O Livro da Selva

Caía a noite.

Acoitadas sob os arbustos às margens da floresta, Rajna, a loba cinzenta, e uma de suas crias, Shailaj, com quase dois verões, espreitavam o acampamento montado pelos homens na clareira em frente. Eram dois brancos e meia dúzia de nativos de pele escura, que haviam erguido uma tenda de lona e acendido uma fogueira. Shailaj nunca havia estado tão próxima dos homens e estava fascinada - e algo atemorizada - por tudo o que via.

- Eles não parecem grande coisa - cochichou a mãe - e, na verdade, sozinhos não são grande coisa. Sua pele é macia, seus dentes são pequenos... não são muito rápidos na corrida... não escalam tão bem árvores quanto os macacos... mas devemos respeitá-los.

- Por que, mãe? - Cochichou Shailaj de volta. - Se são tão fracos, deveríamos destruí-los! Somos mais fortes do que eles!

- A Lei da Selva nos proíbe de fazê-lo, - prosseguiu a mãe - para nossa própria proteção. Os homens são fracos individualmente, é verdade, mas sua força vem do seu grande número. E também de seus inventos, os quais são mortíferos. Um deles é a Flor Vermelha - aquilo que vê soltando fumaça, em frente à grande estrutura onde estão sentados os dois homens brancos. Se matarmos um homem, virão muitos deles, e queimarão a floresta, e nos caçarão com cavalos e elefantes. As armas dos homens matam à distância, não precisam sequer se aproximar de nós. Mas a destruição causada pela Flor Vermelha atinge a todos, inclusive aqueles que nenhum mal fizeram ao homem... seguramente, é mais prudente deixá-los em paz. O homem só deve ser confrontado se estiver nos caçando; a autodefesa é legítima.

- E por que, mãe, estes dois brancos ficam sob esta estrutura que balança com o vento, enquanto os demais os servem?

- Os homens de pele escura sempre viveram aqui... - relembrou Rajna. - Depois, vieram os brancos. Acreditamos que os brancos são de outra matilha, e dominaram os homens que viviam aqui.

- Os homens também obedecem à Lei da Selva, mãe?

Rajna voltou pensativamente os olhos amarelos para a cria.

- Não sabemos; nenhum de nós jamais falou com um homem para descobrir. O que sabemos, é que eles matam uns aos outros... não somente outros animais. Oh, claro, um lobo pode ter uma disputa pessoal com outro lobo e nisso, às vezes, um dos dois ou ambos acabam morrendo. Mas os homens fazem coisa pior: guerra. Muitos contra muitos. Usam não só a Flor Vermelha, como outras armas poderosas. E o resultado você vê aqui: estes brancos agora, são os chefes da matilha dos homens de pele escura.

- Se eles se matam em grande número entre si... - ponderou Shailaj - será que haverá um dia em que se matem todos, ou a maior parte, e nos deixem viver em paz?

- Se este dia chegar, - retrucou Rajna, erguendo-se e sacudindo o pelo - será motivo de grande contentamento para todos os outros seres viventes. E vamos à caça, que não somos chacais para nos alimentarmos de restos dos homens!

E, tão silenciosamente quanto haviam vindo, mãe e filha internaram-se novamente na escuridão da selva indiana.

- [19-03-2018]