AFETOS E DESAFETOS – A PAIXÃO
Continuando com o relato do nosso protagonista masculino dentro do grupo essencialmente feminino, de mulheres que sofreram muito e ainda continuam sofrendo devido o comportamento inesperado de seus companheiros...
            A – Isso traz um sofrimento tão grande, uma angustia tão grande, para a pessoas que não querem, que lutam contra. Sabe, se o cara não tiver uma mente boa ele deixa tudo, isso é uma loucura que dá na pessoa, que domina mesmo, todos os sentidos, todos os pensamentos, toda a razão, você para de pensar em todas as outras pessoas, começa até a se afastar de todas as outras pessoas, você começa a ver a pessoa que está com você como se fosse um empecilho para você ser feliz, os seus filhos, a sua mente fica a toda hora tentando projetar um futuro diferente no qual você está acostumado com isso. E isso é horrível, é terrível, para as pessoas terem compreensão do que está acontecendo, como a Bíblia diz, o laço do passarinheiro. O que é o laço do passarinheiro, lá naquela época do Velho Testamento? Uma armadilha para pegar passarinhos. Hoje no interior eles dão o nome de alçapão. Você coloca comida ali numa parte da gaiola e funciona como uma arapuca. O passarinho, movido por um instinto de sobrevivência, de comida, ele vai, sem perceber, ele não olha as circunstâncias ali, ele não percebe onde está se metendo. Quando ele percebe já é tarde. Ele entra para pegar aquele negócio ali, pensa num pauzinho que tem lá e a arapuca vem e pega ele. Quando ele está dentro... sabe... o problema é você dar os primeiros passos. No início a pessoa começa, pelo menos foi assim comigo, você não percebe que está acontecendo isso e quando ver já tem aquele sentimento do “caramba”! Daí você diz, de onde surgiu isso? O que é isso pelo amor de Deus? E isso mexe com sua vida completamente. Você ver todas as pessoas que você gosta, que você ama, sua família, tudo se destruindo e você não tem controle sobre isso. Eu acredito que estou sendo o mais sincero com vocês, aqui. E como eu falei, eu não sei se isso aconteceu com as pessoas que vocês se relacionaram, eu sei que isso está acontecendo comigo, e isso deve ser muito comum, sabe? O Dr. Pode dizer aí para vocês, que isso deve ser comum demais acontecer. É milenar, milenar... livros falando de acontecimentos, não importa a cultura, não importa a época, não importa o estilo das pessoas, sempre aconteceu isso, sabe? E eu estou extremamente arrependido de dar os primeiros passos que isso acontecesse, porque eu não tenho domínio, estou tomando remédios pra eu não poder ficar angustiado, depressivo, tentando não falar direto, tentando ter ânimo... porque eu vejo todas pessoas sofrendo ao meu redor, das coisas que estou fazendo, do gelo que estou dando, da distância das pessoas, da minha esposa, pra eu ficar direto no celular conversando, então, minha gente, isso é terrível! Isso é horrível, uma das piores coisas da vida! Vocês não estão ligadas no que a pessoa sofre, de tal forma que muitas pessoas se entregam a isso... me desculpe o palavrão, mas ela disse f* todo mundo, eu nem estou nem aí, eu vou é seguir esse negócio que não controlo, e se não seguir isso me causa uma dor, uma angústia, um sofrimento que é isso, pelo amor de Deus! É a pior coisa da vida, entendeu? Então ele abandona tudo, ele não quer saber de nada e ele quer viver isso, porque todo seu corpo, todas as células do seu corpo, sua mente, seu coração, tudo! Tudo em você lhe impulsiona a você fazer isso. Se você não fizer, você não dorme, você não come, você não faz mais nada. Você para no tempo!
            S. – Eu acho que isso é uma doença, não é paixão e nem amor! Me explico já...
            A. – Eu não sei se é uma doença, pensei nisso várias vezes, porque é uma coisa incontrolável, no entanto é muito comum. Eu tenho amigos que isso aconteceu com eles também e tenho um, que é a única pessoa que me entende, ele conseguiu! Ele estava parecido comigo, mas ele tem uma personalidade bem mais firme, bem mais centrada, e ele conseguiu sair disso. Isso é uma destruição da família dele. E ele chegou a pensar em alugar uma casa e sair de casa, e as coisas que ele me diz são semelhantes ao que eu sinto. Ele diz: eu te entendo cara, pois eu estava passando da mesma forma, da mesma natureza. A outra pessoa passa a ser seu universo, a sua vida, isso se chama paixão
            L. Sinto que seu sofrimento é grande.