De Serpente à Verdade

Sonhei com o Lúcifer e despertei sobressaltado. Notei, ouvi e vi, como vejo o sol que irradia a claridade de seus raios para iluminar o dia, o lúcifer enaltecê-lo. Ele por ele mesmo, dava glórias às realizações contadas, citavam os números estatísticos a seu favor, tudo em perfeição, enlevo anímico. Se é que diabo tem alma; porque bom senso, sim. Não defendo-o, mas parece-me que age conscientemente.

Assim como eu, a massa atenta aplaudia. Assoviava. Batia os pés contra o tablado. Retribuía retumbante a algazarra feita pelo Didi. Como cartomante, lia o pensamento daquele povo: "Glória é estar diante de deus, lado a lado, olhos nos olhos, frente à frente"! Deveras, através da má política e dos "bons" serviços prestados pelos amigos, o estupro é coletivo. E arromba qualquer carcaça, lançado-a para os abutres.

O Lulu abraçava carinhosamente a turma e corria a mão, alisava a costa de cima a baixo. Abraço caloroso, apertado, agarrado, que parecia que iriam colar um ao outro. Não tive coragem de ir ao seu encontro, mas se o fizesse, seria a primeira vez que receberia um abraço. Tenho receio que no abraço, encontre afeto demais; e apegue-me a quem abraçou-me. Sim, concordo plenamente que tenho problema mentais, pois sou sismado com tudo. Porém, nessa aparição onírica do Didi...

Quando estava sendo convencido que o "danado" do Didi é gente boa, alegre, benfazejo, conquistador, carismático; quando quase me convencia que a maioria detém o poder e estava indo com ela, algemaram o Lulu e amarraram-o, levando à masmorra. Sei que é apenas sonho, porque tem um monte deles por aí rondando, voando pelos quinhões de mundo; porém, não posso deixar de dizer que, no discurso e fala, até o diabo é benfeitor. Labioso, bonzinho, manso, um amor de pessoa, como costumam dizer. Cruz credo nesse tipo de amor.

Dizem que a verdade é fato e deveria existe para esclarecer, enquanto que a serpente é para levar a culpa. Será, qual o opinião do leitor? Esse dualismo seria representado por Deus e Diabo?

Olha, Deus e os anjos que me perdoe, mas aprovei. Ratifico que foi apenas em sonho. Não deixo de respeitá-la, mesmo porque está no estatuto dos bichos e é lei partícipe da Constituição, mas confesso que foi um onírico devaneio de quem não transa com serpentes peçonhentas.

Sabendo-se que as verdades e fatos são reféns, prisioneiros da alucinação, sigam-me os ruins e razoáveis, porque os bons e excelentes já fizeram suas escolhas.

PS: sou escamoso e aprendi a sê-lo dentro de casa, ao ouvir de minha mãe: "meu filho, quem não te conhece que te compre". Qual mãe tem a audácia, coragem, voracidade de dizer tal coisa para o filho de 5 anos. Continuava: "Não leiloe sua ignorância e estupidez para os inteligentes e espertos; ou outro líder/charlatão, qualquer. O estúpido ignorante caminha sozinho. Os inteligentes, aos comboios; como manada de asno, quando dão por si, atolam ou caem no mata burro".

Sai pra lá diabo que satisfaz-se com multidão e números estatísticos elevados! Prefiro permanecer fora de sua contagem. Nem venha, que sou insociável e coiceio mesmo! Muitas negociatas diplomáticas, excesso de democracia, transbordo de gentileza, gera safadeza.

É tanta bondade e miríade de miraculosos fazendo milagres para pessoas sem merecimento, que penso que o solitário Jesus Cristo sou eu. Como os seus ensinamentos não cruzam com os de Cristo, continue arrebanhado seus seguidores e capangas em paz, que sigo o meu destino, caminhando de alpercatas por estradas pedregulhosas. São aliciadoras, a ponto de crescerem os olhos; mas vai chegar numa confluência em que a multidão saberá que as facilidades é amiga da dúvida. Quando isso ocorrer, sem atalhos ou desvios, é para lá ou para cá. Embora que já escolhestes por onde seguir.

