O MESTRE E SEUS DISCÍPULOS

Um dia o sábio chamou os melhores dos seus discípulos para passearem na cidade, no centro urbano. Como eles viviam isolados num centro espiritual ficavam alheios aos problemas sociais e políticos da cidade onde habitavam Então para fugir um pouco desse conforto em que viviam, o mestre resolveu inteirar-se melhor dos problemas da cidade.

No entanto, o sábio não era homem destituído do que se passava na sua cidade e nos arredores, obtinha informações do centro administrativo. Foi justamente por saber o que estava ocorrendo nos seus limítrofes que ele convidou seus seguidores para juntos refletires sobre a atual conjuntura.

Chegando ao local para onde se dirigiam , o mestre e seus discípulos ouviram os alaridos , eram discursos dos candidatos tanto da esquerda quanto da direita, claro, em pontos diferentes da praça. Eram discursos dos candidatos que postulavam a cadeira de chefe maior da cidade.

O doutrinador e seus seguidores foram se desviando da multidão , entraram num castelo de pequeno porte abandonado , subiram para o ultimo pavimento,(eram três) . Improvisaram cepos como assentos Já postos em seus lugares, o mestre começou a discorrer.

- Vocês observaram observam que essa disputa política entre grupos desvirtuem em alguns detalhes sobre suas propostas de governo, no entanto , o principal objetivo continua o mesmo? O poder, só isso. Ao ganhar a cadeira vão apadrinhar os seus cupínhas Contudo, os principais personagens não estão ai, estão na invisibilidade. São os que tem poder econômico que determinam, investem nesses candidatos. Um se coloca como representante da esquerda, no discurso diz defender os fracos e oprimidos. O outro é representante da direita,é claro, defende o grupo, a classe mais privilegiada. Mas não se enganem, a questão não é tão simples como parece, O candidato da esquerda defende grupos privilegiado que o apoiam, sabe que nele pode confiar, que vai obedecer os mandamentos do sistema econômico que tanto ele criticava, mas com o passar do tempo gostou, mas que na verdade, ele sempre gostou, apenas mascarava, e o povão em nada desconfiava, Se bem que isso não serviria para nada, pois ele passa uma "credibilidade" aos olhos do povo.

-Vejam aqui na janela como fica histérico o povão pelo candidato da esquerda.

Um discípulo suspendeu o braço e pediu para a palavra, o mestre fez menção com a cabeça , dando consentimento ao seu seguidor.

-Mestre, por que diante de tanta meleira que o candidato da esquerda fez ainda é tão ovacionado, idolatrado por esse povo?

O mestre olhou para o seu seguidor e falou: uma boa pergunta Shin. O povo é carente da auto-estima , e a direita quando estava no poder só tratava de decretar leis, baixar impostos, diminuir direitos conquistados. Embora o candidato da esquerda beneficie grupos privilegiados, ele acena com determinados direitos, migalhas , além disso, ele tem o que em política chama-se de carisma. Mesmo espinafrado pela direita ele consegue continuar de pé, é como na luta de box, tomou e muitos socos, porém, continua erguido , sem tombar.

O mestre assim concluiu sua reflexão com seus discípulos . Um povo em que a educação é desprezada de propósito, um povo em que o espírito de coletividade, solidariedade não é prioridade, um povo em que os interesses individuais sobressai em detrimento ao da unidade, um povo que acha que o Estado deve fazer tudo por ele , então resulta em tudo isso em que discutimos.

inclemente
Enviado por inclemente em 04/01/2018
Código do texto: T6216678
Classificação de conteúdo: seguro