COMO ALCANÇAR SUAS METAS

A MENTE UNIVERSAL E A MENTE DO HOMEM

Tudo que resulta em nossa vida não é fruto do acaso, mas de algo pré-determinado. O que seria então esse algo pré-determinado? Não passa de uma resolução mental. A primeira coisa essencial na vida é o cultivo de uma natureza espiritualista. Não seria uma crença forçada, mas uma convicção adquirida pela própria vivência. Observando o mundo vemos pessoas e suas concepções de vida. A partir de uma crença surge sempre as ações correspondentes. Agimos em função de um pensamento; são esses os propulsores das atitudes e dos resultados dessas atitudes. Compreendendo isso, não fica difícil entender as diferenças notáveis entre uma pessoa e outra. O que faz um ser perder, ou achar que perdeu sua crença num poder superior ao seu é a desesperança que o acomete após uma experiência frustrante. Esse é um ponto chave que diferencia o vencedor do fracassado. É comum achar-se que um vencedor chegou àquele ponto simplesmente por sua decisão e força de vontade próprias. Queremos imitá-lo cegamente observando os resultados visíveis e esquecemos o conteúdo mental daquela pessoa.

Por trás do visível existe o invisível e é exatamente esse invisível que impulsiona toda e qualquer ação direcionada ao sucesso. Valores como persistência, força de vontade, otimismo e outros pensamentos positivos são todos fermentos indispensáveis à conquista do objetivo almejado. Porém, acima de tudo isso encontra-se o ingrediente mais poderoso de todos a que se dá o nome de fé.

O processo da fé é incompreensível pela sabedoria limitada dos cinco sentidos. Seu agente não determina sua origem. Em outras palavras, mesmo aquele que vem trabalhando a fé insistentemente até chegar ao objetivo final não consegue dimensionar de onde tirou essa força. Todos aqueles fermentos mencionados que o impulsionaram são os vagões da determinação que, inabaláveis acompanharam a locomotiva da fé e lá chegaram junto com ela. Chamamos de Deus essa locomotiva. Aí é que se encontra a diferença fundamental. Mesmo os que afirmaram não acreditar em Deus tiveram-No o tempo inteiro ao seu lado, conduzindo-os ao topo de suas realizações.

Portanto, é imprudente julgar uma crença baseando-se exclusivamente em uma afirmação. Falamos acima da igualdade entre Deus e mente. A Mente divina é a mente do universo, aquela que preside todas as coisas. Infelizmente as religiões ainda engatinham nesse conhecimento de Deus como MENTE inteligente e dominante. Desconhecemos a natureza da fé em sua mais profunda conotação. Pairando sobre todas as coisas existe, imanente no universo a Mente de Deus. Nossa mente individual é uma receptora dessa força mental universal. Adaptando-a a esse canal de origem tudo em nossa vida passa a transcorrer em harmonia. Cultivar a fé nada mais é então do que entrar em sintonia com esse poder imanente. Desesperamos, sentimo-nos derrotados e sem ânimo quando deixamos de nos abastecer nessa fonte.

Um ser destituído de crença é como um barco à deriva. Por um período de tempo destacou-se da corrente que une todos os homens, mas no seu devido tempo unir-se-á a eles, pois é esse o caminho de todos nós. Cada religião, cada crença explica esse fenômeno a sua maneira, mas o sentido é único: o homem é filho de Deus e é a partir desse despertamento que sua vida passa a ter o sentido esperado. Uma explicação mais clara e objetiva esclarece os fatos da seguinte forma. Estamos todos, sem exceção no mesmo processo de crescimento e alcançaremos, infalivelmente o alvo para o qual fomos criados e modelados, pois esse é o objetivo de Deus.

Por mais que nos deparemos com obstáculos, por vezes aparentemente intransponíveis, encarando-os pelo prisma da fé e da esperança eles se abrem à nossa compreensão se não deixarmos fechado o canal entre nossa mente fenomênica e a Mente Universal de Deus. O processo melhor, mais seguro e eficaz para isso vem a ser a meditação. Porque nela visualizamos o mundo ideal criado por Deus. Mais uma vez: esse mundo ideal já existe aqui e agora; só temos que contemplá-lo com os olhos da mente para que ele se manifeste concretamente. O homem possui o poder de emitir pensamentos coordenados e racionais que o privilegiam como ser superior, produto máximo da criação de Deus. Utilizando de forma adequado uma linha de pensamentos como fio condutor do sucesso, esse sucesso, infalivelmente o acompanhará durante a sua vida. O grande problema se encontra em sua falta de crença e aí entra a atitude da contemplação de Deus e do Seu mundo perfeito, realidade absoluta. Outro obstáculo ao verdadeiro progresso se encontra no infernal mundo das comparações. Achando que sucesso tem a ver com a quantidade de bens materiais que o outro possui e ele não, acaba trazendo para o seu mundo a insatisfação, o que o leva a procrastinar, deixando para trás as oportunidades.

Como somos o resultado diretos das nossas crenças, pensando que é mais feliz do que nós aquele que está em melhor condição financeira, nasce a depressão e a felicidade distancia-se cada vez mais. Não deve existir outra forma de felicidade a não ser aquela em que a mente vive o dia a dia satisfeita por cumprir a missão que foi outorgada por Deus. A descoberta dessa missão vem pelo doar-se infinitamente ao processo de evolução universal. O ser humano foi molda para esse fim e quando sente que o está alcançando, a felicidade é uma consequência óbvia. Não existe outra forma de ser feliz. Trabalhar em prol daqueles que ainda não despertaram para esse objetivo comum é o caminho natural da vida feliz. Se observarmos os que sofrem por depressão, tão comum hoje em dia notaremos que, em seu conteúdo mental falta amor, ingrediente insubstituível da felicidade. E como se pratica esse amor? Doando-se desinteressadamente ao mundo, não se importando com a própria salvação. Quem despertou para essa verdade e a pratica, pode-se considerar um iluminado.

Professor Edgard Santos
Enviado por Professor Edgard Santos em 09/01/2018
Reeditado em 09/01/2018
Código do texto: T6221249
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.