de sua mãe Eunice e sua avó Lóide. Estas mulheres, que provavelmente nem sabiam ler ou escrever, cumpriram o sacerdócio familiar ensinando as Escrituras para os filhos (Deuteronômio 6.6-9).

Creio que em nossos dias, Deus continua chamando mulheres para serem aquilo que Lóide, Eunice e muitas outras foram no passado. Não é por acaso que em muitos lares a fé cristã tem habitado primeiramente no coração de mulheres, sejam elas as avós, as mães, as esposas ou as irmãs

Narrador 1- O lar de Priscila e Áquila –O casal era amigo e parceiro no ministério do apostolo Paulo. Os dois são elogiados na Bíblia por mostrarem excelentes obras cristãs e hospitalidade, não só para com as pessoas em geral, mas também para com a comunidade cristã onde moravam, por realizarem as reuniões cristãs em sua casa, tanto em Roma como em Éfeso

De acordo com Rm. 16.5, a parceria deles envolvia não só cooperação e sacrifício, mas, também desprendimento, pois na casa deles se reunia uma igreja. Eles não viam o seu lar como um espaço privado, mas sim, como um centro de ministério. Eles usavam o seu lar para a causa de Cristo.

A vida desse casal com relação à sua parceria no evangelho é algo exemplar..

Que tipo de parceria nós temos cultivado?

A nossa parceria conjugal coopera com a obra do reino de Deus?

Esposa! Esposo! Se esforce por fazer sua parte.

.

Narrador 2- O lar de José e Maria – Em muitas mensagens sobre família ouvimos orientações úteis sobre como conviver num lar segundo a vontade de Deus.

Creio que quando Deus foi enviar seu Filho ao mundo pensou em um ambiente ideal para seu abrigo, proteção e educação. José e Maria foram o casal escolhido pelo Senhor. Eram pessoas simples do povo, mas viviam de acordo com a vontade de Deus. Não havia nada especial naquela casa além da presença de Deus. Deste modo Jesus pode estar presente em sua família também. Podemos aprender com a família de José e Maria como deus pode usar uma família comum para cumprir seu propósito.

Narrador 1- Para que a família seja, de fato bem edificada, não pode estar apoiada em valores sociais ou morais por melhores que eles sejam, mas unicamente em Deus, o autor da família, e em seus princípios, que tem todos os atributos necessários para torná-la uma bênção, além de ser Ele mesmo o maior interessado em ser o Senhor de nossos lares (Ef 3:20).

Narradores 1,2- É desejo de Deus que tenhamos lares edificados nas Sagradas Escrituras, para que possamos transformar o mundo.

Todos personagens - Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam

Finalizam Cantando um hino apropriado