Há remos, querosene, botes, navios, óleo diesel, velas, gasolina e barcos atracados nos trapiches de oceanos e mares, mas não está nada fácil amar. Na estação em que estão, no esteio o qual apoiam os vossos transatlânticos, - era, tempo - se não usam a mente e as mãos, menos ainda, as coisas do coração.

No entanto, se há falta de transportes para movimentar o progresso, plante e coma uma folha de couve. Toda carne, branca ou vermelha, contém verminoses e toxinas prejudiciais à saúde. A pedido dele, recado dado.

Quando sou Ouvido

Sim. Você nem imagina. Tá me ouvindo? Sinal péssimo. Cortou? Vou repetir. Tenho tentado de todas maneiras possíveis, mas pensar o quê? Aqui na grota, meu asno de tanto comer capim e viver sob a inércia de comer e dormir, morreu obeso e sábio; em contrapartida, meu filho, cientista e douto de tantos livros e livre pensar, morreu asno magro.

Quanta contradição há na ciência, se comparado à dramaturgia da vida. É um sobe e desce dos diachos. A primeira prioriza o conhecimento futuro. A segunda espera acontecer, para provar que o futuro é consumido pela decadência do passado. Felicidade é puro ilusionismo da mente. Não sou de acreditar nas fantasias do povo.

Acabou, né. Foi um sufoco esses dias? É o preço. Eu que num saio daqui. Aqui nasci, aqui pretendo morrer. Para quê? Para respirar tufo de fumaça de carro? Para entupir meus pulmões, basta o cigarrinho de palha enrolado com fumo natural.

Não estou te ouvindo direito. Abraços na comadre. Estou com saudades. Apareça por aqui, porque não pretendo ir tão cedo à cidade. Pense como está bonita! Estou criando para exposição. Ó, tem alguém ligando aqui. Prá você ver, do nada. É o dia inteiro. E se tiver combustível aí, passe-me uns litros porque meu cavalo está desabastecido. Por enquanto é só, qualquer novidade, envio mensagem pelo sapp. Desligo!

Isso. Pode mandar, mas antes para acertar os detalhes finais, fale com minha secretária. Ela dirá como proceder. Fique tranquilo, trabalha comigo à décadas. É de total confiança. Você acha que será arriscada. Por que? Carga viva, é uma carga como qualquer outra.

Claro. Farei o pagamento em 3 vezes de iguais valor. Dessa vez tiramos o pé da lama. Problema é driblar tantos impostos. Aí que mora a sagacidade. Concordo, mas você consultou seu advogado, ou contador? Embora que são todos farinha do mesmo saco, jogam no mesmo time. Advogado não tem causa perdida. Pode não ganhar uma, mas pegam todas. Se depender dessa classe a avidez por dinheiro, processam até as mães.

Sem dúvida, temos que ter cuidado, com essa bendita informatização, os microfones do IR captam até silêncio. Estão fazendo o rapá, como diz por aqui. Reintero que está tudo sendo feito legitimamente. Claro, legitimidade tem limite, óbvio! Você registrou àqueles meninos em seu nome? Pois então, legitimidade tem limite. Ainda que não queiramos, o país impõe isso. Foi-se o tempo que ser honesto era ser nobre. Não está sabendo da politicaiada metendo a mão na cumbuca. Vejo na televisão todo santo dia e feriado. Para ladrão roubar, não há data. O mundo inteiro sabe, mas insistem em votar neles. Verdade! Povo é assim mesmo: para besta só faltam os chifres.

