Bom exemplo

Sempre fui um homem honesto e responsável, admirava a vida, porém às vezes ela me desprezava...

Eu e minha esposa estávamos passando por uma crise, não com nosso "amor", mas com as despesas, aquilo me machucava.

Trabalhava numa companhia de minério de ferro a mais ou menos dois anos. Acho-me um bom funcionário, nunca faltei, nem fiz algo errado, mas era pouco reconhecido. Numa bela sexta, no dia do pagamento, todos nós recebemos os envelopes e guardamos nas bolsas e partimos para casa.

Logo que cheguei abri e tive uma bela surpresa: havia o triplo do que eu realmente ganhava! Sem aviso e sem hora extra! Pensei "Meus Deus, isso está errado, mas seria tudo de bom agora, mas não me pertence! Amanhã mesmo conversarei com o Sr. Antônio."

Naquela noite nem dormi, não contei a minha mulher para não a despertar sonhos.

Trabelhei no outro dia com a cabeça em outro lugar... Eram cinco da tarde quando estava na sala do chefe, com o envelope na mão, e lhe entreguei de volta. Expliquei que havia um engano pois o valor estava muito alto e poderia causar um prejuízo na empresa pela falta do que veio parar em minhas mãos.

O Sr, Antônio arregalou os olhos, tirou os óculos, enxugou a testa de suor e disse olhando em meu olho.

- Rapaz, sente-se ai que irei te contar o que houve. Fizemos testes com cinco funcionários, colocamos um valor mais alto que o normal para saber se algum deles seria honesto suficiente para me questionar ou mesmo devolver o valor. Você foi o único que se apresentou. Não me devolva esse envelope, ele é seu, de agora em diante você ganhará isso e é o chefe do Setor A, meus parabéns. Quase morri de tanta alegria e nervoso, mas apesar do susto, percebi que tudo que fui até hoje serviu para me tornar um homem melhor. E principalmente tirei de lição: a humildade precede a honra. 

Emanuelly Suhett
Enviado por Emanuelly Suhett em 12/07/2018
Reeditado em 15/07/2018
Código do texto: T6388303
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.