RECORDES BRASILEIROS DIGNOS DO GUINNESS BOOK

Recordes naturais insuperáveis

> A Floresta Amazônica é a MAIOR FLORESTA TROPICAL ÚMIDA DO MUNDO, com 5.500.000 km² de área apenas no Brasil.

> O Rio Amazonas é O MAIOR RIO DO MUNDO, tanto em comprimento, com seus 6.937 quilômetros, como em volume d’água, com uma vazão de 190.000 metros cúbicos por segundo (16 vezes maior que a do Rio Nilo).

> A MAIOR BACIA HIDROGRÁFICA DO MUNDO é a bacia amazônica, cobrindo cerca de 6 milhões de km². Tem 1.100 afluentes.

> Em se falando de biodiversidade, o Cerrado brasileiro é considerado como sendo A SAVANA MAIS RICA DO MUNDO, bioma que ocupa cerca de 22% do território nacional. De acordo com dados do Ministério do Meio Ambiente, no Cerrado são encontradas 11.627 espécies de plantas nativas já catalogadas.

> O Brasil possui A MAIOR FAIXA CONTÍNUA DE MANGUEZAL DO MUNDO. Começa perto de Belém do Pará e vai até São Luis do Maranhão. No país todo, são mais de 11 mil quilômetros quadrados de manguezais espalhados do Amapá até Santa Catarina.

> Considerada A MAIOR EXTENSÃO DE INUNDAÇÃO CONTÍNUA DO PLANETA, o Pantanal é um bioma que abrange quase 2% do território brasileiro, com uma área total de cerca de 250 mil km².

> A MAIOR PRAIA DO MUNDO está localizada no município de Rio Grande (RS). É a Praia do Cassino, com 254 km de extensão.

Recordes sociais que podem ser superados

> A mineira Maria Gomes Valentim foi reconhecida, em maio deste ano, como A PESSOA MAIS VELHA DO MUNDO. Prestes a completar 115 anos de idade, Maria nasceu em 9 de julho de 1896.

> Edson Arantes do Nascimento, Pelé, é O JOGADOR DE FUTEBOL COM MAIS GOLS NA CARREIRA e também O JOGADOR QUE MAIS VENCEU COPAS DO MUNDO.

> O Brasil é O ÚNICO PAÍS DO MUNDO QUE JOGOU TODAS AS COPAS e também é O ÚNICO PAÍS PENTACAMPEÃO.

> A MAIOR BIBLIOTECA DE CORDÉIS DO MUNDO fica na cidade de Campina Grande, Paraíba. Instalada na Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, a biblioteca ÁTILA ALMEIDA possui mais de dez mil (10.000) folhetos catalogados em sua coleção.

> Plantado na Praça dos Três Poderes, em Brasília, O MAIOR MASTRO DE BANDEIRA DO MUNDO possui 110 metros de altura. É considerada a maior construção em aço do gênero no mundo.

> O MAIOR PARQUE URBANO DO MUNDO é o Parque da Cidade (Sarah Kubitschek). Fica localizado no Eixo Monumental Sul, Setor de Indústrias, quadras 901, 906 e 910 | Asa Sul, Brasília, Distrito Federal.

> Na cidade de Aracaju, em Sergipe, os funcionários da distribuidora de energia Energisa apresentaram à população A MAIOR ÁRVORE DE NATAL JÁ CONSTRUÍDA EM TODO O MUNDO. A estrutura tinha 127,99 metros de altura, com mais de 25 mil luzes de decoração espalhadas por toda sua extensão.

> A MAIOR ÁRVORE DE NATAL FLUTUANTE DO MUNDO é brasileira. Em 2007, uma estrutura de 85 m de altura, pesando 530 toneladas, foi erguida na lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro, em meio às celebrações natalinas.

> O parque aquático Aldeia das Águas Park Resort, em Barra do Piraí (RJ), possui O TOBOÁGUA MAIS ALTO DO MUNDO, segundo o Guinness Book. O 'Kilimanjaro' - como é conhecida a atração - tem 49,9 m de altura e foi construído em 2002.