Bem, antes que partamos para assuntos diversos, fechemos o assunto em questão. Como disse, ligue para a secretária e ela dirá como proceder. Mas é o que falamos. Olha, converse primeiro com seus advogados e saiba deles como podemos finalizar a transação com o menor custo, possível. Meu amigo, é dinheiro demais. Vou finalizar. Tem alguém me esperando na linha. Abração sócio.

Pedido aceito. E não precisa de pagar nada por isto, faço com imenso e puro prazer. Vou te ler mil vezes. Está ocupado? Quando terminar o discurso, escreva mais, que serás lido novamente por mim. Com os números pretendidos, vou nomeá-lo no Ginnes por ser o mais lido do Recanto.

- Santo celular, depois que criaram essa pecinha, ninguém mais é louco varrido de jogar pedra e falar sozinho, ru`afora. Também, o que as pessoas tem de diferente em mim, ou eu diferente delas, já perguntei para meio mundo e ninguém soube responder!?

Meu amigo, não diga nada; apenas ouça o meu lamento. Não, não estou nada bem; mas se você ouvir-me sem julgamento, já será de grande valia. Tudo bem, antes do discurso, agradeço imensamente. Estão chamando em outra ligação, mas não vou atender.

Sonho de mais de 70 atletas, sempre fazia longas viagens imaginárias. Comprou uma par de asas. Abriu-as. Mediu-as com os olhos. Sem noção exata do que via, imaginava a envergadura do tamanho da medida do raio do Planeta Terra. Vestiu-se; e fitou os olhos no caimento no corpo. Lindo. lindo! Perfeição como aquela, somente as dos anjos. Sentiu-se um; mas nada de asas quebradas.

Terminado o êxtase deleitoso de poder de realizar conquista, subiu o pináculo e lá, abriu asas para o além. O infinito além seria o limite da conquista final. Voou. Voou. Voou em velocidade máxima. Ponteiro do velocímetro media mais de 800 km/h. Estando entre as nuvens e o céu, desafiava a Lei da Gravidade. Leis, para quê lhe serviam as leis dos homens? Confundia as leis dos homens com as leis universais comandadas e prescritas pela Natureza.

Aos poucos, a velocidade diminuía. Diminuía. Menos, cada vez menos, lento, cada vez mais lento, descia como balão sem ar. Parecia um folha valsando no ar em queda livre. Num repente mais que que a velocidade da luz, vê um E cortado em chanfro de cima para baixo, da direita para esquerda. Lembrou-se da lei de trânsito que proíbe parar em determinado ponto específico. Pensamento correto, pois realmente certas leis de tráfego aéreo são iguais, muito parecidas com as leis de trânsito terrestre. Perdera as asas. Ao chegar à Terra, os peritos constataram que faltou gasolina. Eu? Não viajo de avião; sou agenciador de turismo.

Sobre a questão da queda do avião, os astrólogos relataram que nem todos os sonhos são merecedores de serem realizados. Sim, concretude, apenas na dureza e rigidez do concreto; porque nas coisas subjetivas, prevalece a razoabilidade, sensatez e sensibilidade. Sonhos, às vezes não contemplam tudo isso, em um sonho só. Esses são sonhos que se sonham com asas.

O problema nosso é a liberdade de não poder pensar, que o poder emana do povo e para o povo. Enquanto isso, os ratos apoderam-se dos esgotos, favelas, porões e despensas. Agradeço imensamente por ter me ouvido, poucas pessoas se dispõem a fazer isso pelo amigo. Deus o abençoe!

- Celular é a primeira conquista social e nos livra constantemente de chacotas e desaforos. Aprovei demais quem o fez, quanta inteligência. Aposto que o sujeito não era igual a maioria. Para criar uma máquina dessas que comunica com o mundo, não pode ser louco.

Mutável Gambiarreiro
Enviado por Mutável Gambiarreiro em 29/05/2018
Reeditado em 06/06/2018
Código do texto: T6349429
Classificação de conteúdo: seguro